quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

POPULAÇÃO DEVE PROGRAMAR SOLICITAÇÃO DAS CARTEIRAS DE IDENTIDADE...


FONTE: CORREIO DA BAHIA.

A carteira de identidade passou a ser entregue no prazo de cinco (5) dias úteis da solicitação.
Em decorrência do verão, quando parte significativa da população está de férias e a proximidade do período de matrícula escolar, o documento de identidade passa a ser bastante requisitado pelas instituições tornando a demanda pelo serviço de identificação civil junto às unidades do Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM) ainda maior.
Devido ao novo Sistema de Identificação por Impressões Digitais Automatizado da Bahia (SIIDA-BA), já em funcionamento em todo o estado, que tornou o documento mais seguro para o cidadão, a carteira de identidade passou a ser entregue no prazo de cinco (5) dias úteis da solicitação.
É necessário lembrar aos cidadãos que vão precisar deste documento, que seja solicitado com a devida antecedência para evitar transtornos e a perda de prazos e compromissos.
Outro cuidado importante é quanto à guarda e conservação do documento. A chegada das festas de verão e férias escolares, ocasiões onde há aglomerado de pessoas, representa uma boa oportunidade para furtos e roubos, subtraindo além de valores, os documentos.
Também durante as férias são comuns as perdas de documentos, principalmente entre os mais jovens, que costumam "guardar" a identidade em locais indevidos, provocando danos irremediáveis e impossibilitando o seu uso.
No estado da Bahia, a primeira via do documento é gratuita, porém a partir da renovação o valor é de R$23,80, o que pode ser para muitos, uma despesa desnecessária, caso o documento seja devidamente preservado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário