FONTE: hgpvjequie@gmail.com
O Hospital Geral Prado Valadares em Jequié, comemorou na última quarta feira (30) 64 anos de sua fundação. As atividades iniciaram com um café da manhã oferecido aos colaboradores do hospital, oportunidade na qual falaram aos presentes o diretor geral Gilmar Vasconcelos, o diretor administrativo Silvio Arcanjo e o diretor clínico Manoel Almeida, o qual foi homenageado pelo seu aniversário de 70 anos e pelos serviços prestados ao HGPV enquanto médico, diretor geral e diretor clínico ao longo de sua carreira.
Ainda no turno da manhã foi celebrada uma missa pelo Padre Estevão da Paróquia São José Operário em comemoração ao aniversário do hospital com a participação dos colaboradores do hospital e convidados.No turno vespertino o diretor geral, Gilmar Vasconcelos, proferiu a palestra: “O que o Prado ganhou nos últimos 4 anos e perspectivas para os próximos 4”, tendo destacado o desafio da gestão ter conseguido resgatar a imagem e respeito do hospital perante a comunidade com melhorias por dentro dos serviços.
Após a palestra foi realizado um Culto de Ação de Graças pelo Pastor Tiago e em seguida realizada confraternização com os colaboradores presentes.
Marcou também esta data a nomeação de novos servidores efetivos do Estado para o HGPV, entre estes, médicos e enfermeiros.
PRADO VALADARES.
O Hospital Geral Prado Valadares foi edificado em terras doadas pelos Irmãos Grillo, sua pedra fundamental foi lançada em 12/10/1942, inaugurado em 30/03/1947 tem seu nome em homenagem ao médico patologista e professor de História da Arte, o baiano Clarival do Prado Valladares.
Clarival do Prado Valladares nasceu na cidade de Salvador em 26 de setembro de 1918, filho de Antônio do Prado Valladares e Clarice Santos Silva Valladares.
Bem jovem foi estudar no Recife, onde fez o curso médio e parte do curso superior de Medicina. Naquela cidade, em contato com a escola de Joaquim Cardozo e com o grupo de Gilberto Freyre, sistematizou sua vocação para estudos de natureza social e, a partir daí, para análise das manifestações artísticas que são sua objetivação plástica.
Com a morte de seu pai, em 1938, voltou para a Bahia, diplomando-se pela Faculdade de Medicina em 1941. Nesse mesmo ano, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde viveu grande parte de sua vida.
Defendeu tese de doutoramento na Universidade Federal da Bahia (UFBA), em 1952, e fez curso de pós-graduação em Patologia na Harvard University e de Biologia no Massachusetts Institute of Technology (MIT), ambos em Boston, Massachusetts.
De volta ao Brasil em 1956, tornou-se docente, por concurso, de Anatomia Patológica na UFBA.
Em 1962 foi indicado pela congregação da Escola de Belas Artes da mesma universidade para o ensino de História da Arte.
Um ano após, transferiu-se pela segunda vez para o Rio de Janeiro, onde viveu até 1983, ano de seu falecimento.Clarival do Prado Valladares é considerado um dos nomes de maior respeitabilidade na historiografia e crítica de arte no Brasil.
OBS.: MATÉRIA E FOTO ENCAMINHADAS POR E-MAIL PELO SENHOR GILMAR VASCONCELOS, DIRETOR DO HOSPITAL PRADO VALADARES, JEQUIÉ – BAHIA – BRASIL, A QUEM AGRADEÇO A GENTILEZA E COLABORAÇÃO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário