sexta-feira, 25 de junho de 2010

5 QUESTÕES SOBRE O CHÁ-VERDE NO AUXÍLIO DO EMAGRECIMENTO...

FONTE: da Redação, oqueeutenho.uol.com.br

Emília Ishimoto, nutricionista e professora da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), explica, abaixo, como o composto contido no chá-verde pode auxiliar no processo de emagrecimento.

1. O CHÁ-VERDE REALMENTE PODE AJUDAR A EMAGERCER?
Sim, porque contém catequinas, substâncias termogênicas. Os compostos termogênicos contidos no chá-verde estimulam o metabolismo em até 4%, aumentando o gasto energético durante o metabolismo (“queima”) de gorduras.

2. É MELHOR CONSUMI-LO IN NATURA (COM FOLHAS SECAS COMPRADAS NO MERCADO) OU NAS VERSÕES INDUSTRIALIZADAS TAMBÉM TRAZEM OS MESMOS BENEFÍCIOS?
É melhor in natura. Além disso é melhor prepará-lo em casa e não guardar na geladeira para outro dia. O que for feito no dia, tomar no dia. O ideal é preparar na hora de tomar.

3. QUAL A QUANTIDADE DE CONSUMO IDEAL DIÁRIA?
Não existe uma “recomendação oficial” quanto ao consumo. Há uma sugestão de consumo (do American Dietetic Association) de 4 a 5 xícaras/dia.

4. QUAL O MELHOR HORÁRIO PARA CONSUMIR O CHÁ-VERDE?
Os melhores horários são nos intervalos entre as refeições, para não interferir na absorção de outros nutrientes.

5. O EFEITO PODE SER NOTADO EM QUANTO TEMPO?
Se for o efeito em relação ao emagrecimento, isto é muito variável, depende de diversos fatores individuais. Pessoas mais jovens, por exemplo, emagrecem mais rapidamente que os idosos. Os homens também tendem a emagrecer mais rápido do que as mulheres. Mas ao menos dois meses, em média, são necessários para que os efeitos comecem a aparecer.

COMO PREPARAR O CHÁ-VERDE.
• Coloque a água para ferver e, antes de surgirem as primeiras bolhas de fervura, apague o fogo. Acrescente a erva (2 colheres das de sopa rasas para 1 litro de água ou 2 colheres das de chá rasas para 1 xícara de água). Abafe por cinco minutos e coe.

• Beba quente logo após o preparo. Depois disso, os princípios ativos do chá perdem a eficácia.

• O ideal é não adoçar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário