FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.
No dia 11 de abril, Dia Mundial da Doença de Parkinson, a ABaPAz - Associação Bahiana de Parkinson e Alzheimer, promoverá um debate sobre violência doméstica (física e psicológica) aos portadores de Parkinson, preconceito e falta de conhecimento da doença.
O debate será realizado no Hotel Mercure, na Rua Fonte do Boi, no Rio Vermelho, a partir das 14h e terá como presidente do encontro o médico neurocirurgião e neuropediatra Ailton Melo, coordenador do Ambulatório de Neurociências do Hospital das Clínicas e professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia.
Serão temas do debate :
1. Violência doméstica aos portadores de Parkinson : preconceito, falta de conhecimento da doença, abandono e maus tratos ao portador, não aceitação da família e violência física e psicológica;
2. Isolamento social, agravamento da doença, falta de locais para o convívio social e de lazer e falta de atividades terapêuticas para melhor qualidade de vida;
3. Falta de medicamento na rede pública, a burocracia e a política dos processos, MEDO - paciente teme exigir os seus direitos: medo de ser excluído do Programa de Tratamento.
4. O atendimento na rede pública , o sofrimento do paciente e falta de apoio ao portador para o tratamento e socialização.
Nenhum comentário:
Postar um comentário