domingo, 3 de julho de 2011

NOVOS TEMPOS NOVAS LINGUAGENS...


Os avanços e as mudanças nas comunicações locais e globais exercem poderoso poder transformador na escrita, principalmente, no texto. Podemos dizer que a escrita lentamente está perdendo espaço para outras formas de comunicação. Em outros tempos, os livros foram as fontes exclusivas de todo o conhecimento.


Hoje, disputam espaço com outros recursos tecnológicos e visuais, como os livros eletrônicos e a Internet. Para escrever, no passado, bastava debruçar-se sobre uma velha máquina de escrever. Hoje, as exigências multiplicaram-se. Os textos requerem, além dos meios tecnológicos, cores variadas e recursos visuais sofisticados.


O mundo virou uma grande imagem colorida, com som e movimento (TV e Cinema), responsável pelos novos sentidos contemporâneos. Os desenhos e as figuras com valores meramente ilustrativos ficaram para trás. O uso de imagens inunda toda a nossa comunicação. A informação passa a ser transmitida de modos variados. O texto agora usa mais do que a escrita, usa múltiplas linguagens.


Com essas transformações, a linguagem molda-se às necessidades da atualidade mundial que, com os avanços da tecnologia, tornou algumas práticas de escrita completamente obsoletas. Em conseqüência, a linguagem escrita reflete essas mudanças, assumindo uma posição menos central em relação às outras linguagens.


Com a política de globalização da economia e da cultura, algumas práticas discursivas de escrita alteraram-se. Por exemplo, tornaram-se incomuns os textos manuscritos. A prática de elegantes letras é substituída pelo uso de computadores portáteis e por outras máquinas de última geração. As mudanças na linguagem vieram, sobretudo, com as tecnologias e transformam-se rapidamente com a Internet e com a linguagem publicitária.


As conversas, as frases e as palavras abreviam-se. Ganhar tempo é o “lance”. Não há tempo para rodeios. Textos longos caíram em desgraça. Ser direto é a nova ordem. Novos e modernos aparelhos de telefones celulares que enviam textos escritos, fotos em tempo real e mensagens codificadas com imagens são um bom exemplo para essas mudanças na linguagem.


Por essas razões, as práticas de linguagem mudaram radicalmente na nova ordem mundial, refletindo as operações globalizadas e informatizadas com a linguagem. É permitido aos navegadores percorrer auto-estradas digitais e estabelecer interação social com interlocutores distintos e distantes. Mudou tudo, não apenas a linguagem.


Além disso, as linguagens também se transformaram em agentes de vigilância e servem para passar informações de toda a ordem, desde as pessoais até a bancárias, por telefone ou por computadores ligados a poderosas redes.


Tudo isso traduzido principalmente por linguagem visual, na qual a imagem se funde com a escrita, construindo novos e coloridos sentidos discursivos. Nessa nova sociedade da linguagem, a escrita e os textos acompanham os avanços tecnológicos.


A qualidade mais valorizada para que se diga que alguém escreve bem é a capacidade de se mover com agilidade e elegância entre essas diferentes linguagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário