quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

BRASIL FAZ ACORDO COM LABORATÓRIO INDIANO PARA PRODUZIR NOVO REMÉDIO CONTRA TUBERCULOSE...

FONTE: DIANA BRITO, DO RIO (www1.folha.uol.com.br).

O Ministério da Saúde e a Farmanguinhos, da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), firmaram nesta terça-feira, no Rio, um termo de compromisso em parceria com o laboratório indiano Luppin, no qual se comprometem a produzir e fornecer o medicamento "4 em 1" para tuberculose a partir do segundo semestre de 2011.
Segundo o Ministério da Saúde, o acordo deverá ampliar a adesão ao tratamento e diminuir as taxas de abandono, um dos principais problemas na terapia contra a doença.
"A compra da tecnologia pressupõe um cronograma de cinco anos de transferência, mas nós já teremos o produto com a marca de Farmanguinhos a partir do segundo semestre de 2011, porque no primeiro nós estaremos envolvidos com as etapas de registro do medicamento", disse à Folha o diretor de Farmanguinhos Hayne Felipe da Silva.
O tratamento com o comprimido dura em média seis meses. O projeto conta com o apoio da OMS (Organização Mundial de Saúde) e vai permitir que o Brasil economize na aquisição de medicamentos contra a doença.
"Isso significa uma redução de dependência de tecnologia externa porque nós vamos produzir o princípio ativo e fazer a formulação final aqui no Brasil. É economia de divisas, pois vamos parar de importar", disse o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, após participar do evento de inauguração do canal Saúde, da Fiocruz.
O acordo de transferência de tecnologia para a produção também foi assinado ontem pelo presidente da Fiocruz, o médico Paulo Gadelha.
Segundo estimativas da OMS, cerca de 57 milhões de pessoas estão infectadas pelo bacilo da tuberculose no Brasil. Anualmente são notificadas 4,7 mil mortes em decorrência da doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário