FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.
Com o intuito de acompanhar a evolução da intenção de votos para as eleições municipais de 2012, a Potencial Pesquisas realizou o primeiro estudo sobre as expectativas do eleitor soteropolitano.
Até o início das eleições serão realizadas pelo menos mais duas pesquisas. A abordagem espontânea constatou que se as eleições fossem hoje, pouco mais de 56% não saberiam responder em quem votar e quase 20% votaria em branco ou anularia o voto.
Entre os potenciais pré-candidatos, ACM Neto (DEM) é o que apresenta maior intenção de votos, com 10,5%, seguido de Lídice da Mata (PSB), com 4%, Nelson Pelegrino (PT), com 3% e Walter Pinheiro (PT) com 2,5%.
Outros candidatos somam 4%. “Como ainda estamos aproximadamente a um ano e meio da próxima eleição, não podemos dizer que é um voto extremamente consolidado, no entanto é uma tendência que demonstra o sentimento, a vontade da população”, explica José Carlos Leite, diretor do instituto.
A iniciativa faz parte de um programa institucional contínuo que a Potencial realiza, investigando opiniões e comportamentos dos soteropolitanos sobre temas relevantes para a cidade, gerando informações de domínio público. Mais detalhes sobre os projetos desenvolvidos são encontrados no site www.potencialpesquisa.com.br.
Outra abordagem aplicada foi a intenção de votos estimulada. “Os nomes dos potenciais pré-candidatos para abordagem estimulada foram definidos com base em uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, junto a jornalistas, professores universitários, profissionais liberais, cidadãos comuns, dentre outros.
Um dos critérios de seleção foi estar filiado a algum partido e atuando diretamente na política da cidade ou do estado. Ao todo chegamos a 18 nomes”, conclui José Carlos.
Antes da avaliação da intenção de votos estimulada, foi investigado, entre os 18 nomes, aqueles que os eleitores gostariam de ver disputando a prefeitura de Salvador em 2012, e 23,6% mencionaram ACM Neto (DEM), 17,2% Walter Pinheiro (PT), seguidos de Lídice da Mata (PSB)-16,7%, Antônio Imbassahy (PSDB)-14,7%, Nelson Pelegrino (PT)-11,4%, Geddel Vieira Lima (PMDB)-6,7%, Maurício Trindade (PR)-5,5%, Deraldo Damasceno (PSL)-3,7%, Marcos Medrado (PDT)-3,0%, Edvaldo Brito (PTB)-1,7%, Alice Portugal (PCdoB)-1,7%, José Carlos Aleluia (DEM)-1,7%, Hilton Coelho (PSOL)-1,2%, Marcelo Guimarães Filho (PMDB)-1,0%, Fátima Mendonça (PV)-0,7%, Maria Luiza (PSC)-0,7% e Fábio Mota (PMDB)-0,2%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário