quinta-feira, 22 de abril de 2010

SÃO JOÃO DA BAHIA SERÁ LANÇADO EM SÃO PAULO E MINAS GERAIS...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.

Principais emissores de turistas para a Boa Terra, os estados de Minas Gerais e São Paulo foram escolhidos pela Secretaria de Turismo e pela Bahiatursa para o lançamento nacional do projeto São João da Bahia, que chega ao terceiro ano de realização. Os eventos ocorrerão nos dias 26 (Belo Horizonte) e 28 (São Paulo).
Dados da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) apontam que os mineiros e paulistas enviaram cerca de 2,5 milhões de visitantes para a Bahia em 2008. No que se refere à receita do turismo, os estados representam 44,8% do total de R$ 5 bilhões arrecadados com a atividade na Bahia naquele mesmo ano.
Em BH, o São João da Bahia será lançado na Cachaçaria Alambique, no dia 26, às 20h. O endereço é Avenida Raja Gabaglia, 3.200, Estoril.Já em São Paulo, o evento ocorrerá no dia 28, às 20h, na casa Moinho Eventos, na rua Borges de Figueiredo, 510, Mooca. Nos dois eventos, voltados para agentes e operadores de turismo do Sudeste do país, haverá apresentações dos forrozeiros Adelmário Coelho, Zelito Miranda, Leo, da Estakazero, e Targino Gondim.
FESTEJOS SÃO REALIZADOS EM SALVADOR E NO INTERIOR.
A programação oficial conta com oito dias de festejos na região do Pelourinho, na capital. Além dos eventos no Centro Histórico, o São João da Bahia será levado a quase 30 bairros de Salvador. Os investimentos para realização dos festejos juninos serão de aproximadamente R$ 11 milhões, em 2010.
Os objetivos são: aumentar o número de visitantes nas cidades litorâneas; consolidar o São João da Bahia como produto turístico no mercado nacional; ampliar o percentual de leitos ocupados nos municípios considerados portões de entrada; e gerar mais trabalho e renda para os baianos, durante o mês de junho. Outra meta é ampliar a taxa de ocupação hoteleira em 15%, uma vez que junho é o mês em que o setor experimenta os seus piores índices.
Nos dois primeiros anos, foram verificados alguns resultados importantes para o turismo da Bahia. Em 2008, uma grande operadora de turismo comercializou 19 mil pacotes para o São João da Bahia, contra 12 mil do ano anterior, no mesmo período. Ano passado, a ocupação hoteleira, que tradicionalmente fica em 50%, chegou a um pico de 70% em um dos fins de semana do evento.
MUITO FORRÓ.
Entre as atrações já confirmadas estão os forrozeiros baianos Adelmário Coelho, Zelito Miranda, Lui Muritiba, Carlos Pitta, Gereba e a Banda Estakazero. Também já passaram pelos palcos do Pelourinho artistas como Geraldo Azevedo, Alceu Valença, Dominguinhos, Daniel e Daniela Mercury.
No interior, que recebe 400 mil visitantes de Salvador no período de 22 a 26 de junho, os festejos ocorrem tanto no sertão quanto no litoral, num universo de mais de 400 municípios. Cidades como Porto Seguro e Ilhéus recebem o apoio do governo com a contração de atrações e fornecimento de estrutura, uma vez que possuem equipamentos como aeroportos, com capacidade para receber voos nacionais e internacionais e hotéis de diversos padrões, totalizando 65 mil leitos.
No Sertão baiano, os festejos têm diversos dimensionamentos e ocorrem em centenas de municípios. Algumas das cidades que mais se destacam durante o São João da Bahia são Amargosa, Cruz das Almas e Senhor do Bonfim. Apesar da distância da capital e da pouca infraestrutura hoteleira, os municípios possuem uma vasta grade de atrações. Além disso, empresas da área de turismo realizam traslado para os visitantes que estão em busca de agitação fora de Salvador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário