quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

CIRURGIA CRESCE EM TODO ESTADO...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.
Os investimentos feitos pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) na área de transplante durante o ano passado tiveram um impacto positivo, inclusive em municípios do interior, onde foram registradas as primeiras notificações de morte encefálica e as primeiras doações e captações de órgãos.
Em Salvador, o Hospital do Subúrbio contabilizou a primeira captação de órgãos com apenas uma semana de funcionamento, e o Hospital da Criança, em Feira de Santana, realizou sua primeira captação com pouco mais de um mês de inaugurado.
Em todo o estado, a Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos (CNCDO) registrou em 2010 um total de 57 doações de múltiplos órgãos, representando um aumento de 7,5% em relação a 2009, quando foram registradas 53 doações.
Para o coordenador do Sistema Estadual de Transplantes, Eraldo Moura, o número de doações ainda é muito baixo na Bahia, em decorrência, principalmente, do elevado índice de negativa familiar – cerca de 50% das famílias de potenciais doadores não autorizam a doação.
Ampliação do número de leitos de UTI, promoção de cursos de capacitação para profissionais de saúde, desenvolvimento de ações educativas para difundir informações sobre o processo de doação junto à população em geral, estabelecimento de parcerias entre o Sistema Estadual de Transplantes e empresas de ônibus intermunicipais, possibilitando o transporte gratuito de material biológico, e o apoio constante da Casa Civil, disponibilizando transporte aéreo para as equipes envolvidas na captação de órgãos, foram alguns dos investimentos feitos durante o ano passado, para ampliar o número de transplantes na Bahia, que tem hoje 3.740 pessoas em fila de espera para transplante.

Um comentário:

  1. Olá, blogueiro (a),

    Salvar vidas por meio da palavra. Isso é possível.

    Participe da Campanha Nacional de Doação de Órgãos. Divulgue a importância do ato de doar. Para ser doador de órgãos, basta conversar com sua família e deixar clara a sua vontade. Não é preciso deixar nada por escrito, em nenhum documento.

    Acesse www.doevida.com.br e saiba mais.

    Para obter material de divulgação, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br

    Atenciosamente,

    Ministério da Saúde
    Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/minsaude

    ResponderExcluir