segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

ESTUDO ENCONTRA USO EXCESSIVO DE ANTIPSICÓTICOS NOS EUA...

FONTE: DA REUTERS (www1.folha.uol.com.br).
Mais da metade dos antipsicóticos novos receitados em 2008 nos EUA podem ter sidos prescritos sem necessidade, dizem pesquisadores da Universidade de Chicago.
A equipe analisou dados de uma pesquisa feita pela IMS Health sobre os medicamentos mais receitados pelos médicos.
Em dez anos, o número de prescrições dessas drogas, chamadas de antipsicóticos atípicos, quase triplicou - passou de 6,2 milhões em 1998 para 16,7 milhões em 2008.
Antipsicóticos atípicos são as drogas mais recentes usadas no tratamento de esquizofrenia, psicoses, transtorno bipolar, delírio, depressão, transtornos de personalidade, demência e até autismo.
"Essas drogas não são inofensivas", disse Caleb Alexander, pesquisador da Universidade de Chicago. Segundo ele, elas podem levar a ganho de peso, diabetes e doenças cardíacas.
Os antipsicóticos foram responsáveis por uma receita de mais de US$ 10 bilhões no setor farmacêutico americano em 2008 - aproximadamente 5% do total de drogas prescritas.
Entre os antipsicóticos atípicos mais comuns está o Risperdal, do laboratório Johnson & Johnson, o Zyprexa, do laboratório Eli Lilly e o Abilify, do laboratório Bristol-Myers Squibb.

Nenhum comentário:

Postar um comentário