domingo, 27 de junho de 2010

WEBBER CAPOTA, E VETTEL VENCE DE PONTA A PONTA EM VALÊNCIA; BARRICHELLO É 4º...

FONTE: Do UOL Esporte, em São Paulo (esporte.uol.com.br).
Em uma corrida que teve a monotonia quebrada apenas por um grave acidente de Mark Webber, Sebastian Vettel conseguiu uma vitória segura, de ponta a ponta. Em Valência, pelo GP da Europa, o alemão triunfou com facilidade, vencendo as McLarens e assumindo a terceira colocação no Mundial, com o líder Lewis Hamilton e Jenson Button completando o pódio na pista de rua. Barrichello chegou em quarto, beneficiado pelo acidente de Webber.
Largando da pole position, Vettel teve duas disputas fortes com Hamilton, na largada e após a saída do safety car. No resto da prova, dominou as ações e conquistou sua segunda vitória neste Mundial - ele também triunfou na Malásia. É o quarto triunfo da Red Bull, igualando o número da McLaren em 2010.
Além de largar mal e cair muitas posições, Mark Webber marcou a corrida negativamente por uma grave batida. O piloto “subiu” no carro de Kovalainen ao tentar ultrapassagem e chegou a capotar e bater forte na proteção de pneus.
Com a entrada do safety car, os carros foram para os boxes e as posições se alteraram, prejudicando principalmente a Ferrari, com Alonso e Massa caindo vertigionosamente - o brasileiro chegou a ser 17º, sendo obrigado a fazer uma corrida de recuperação.

Ao fim da prova, as Ferraris tiveram Alonso apenas na 9ª colocação, decepcionando a torcida em sua casa, e Felipe Massa pela segunda vez consecutiva sem pontuar, em 14º. Já Rubens Barrichello se beneficiou da reviravolta liderada por Webber e acabou em uma excelente 4ª colocação com sua Williams. Lucas Di Grassi foi 17º, e Bruno Senna terminou em 20º.
O Mundial teve Vettel subindo de quinto a terceiro colocado. As duas primeiras posições seguem respectivamente com Hamilton e Button, enquanto Alonso passa a ser só o quinto.
A PROVA.
A largada teve Sebastian Vettel mantendo a ponta com certa tranquilidade, mas seu companheiro Mark Webber caindo muitas posições. Ele teve problemas e foi superado por Lewis Hamilton, Fernando Alonso e Felipe Massa, encerrando a primeira volta apenas em nono lugar. Vettel e Hamilton chegaram a se tocar, mas não houve ultrapassagem, sem acidentes no restante do grid.
Rubens Barrichello também se beneficiou da má saída de Webber e, ganhando mais um posto, chegou ao sétimo lugar, rodando muito perto do atual campeão Jenson Button, da McLaren.
Enquanto isso, na frente, Vettel passou a cravar seguidas vezes a volta mais rápida abrindo três segundos de vantagem para o líder Hamilton em apenas seis voltas. Webber, por sua vez, teve de ir aos boxes cedo, para trocar pneus e tentar uma prova de recuperação. Para ajudar, houve dificuldade na parada, atrasando ainda mais o australiano.
A prova de Webber se encerrou na décima volta, com um acidente impressionante - e muito semelhante a uma batida grave da GP2, no mesmo local. Ele bateu em Heikki Kovalainen, da Lotus, voando por sobre o finlandês, capotando e batendo com muita força na proteção de pneus. Por sorte, nada aconteceu e ele, que era terceiro colocado no Mundial, saiu bem de sua Red Bull.

Aproveitando a entrada do safety car, a maioria dos pilotos aproveitou para trocar os pneus, mudando as posições. Alonso caiu para décimo e Massa foi para 17º após as paradas, por terem entrado em um momento ruim em relação aos rivais. Na relargada, Vettel quase perdeu a posição ao travar os pneus e ver Lewis Hamilton ao seu lado.
O inglês, campeão de 2008, melhorou nesta segunda parte do GP, cravando a volta mais rápida. No entanto, teve de fazer um drive-through por uma punição referente a uma ultrapassagem ilegal no safety car. Ainda assim, voltou na segunda posição, sem prejudicar seu posto.
Quem se beneficiou foi Rubens Barrichello, que passou ao quinto lugar com sua Williams, mas sempre pressionado pela Renault do polonês Robert Kubica. Já o japonês Kamui Kobayashi, sem paradas, colocou a Sauber no terceiro lugar, entre as McLarens, mas teve de parar no fim, deixando o pódio para o inglês Button.
Com uma vantagem de 11 segundos a cerca de 15 voltas para o fim, Vettel não teve problemas com Hamilton e apenas precisou administrar a prova e receber a bandeirada mais uma vez nesta temporada. Para finalizar a prova, Kobayashi ainda deu show passando Fernando Alonso na casa do rival e Buemi, e conseguindo a sétima colocação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário