segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

NOVOS MEMBROS DA SANTA CASA TOMAM POSSE...

FONTE: Karina Baracho, TRIBUNA DA BAHIA.

Na noite de hoje, às 19 horas no Museu da Misericórdia, no Centro Histórico de Salvador, vai ser realizada a solenidade de posse do biênio 2011/2012 dos membros da Provedoria, Definidores, Mesa Administrativa e Comissão Fiscal da Santa Casa de Misericórdia da Bahia. Antecede a solenidade de posse, que acontece hoje, a Celebração de Ação de Graças, na Igreja da Misericórdia, às 17 horas. No seu segundo mandato o provedor José Antônio Rodrigues Alves destacou as metas para os próximos dois anos de administração.
“Estamos dando continuidade ao que foi iniciado pelo drº Álvaro Lemos, que foi meu antecessor e um provedor inovador”, disse Alves. De acordo com ele, as metas para esta nova gestão é dar continuidade ao que foi iniciado no primeiro mandato e buscar novas metas e estratégias. “A Santa Casa tem uma tradição de continuidade. Por isso estamos deliberando um planejamento estratégico”.
Conforme ele, uma das metas é ampliar o centro de oncologia e ortopedia. “Sempre investindo na área de saúde, para os pacientes do Sistema Único de Saúde e os dos planos de saúde”, disse em relação a importância da promoção da saúde e cidadania. “Estamos criando um novo centro educacional no Bairro da Paz que deve ficar pronto ainda no primeiro semestre deste ano, para atender as crianças daquela área”.
A Santa Casa de Misericórdia oferece ainda cursos profissionalizantes. “É a nossa preocupação com a cidadania. Os cursos são voltados não apenas para os jovens, mas também para os pais, que encontram ali uma oportunidade de terem uma qualificação e de serem inseridos no mercado de trabalho”.
Muitos dos adolescentes atendidos pelo centro são oriundos das creches administradas pela Santa Casa. “Em 2010 iniciamos também o protagonismo juvenil, onde os participantes têm acompanhamentos culturais, através de um processo lúdico-pedagógico, para o crescimento na área social de cada cidadão. Temos a participação de quase 300 jovens e nosso objetivo é estender para todas as creches que atendemos”, destacou o provedor.
Atenção para a história – Outro destaque de Alves foi em relação aos arquivos históricos. “Temos um dos arquivos mais velhos da Bahia e estamos dando continuidade ao processo de modernização aqui na Pupileira”, disse. Ainda Conforme ele, no Museu da Misericórdia, a meta é realizar a recuperação dos ajuzeijos. “Além disso, vamos trabalhar para a reforma da nossa capela, que é um patrimônio artístico”. Para isso ele informou que o processo já está em andamento.
Mais de cinco mil funcionários trabalham atualmente na Santa Casa e seus projetos, apenas na capital baiana. O provedor destacou ainda importantes ajudas para a realização de todas as metas já concluídas e aquelas que estão sendo iniciadas neste novo biênio. “Da vice-provedora Lise Weckerle, além de todos os outros membros”, disse se referindo aos Definidores, componentes da Mesa Administrativa e da Comissão Fiscal da Santa, assim como todos os outros funcionários.
Atualmente a Santa Casa da Bahia congrega o Hospital Santa Izabel, sete centros de educação infantil no Bairro da Paz e Pupileira, a Escola de Enfermagem Rosa Gattorno, o Plano Médico Santa Saúde, Museu da Misericórdia, Centro de Memória Jorge Calmon e administra em comunhão com o governo a Maternidade de Referência Professor José Maria de Magalhães Netto, pertencente à Secretaria do Estado, e o Centro de Referência em Doenças Cardiovasculares da Prefeitura de Salvador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário