quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

SITE CALCULA PROBABILIDADE DE CASAL INFÉRTIL TER SUCESSO EM FERTILIZAÇÃO IN VITRO...

FONTE: *** DE SÃO PAULO (www1.folha.uol.com.br).

Uma calculadora on-line pode dizer qual a probabilidade de um casal infértil ter sucesso em uma fertilização in vitro (FIV).
A ferramenta foi desenvolvida por pesquisadores das universidades de Glasgow e Bristol, no Reino Unido. Segundo eles, o aplicativo é 99% eficaz.
Para chegar à fórmula, o grupo analisou 144 mil ciclos de FIV feitos entre 2003 e 2007, de acordo com dados da agência que regulamenta o procedimento no Reino Unido.
A calculadora pode ser acessada gratuitamente em www.ivfpredict.com. Em breve, o aplicativo deve estar disponível para iPhone.
Para fazer o cálculo, é preciso responder a nove perguntas, como a idade, o número de tentativas de engravidar e o sucesso em outros tratamentos.
Para o ginecologista Arnaldo Schizzi Cambiaghi, do Instituto Paulista de Ginecologia e Obstetrícia, a calculadora é superficial.
"Ela tem no máximo 40% de eficácia. Existem muitas variáveis que não foram consideradas."
Segundo ele, não é considerada, por exemplo, a gravidade de problemas de saúde que levam à infertilidade.
Para o ginecologista Bruno Scheffer, do Instituto Brasileiro de Reprodução Assistida, o aplicativo tem valor estatístico, mas não dispensa avaliação de um especialista."Em algumas perguntas, a pessoa precisa ter ido ao médico antes para saber o que tem."
*** Com agências internacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário