terça-feira, 29 de junho de 2010

PROJETO DE LEI PROPÕE FIM DO TROTE ESTUDANTIL EM SALVADOR...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.

Um projeto de Lei apresentado à Mesa da Câmara Municipal de Salvador, pela vereadora Andrea Mendonça (DEM), prevê a proibição do trote estudantil em todas as instituições de ensino de capital baiana. A vereadora defende que a medida é necessária para evitar atos de violência e humilhação que passaram a substituir a recepção amigável e bem-humorada de veteranos a calouros.
O texto do projeto de lei atribui às instituições a responsabilidade de punir os alunos que infringirem a lei, inclusive com expulsão, independente das sanções penais e civis cabíveis. Com a aprovação do projeto, também fica estabelecido que cabe às instituições de ensino solicitar reforço de segurança policial para impedir a realização do trote.
Outras medidas adicionais ficam previstas, como a alteração do calendário de início das aulas, a fim de evitar o confronto entre veteranos e calouros. As instituições deverão, ainda, programar campanhas para mostrar os danos causados pelo consumo excessivo de bebidas alcoólicas, notadamente nas festas receptivas aos calouros, e manter uma ouvidoria para registro de denúncias sobre o assunto.
O projeto de lei da vereadora Andrea Mendonça prevê ainda que a instituição de ensino responderá como co-autora dos delitos que venham a ocorrer, civil e penalmente, se permitir a realização do trote.

Um comentário:

  1. o projeto de lei ja foi enviado desde de julho. Mas quando entra em vigor essa lei? e como nós calouros podemos nos defender dos veteranos que nos humilham durante esses atos??

    ResponderExcluir