domingo, 9 de janeiro de 2011

2ª CONVENÇÃO DE MALABARISMO, CIRCO E ARTE DE RUA...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.

Com uma programação que inclui espetáculos, oficinas, lançamentos de livros, cortejo e lual na praia de Pituaçu, a 2ª Convenção Baiana de Malabarismo, Circo e Arte de Rua vai reunir artistas baianos, brasileiros e de diversos países, de 13 a 16 de janeiro, sob a lona do Picolino, na Orla de Pituaçu. Serão oferecidas aos participantes 15 oficinas das mais variadas técnicas, realizadas por artistas e grupos do Brasil, Itália, Argentina, Espanha, Chile e Peru.
Convenção de Malabarismo é um evento pouco conhecido pelo grande público, mas que existe há mais de 30 anos nos Estados Unidos e Europa. A 33ª convenção européia será realizada este ano na Finlândia. A convenção argentina já está na 14ª edição e a brasileira na 13ª. “Uma convenção de malabarismo, circo e arte de rua é um espaço de convivência entre artistas para treinar, se apresentar e se divertir", define Dery Lima, da Malabares Mágicos, que além da convenção organiza também os Encontros de Malabares, realizado aos sábados na Praça Pau Brasil, no Rio Vermelho.
Para promover a convenção nas redes sociais, os organizadores realizaram uma enquete com o prêmio de uma inscrição gratuita para quem definisse de forma mais criativa uma Convenção de Malabarismo no Facebook ou no blog da conveção (www. convencaobaiana.blogspot.com). Venceu o cineasta Araripe Jr.: “Um bando de desequilibrados sustentado a alegria da leveza de ser”. Araripe foi também autor de uma segunda frase, que, segundo os organizadores, seria também vencedora: “Reunião de artistas que provam que tudo que é sólido desmancha no ar”. Araripe, admirador das artes circenses, tem na sua filmografia o premiado curta “Mr. Abracadabra!”, sobre um velho mágico de rua.
“As Convenções são sempre realizadas em local onde os participantes possam acampar e que forneça espaço para a prática das modalidades e para as exibições, proporcionando um amplo, diversificado e divertido intercâmbio artístico e técnico. Os artistas trocam informações entre si, treinam, estudam e divulgam suas linhas de pesquisa”, explica Robson Mol, da Trupeniquim, que também participa da organização. Na primeira edição, a convenção reuniu cerca de 150 participantes no Camping de Stella Maris. Este é o número esperado pelos organizadores também para este ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário