segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

DERMATITE SEBORRÉICA SERÁ DISCUTIDA EM SIMPÓSIO...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.
Um dos cientistas responsáveis pelo sequenciamento do Genoma do fungo da Malassezia Globosa (fungo responsável pela caspa), que resultou no aperfeiçoamento do combate ao problema e na descoberta de outros impactos negativos na saúde da população, participa do I Summer meeting da Sociedade Brasileira de Dermatologia, que acontece de 9 a 11 de dezembro,no Centro de Convenções do Hotel Pestana.
Com o tema “Tratamento da Dermatite Seborréica da caspa”, o cientista James Schwartz discutirá, no dia 10 de dezembro, às 12 horas, a importância da descoberta, uma vez que antes dessa pesquisa não se compreendia quase nada no nível molecular, e as novas tecnologias para o tratamento de problemas no couro cabeludo.
O sequenciamento genético da Malassezia Globosa expandiu o alcance de potenciais alvos de tratamento, desde algumas características observacionais e agora até mais de 4.000 alvos moleculares. A Malassezia Globosa, composta de 4.285 genes – quase 300 vezes menos pares de base do que os encontrados no genoma humano, é um fungo comum que vive na pele de humanos e alimenta-se de lipídios externos.
Os humanos secretam naturalmente sebo e outros lipídios sobre o couro cabeludo, criando um ambiente propício para a Malassezia Globosa florescer, uma vez que o couro cabeludo humano pode hospedar até 10 milhões de Malassezia Globosa. Os sintomas de caspa e dermatite seborréica ocorrem quando três fatores se apresentam simultaneamente: suscetibilidade genética a uma resposta inflamatória, a presença de sebo no couro cabeludo e a presença de Malassezia Globosa.
Outro assunto que será destacado na palestra são as tecnologias por trás dos produtos para os cabelos e couro cabeludo na América Latina. Devido ao uso anterior de tecnologias menos precisas baseadas em cultura, os cientistas presumiram incorretamente durante anos que a caspa era causada por um tipo diferente de fungo (Malassezia furfur).
Com a descoberta, a aposta dos especialistas para um tratamento eficaz é o uso de shampoos que contenham piritionato de zinco, solução mais indicada à contenção do fungo causador da Malassezia Globosa, como o Head & Shoulders com fórmula Dermasense®, que é assegurada pela presença do princípio ativo antifúngico ZPT (Piritionato de Zinco) e pela tecnologia Micro D, patenteada pela P&G.
Enquanto o ZPT age diretamente sobre o fungo causador da caspa Malassezia Globosa, a tecnologia Micro D melhora sua distribuição no couro cabeludo, potencializando sua eficácia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário