sexta-feira, 23 de abril de 2010

PAPA ACEITA DEMISSÃO DE BISPO BELGA QUE ADMITIU ABUSO DE JOVEM...

FONTE: Folhapress, TRIBUNA DA BAHIA.

O papa Bento 16 aceitou a demissão do bispo de Bruges (Bélgica), Roger Vangheluwe, que admitiu ter cometido abusos durante um longo período, anunciou o Vaticano nesta sexta-feira.
Vangheluwe demitiu-se das funções eclesiásticas depois de reconhecer que havia "abusado de um jovem" por vários anos, anunciou nesta sexta-feira a Igreja Católica da Bélgica.
"Quando eu ainda era padre e durante um período quando me tornei bispo, abusei sexualmente de um jovem que fazia parte de minha equipe", disse Vangheluwe em um comunicado, no qual também pede "perdão" por seus atos.
Ontem, um bispo irlandês e um alemão renunciaram em consequência do escândalo de abusos. O papa aceitou a renúncia do bispo James Moriarty, elevando para três o números de bispos da Irlanda que deixaram seus cargos devido a abusos cometidos por religiosos.
Moriarty entregou sua renúncia em dezembro do ano passado, depois que um relatório oficial o incluiu numa lista de líderes da igreja na arquidiocese de Dublin que encobriram casos de abusos de crianças cometidos por padres por 30 anos. Ele foi bispo auxiliar de Dublin por 11 anos, antes de ser nomeado em 2002 bispo de Kildare e Leighlin.
Na Alemanha, o bispo de Augsburg (no sul do país), Walter Mixa, também apresentou pedido de renúncia a Bento 16 após acusações de violência física contra alunos de um orfanato nos anos 1970 e 1980.
O bispo provocou uma grande polêmica na Alemanha depois da recente publicação na imprensa dos depoimentos de ex-alunos do orfanato católico de Schrobenhausen, que o acusaram de violências físicas quando ele era padre na região.
Depois de ter negado em um primeiro momento as acusações, o bispo Mixa admitiu ter cometido os abusos aos alunos no período em que esteve à frente do orfanato, e pediu desculpas pelos seus atos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário