quinta-feira, 22 de abril de 2010

ALMOÇAR FORA ESTÁ CADA VEZ MAIS CARO, APONTA O IBGE...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.

Almoçar ou jantar em algum restaurante está cada vez mais caro. De acordo com o IPCA-15 (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), comer fora de casa já está 2,63% mais caro neste ano, apontou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Em 12 meses terminados em abril, o consumidor que possui o hábito já está desembolsando 7,40% mais.
Dentro do item alimentação fora do domicílio, as refeições registraram alta acumulada no ano de 2,42%. Porém, a maior variação foi verificada no cafezinho, cujos preços subiram 9,41% neste ano. Já o café-da-manhã completo apontou uma variação de apenas 1% no período. Considerando os lanches, os preços aumentaram 2,66% de janeiro a abril.
Quando analisado o período de 12 meses terminados em abril, por sua vez, as refeições feitas fora de casa pesaram 7,92% a mais no bolso do consumidor. O café-da-manhã registrou aumento de 8,41% no período e os lanches, de 5,81%. Nesse período, o preço do cafezinho ficou 16,59% maior.Na análise mensal, a alimentação fora de casa registrou variação de 0,59%, principalmente por conta do aumento dos preços das refeições e do café-da-amanhã, que pesam mais no índice geral e variaram 0,75% e 0,49%, respectivamente. Os lanches, por sua vez, ficaram 0,06% mais baratos.
PELO BRASIL - Neste ano, consumidores do Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Distrito Federal foram os mais penalizados pelo aumento de preços ao comer fora de casa, enquanto que, no período de 12 meses, foram os de Recife, Porto Alegre e Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário