quarta-feira, 30 de junho de 2010

VOCÊ PREFERE LARISSA, DUNGA OU MARADONA?...

FONTE: Jolivaldo Freitas, TRIBUNA DA BAHIA.
Vocês já viram Larissa Riquelme? Está perdendo tempo por quê? Corre lá no Google. Para quem não sabe, o Google é o pai dos ignorantes e o reino dos Nerds. Antigamente, na Era das Válvulas e Transistores, o dicionário era pai dos burros. Nem sei se ainda existe dicionário. Nunca mais vi nenhum. Talvez por isso venha errando tanto com as palavras e agredindo a língua pátria.
Então vocês já souberam de Lari? Ela é a musa dos paraguaios na Copa do Mundo. É mais quente que as termas chilenas; mais branca que a fina neve do Vale do Aconcágua e mais bonita que o tango argentino. Sem querer falar que quando ri parece que um vulcão lá das bandas de Nevado del Ruis está prestes a entrar em erupção. E você sente o calor chegando. Invadindo toda a América do Sul. Passando pela linha abaixo do Equador, onde não existe pecado.
A moça garantiu – e Deus vai nos ajudar – que tira a roupa, fica pelada, mostra tudo em praça pública se a Seleção do Paraguai ganhar a taça. Os paraguaios que de bobo não têm nada decidiram apoiar de corpo e alma, mais corpo que alma, a campanha e estão lotando as praças onde a moça vai ver os jogos ao vivo e muito à cores, com quase nada onde o pano é colorido, vibrando como nunca com os gols da sua equipe. Pelo que parece a novidade chegou à concentração do Paraguai lá na África do Sul. Nunca que os jogadores se empenharam tanto e já conseguiram chegar, pela primeira vez na história do seu país, numa quarta de final neste tipo de competição.
Os jogadores estão dando uma perna, um dedo e um braço, em troca de ver o que a moça tem de mais interessante embaixo da bandeira azul, vermelha e branca. E não se trata de uma paraguaia falsificada. É produto made in Assunción.
Maradona também garantiu que vai ficar nu, pelado, caso a Seleção Argentina venha a ganhar a Copa. Metade do país decidiu torcer pelo Paraguai. A outra metade, interessada nos predicados de Maradona está concentrada nos hospícios, nas casas de recuperação de drogados e nas penitenciárias.
O local escolhido por ele para tal insanidade será o Obelisco da Plaza de la República, no centro de Buenos Aires. Só mandando prender o portenho insano e mandar fazer um novo anti-doping.
Dunga não vai ficar sem roupa pelo simples fato que vinha gastando todo o salário da CBF com um vestuário dos mais vistosos e emplumados, que vai de Herchcovitch, passando pela modista da esquina do bairro de Ipanema, onde mora em Porto Alegre, às criações de sua filha.
Nunca na história desse país se viu um técnico tão vaidoso e sem charme. Suas roupas chamam mais a atenção que o futebol desenvolvido por sua seleção tecno-ciber-jubalânica. Bom que seja assim, pois seria muito desagradável vê-lo desfilando como nasceu: em pelo e com a cara emburrada.
O negócio é rezar para a Virgem de Caacupé, padroeira do país irmão, para que o Paraguai – a bem da humanidade – continue fazendo gols, dividindo as bolas e marcando de perto para fazer a felicidade da musa Larissa Riquelme. A alegria dela, com certeza, será a nossa alegria. Ela, garanto, levanta a Copa. Vamos marcar corpo a corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário