sexta-feira, 10 de junho de 2011

VACINAÇÃO CONTRA PÓLIO E SARAMPO COMEÇA NA SEGUNDA...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.


Terá início na segunda-feira (13) a 1ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite de 2011. Crianças menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) devem tomar as duas gotinhas para prevenir a paralisia infantil, doença infectocontagiosa grave.


Na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada e transmitida pelo poliovírus e a infecção se dá principalmente por via oral.


A meta é imunizar 95% do público-alvo, e para isso, os pais e responsáveis devem levar as crianças ao posto de saúde, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. No Dia D da campanha, que acontece em 18 de junho (sábado), serão instalados vários postos de vacinação na capital para facilitar o acesso da população.


A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite termina no dia 15 de julho. O último caso de poliomielite no Brasil foi registrado em 1989, na Paraíba.


SARAMPO.

Entre os dias 13 de junho e 22 de julho, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) também intensificará a vacinação contra o sarampo, seguindo determinação do Ministério da Saúde por conta da epidemia da doença na Europa.


Serão imunizadas as crianças de um ano e menores de 7 anos (6 anos, 11 meses e 29 dias).A estratégia de imunização, que aconteceria apenas em agosto, foi antecipada nos estados com maior risco de desenvolver a doença.


Isso porque em julho é iniciado o Verão europeu, produzindo intenso fluxo de turistas para o Brasil, principalmente para São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Ceará, Pernambuco, Alagoas e Bahia.


O Brasil está livre da circulação do vírus do sarampo desde o ano de 2000, mas todos os anos são identificados casos importados de países onde há transmissão da doença. Este ano já foram notificados dez casos importados e outros cinco suspeitos estão sob investigação.


A maioria foi infectada pelo genótipo D4, que é o vírus em circulação na Europa. A vacina aplicada será a tríplice viral, que também protege contra caxumba e rubéola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário