quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

IGREJA DOS EUA PEDE FALÊNCIA POR CONTA DE INDENIZAÇÕES DE ABUSO SEXUAL DE PADRES...


FONTE: CORREIO DA BAHIA.

A diocese foi alvo de uma denúncia em março de 2010 de que um padre do local, que hoje está morto, teria molestado de 200 meninos.
A arquidiocese da Igreja Católica Romana em Milwaukee, nos Estado Unidos, anunciou que pedirá falência, depois de sofrer com uma série de processos judiciais de vítimas que sofreram abuso sexual por parte de padres.
Segundo o arcebispo Jerome Listeck, a falência será pedida por conta de uma decisão judicial que determina que as seguradoras não devem pagar por acordos feitos com as vítimas - a própria igreja deveria arcar com os valores. Segundo o arcebispo, as várias ações que buscaram uma mediação falharam.
Segundo Listeck declarou, a igreja pretende pagar as ações em curso e "continuar a satisfazer as necessidades de clérigos, fieis e outras pessoas que se apoiam na Igreja para assistência".
Desde 2004, quando a paróquia de Portland tomou a decisão de pedir falência, dezenas de dioceses americanas fizeram o mesmo - incluindo aí igrejas de San Diego, na Califórnia, e até da capital, Washington.
A diocese de Milwaukee diz já ter gastado U$ 29 milhões em duas décadas em custos legais decorrentes de processos por conta de abusos sexuais por padres.
"Desde 2002, vendemos propriedades, liquidamos reservas e investimentos, eliminamos ministérios e serviços, cortamos equipes em quase 40% e botamos todo os imóveis à venda para liberar recursos", diz o site oficial da igreja.
A diocese foi alvo de uma denúncia em março de 2010 de que um padre do local, que hoje está morto, teria molestado cerca de 200 meninos por mais de duas décadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário