terça-feira, 4 de janeiro de 2011

SITES DE NAMORO FOCAM EM PESSOAS COM PROBLEMAS DE SAÚDE...

FONTE: KAREN BARROW, DO "THE NEW YORK TIMES" (www1.folha.uol.com.br).

Sherry Nevius, 52 anos e solteira, está buscando um parceiro com todas as características importantes --atencioso, sincero, inteligente, divertido.
Ah, outra coisa: deficiente.
Nascida com paralisia cerebral, Nevius usa cadeira de rodas. Ela é independente e se movimenta sozinha, mas prefere um homem que possa andar de cadeira de rodas ao seu lado.
"Assim estaremos no mesmo nível", disse ela.
Nevius saiu com vários homens sem nenhuma deficiência, mas nenhum deles parecia disposto a começar um relacionamento sério.
"Acho que eles tinham um pouco de medo porque não sabiam como me tratar", ela disse. Nevius vive em Normal, Illinois, uma cidade com poucos homens solteiros de sua idade, quanto mais familiarizado e confortável com sua deficiência.
"Já é difícil encontrar alguém com interesses parecidos", disse ela.
"Encontrar uma pessoa que não tenha problemas com minha deficiência só torna tudo mais difícil".
Neste outono, Nevius passou a procurar online.
Vários sites de namoro para solteiros com problemas de saúde foram criados nos últimos anos.
Nevius se cadastrou no Dating 4 Disabled, um site para pessoas com diversos tipos de deficiência, incluindo paralisia e esclerose múltipla. Outros sites incluem o NoLongerLonely, para adultos com doença mental, e o POZ Personals, para pessoas com HIV positivo.
Esses sites geralmente são pequenos e administrados por uma pessoa ou um grupo pequeno.
Todos eles são gratuitos, embora alguns tenham anúncios para cobrir os custos.
Michael T. Maurer, 57 anos, professor de psicologia aplicada da New York University, se deparou com o POZ Personals enquanto fazia uma pesquisa para o seu trabalho e achou o site uma comunidade mais aberta, onde era mais fácil conhecer alguém.
"Como um homossexual de Bucks County, Pensilvânia, achei que seria mais fácil encontrar um namorado em Nova York, mas não foi bem assim", disse Maurer.
Ele contou que a pior parte era a ansiedade de revelar ser portador do HIV.
Conhecer uma pessoa numa comunidade on-line de indivíduos com HIV permite que o relacionamento se forme sem a carga da grande revelação pairando sobre o casal.
"Aqui, todos sabem que você tem HIV", ele disse, "então essa barreira não existe".
Outro site, o Prescription4Love, possui comunidades dedicadas a doenças sexualmente transmissíveis e deficiências físicas, mas também outras doenças que não combinam muito com romance e intimidade, como diabetes e mal de Parkinson.
O site foi criado por Ricky Durham, cujo irmão sofria de doença de Crohn --uma doença que literalmente tem uma bagagem.
"Ele era bonito", disse Durham. "Mas quando é o momento certo de dizer a uma garota que você tem uma bolsa de colostomia? O primeiro encontro? O terceiro? Não existe momento certo".
Questões delicadas que vêm com uma doença podem ser discutidas abertamente e de forma honesta num espaço on-line no qual todos lidam com algo fora do comum.
"Sexualidade, viagens, mobilidade, dor: tudo assume dimensões diferentes", disse Merryl Kaplan, responsável por serviços ao usuário do Dating 4 Disabled.
O anonimato da internet permite que as pessoas sejam diretas e honestas sobre o que estão realmente buscando num companheiro. Entre os quase 1.200 membros do Dating 4 Disabled, por exemplo, muitos especificam os tipos de deficiência com os quais estariam abertos para lidar num relacionamento de longo prazo.
"Assim como todo mundo, as pessoas com deficiência têm preferências diferentes", disse Kaplan.
"Alguém com boa mobilidade pode preferir alguém mais móvel; outros não fazem essa limitação".
Quanto a Nevius, o homem dos seus sonhos pode ter paralisia ou ser cego, mas existe uma exigência: ele deve gostar de animais.
"Meu cachorro e eu", ela disse, "somos um pacote".

Nenhum comentário:

Postar um comentário