quinta-feira, 28 de abril de 2011

IBAMETRO REPROVA 20% DOS TENSIÔMETROS TESTADOS EM SALVADOR E INTERIOR...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.


O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) reprovou 20% dos aparelhos medidores de pressão arterial – denominados tensiômetros – durante fiscalização realizada em Salvador e nas principais cidades do interior do estado, como Feira de Santana e Jequié. Dos 243 equipamentos testados, 49 estavam irregulares e foram tirados de uso.


As informações foram divulgadas na terça-feira (26), Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial, pelo Ibametro, órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) na Bahia.


Este ano o Ibametro intensificou os testes em tensiômetros na capital e no interior. De acordo com informações do instituto, calcula-se que existam mais de 20 mil aparelhos em uso na Bahia.


Os alvos da fiscalização são hospitais, clínicas, farmácias, laboratórios, entre outras unidades de saúde.Enfermidade silenciosa, que necessita de controle diário, a pressão alta mata sem fazer alarde.


Por isso, o medidor de pressão arterial em perfeito funcionamento é fundamental para quem sofre de hipertensão. “O instrumento tem enorme importância na formulação dos diagnósticos.


Existe o risco do não tratamento da doença, quando o aparelho não faz a medição exata da pressão arterial do paciente”, alerta o especialista em Metrologia e Qualidade e coordenador de Fiscalização e Verificação de Instrumentos do órgão, Emanuel Portela.


Para evitar o perigo de erro na medição, é importante observar se o aparelho apresenta a marca do Inmetro, onde deve constar o ano de verificação, conforme orienta Portela. Segundo ele, a verificação do tensiômetro é anual e obrigatória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário