sábado, 30 de abril de 2011

PESQUISA MOSTRA QUE A POPULAÇÃO BRASILEIRA ESTÁ ENVELHECENDO...


FONTE: *** CORREIO DA BAHIA.

Há 20 anos, idosos representavam 4,8% da população do país, em 2000, 5,9%.
Os resultados do Censo revelam que as mulheres são maioria e que a população brasileira está mesmo envelhecendo.

Já são mais de 14 milhões os brasileiros com mais de 65 anos e vontade de ir além. Há 20 anos, esses idosos representavam 4,8% da população do país, em 2000, 5,9%, e, no Censo de 2010, chegaram a 7,4%.

A redução da população jovem, de até 25 anos de idade, tem relação direta com o número cada vez menor de filhos em famílias cada vez mais urbanas.

“As pessoas, nos últimos 30, 40 anos, foram migrando para a cidade e, ao chegar na cidade, começaram a ter menos filhos. Filho no campo é mão de obra e ajuda a sustentar a família. Chegou na cidade é um custo”, explicou o geógrafo Hervé Théry.

A Região Norte é a mais jovem e onde tem mais gente vivendo em cada moradia, média de quatro pessoas por habitação. A Região Sul é a mais envelhecida do Brasil e onde se vive com mais conforto: são três pessoas em média por residência.

Entre crianças e jovens de até 24 anos, os homens são maioria, mas o censo revela que eles vivem menos, por isso as mulheres são maioria na soma da população e principalmente entre os mais velhos.

Entre a turma que já passou dos 65 anos de idade existem 1.851.324 mulheres a mais que homens, que são as principais vítimas de mortes violentas durante boa parte da vida.

“Parece que a natureza sabe que homem é mais frágil, que nascem mais meninos. Então, na infância, são mais meninos e na adolescência começa a se inverter. Porque meninos, os jovens adolescentes morrem mais de acidente, de violência, fumam, bebem, aí começa a inverter”, destacou o geógrafo.

Menos expostas aos acidentes e à violência, as mulheres concordam que os cuidados com a saúde são parte importante da receita para viver mais.

“Acho o homem mais dependente nesse aspecto. Se não tiver alguém que empurre, dificilmente ele vai. Vai deixando, deixando... Nós acabamos ficando”, disse a taróloga Antônia Gonçalves.

*** As informações são da TV Globo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário