segunda-feira, 19 de abril de 2010

ROTAVÍRUS LEVA CENTENAS AOS HOSPITAIS...

FONTE: Ludmilla Cohim, TRIBUNA DA BAHIA.

Centenas de pessoas estão sendo hospitalizadas na capital baiana com os mesmos sintomas: diarréia aguda, febre e ânsia de vômito. Profissionais de saúde apontam o rotavírus como o causador do mal-estar. Segundo o sanitarista, médico de Emergência em Saúde Pública, Juarez Dias, a mudança de estação contribui para que o vírus se adapte melhor causando o aumento do risco das pessoas contraírem a doença, “nesse período é comum a proliferação de coliformes fecais e vírus.
A transmissão acontece pela via fecal-oral, por contato pessoa a pessoa, através de objetos contaminados e provavelmente por propagação aérea. A presença de alta concentração do vírus causador da doença está também nas fezes de crianças infectadas. Neste sentido é necessário que a população adote cuidados básicos de higiene para o não alastramento da doença”, relata.
De acordo com o sanitarista, o rotavírus é uma doença diarréica aguda causada por um vírus, RNA vírus da família dos Reoviridae, do gênero Rotavírus que se não tratado adequadamente pode ocasionar desidratação grave em 24 horas, “Idosos, crianças e pessoas com doenças crônicas, fazem parte do grupo de risco e não devem de forma nenhuma se auto medicar. Caso sintam os sintomas referentes à doença devem se dirigir a uma rede pública ou privada para não correr risco de desidratação”, esclarece.
Não obedecendo às normas médicas, a idosa, Ana Maria Barreto, conta que na madrugada da última quinta-feira, começou a sentir fortes dores abdominais acompanhadas de diarréias e vômitos. Acreditando que se tratava apenas de uma infecção intestinal ela deixou para ir ao hospital no dia seguinte, sem saber das consequências que sofreria, “Segundo a médica que me analisou a minha demora em procurar o hospital acarretou em uma desidratação intensa. Enquanto me examinava ela relatou, que até as 11 horas da manhã todos os pacientes que estavam aguardando na emergência estavam apresentando os mesmo sintomas do rotavírus”, conta.
Considerada como um dos mais significativos problemas de Saúde Pública em esfera mundial, especialmente nos países subdesenvolvidos e em desenvolvimento, os rotavírus, são os maiores causadores de diarréia grave na infância, em todo o mundo. Segundo dados do Ministério da Saúde a estimativa é que a cada ano, aconteçam 125 milhões de quadros diarréicos voltados a esses vírus, totalizando 20% da mortalidade global por doença diarréica e 5% do total de óbitos entre crianças com idades inferiores a cinco anos.
Embora, haja incidência do rotavírus em todas as faixas etárias, o Brasil implantou no Calendário Básico de Imunizações em todo o País a Vacina Oral de Rotavírus Humano (VORH), apenas destinada à população de crianças menores de seis meses de idade.

Um comentário: