FONTE: Eric Luis Carvalho, TRIBUNA DA BAHIA.
O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) decidiu nesta quarta-feira (20), que a Rede Globo não terá mais preferência na compra dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro a partir de 2012.
A decisão foi tomada após a assinatura de um acordo, onde a emissora abre mão do direito de preferência de transmissão e assim, o órgão decidiu não multar a rede de televisão.
Caso o órgão verifique novos indícios de carteis ou o descumprimento do TCC, o julgamento será reaberto. Para o Cade, a cláusula de preferência no contrato firmado entre a Globo e O Clube dos 13 representava um monopólio. O caso se arrastava desde 1997.
A partir de agora, sem a preferência da Globo na compra dos direitos, qualquer outra emissora poderá obter os direitos de transmissão do campeonato. O Clube dos 13 abre leilão de três em três anos e o próximo será realizado em 2011, e vai negociar o direito de transmissão sobre as edições de 2012 a 2014.
A expectativa é de que a Rede Record entre na disputa.O Cade orientou também que as negociações sejam divididas por mídias (TV aberta, fechada e internet), o que já ocorreu na transação de 2008. Na época, a Globo fez ofertas distintas para a TV fechada (transmite jogos pelo SporTV) e pay-per-view, no qual transmite todos os jogos da competição.
A empresa também tem o direito de mostrar os gols da competição em seu site, em tempo real. Os concorrentes (se houver mais de um) farão sua oferta em envelopes fechados e quem pagar mais, leva. Em 2008, a emissora ligada a Igreja Universal anunciou que havia desistido de concorrer aos direitos de transmissão do Brasileiro nos anos de 2009, 2010 e 2011.
Isto porque, a Record defendia que os direitos de transmissão fossem adquiridos pelo canal que oferecesse o maior valor.
A Globo não tinha condições de cobrir a proposta da emissora paulista, mas o Clube dos 13 decidiu respeitar a cláusula que prevê a preferência da compra dos direitos pela Globo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário