FONTE: KARINA BARACHO, TRIBUNA DA BAHIA.
Antes eles somavam uma média de apenas cinco por cento no número de procedimentos de cirurgia plástica. Atualmente os homens já somam pelo menos 35% da fatia de procedimentos dessa natureza. A procura do sexo masculino e a rendição às facilidades da beleza, tendo o espelho como maior aliado, está intimamente ligada à quebra de tabus, além das facilidades financeiras, já que hoje em dia é possível dividir a cirurgia em até 24 meses, e existe ainda o consórcio.
“O percentual aumentou muito em 15 anos”, disse o cirurgião plástico e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Nonato Fontes. De acordo com ele, o culto ao corpo está cada dia mais próximo de homens e mulheres. “No caso dos homens, querendo principalmente corrigir imperfeições, como orelhas de abano, quando a intervenção pode ser feita a partir dos sete anos de idade”.
Segundo pesquisa mais recente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), que congrega cerca de quatro mil profissionais do ramo, apenas no ano de 2004 foram realizados mais de 616 mil procedimentos, sendo de a maioria, 59% estéticas e 41% reparadoras. O que permite que o Brasil continue ocupando o segundo lugar no ranking, perdendo apenas para os Estados Unidos.Com apenas 39 anos de idade, o empresário Paulo Teles Viana, tem sua parcela para manter o Brasil na posição.
Ele já passou por alguns procedimentos. “Fiz quatro lipos”, informa ele com orgulho. O empresário confessou que passa pelos procedimentos sempre que percebe algo que lhe incomode no corpo. “Na maioria dos casos é uma gordurinha a mais e o tempo para malhar a menos”.
Na Bahia, a lipoaspiração é a cirurgia realizada com maior incidência, seguida de prótese mamária. Fazendo um grande diferencial nas idas às praias da capital baiana. Com esse aumento na procura os especialistas também se tornaram destaque no mundo. “A divulgação do ato cirúrgico tem sido mais frequente e com isso os falsos resultados tem diminuído”, atestou o cirurgião Nonato Fontes.
DICAS PARA QUEM NÃO ABRE MÃO DA SEGURANÇA. Procure um médico associado à Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, com registro no Conselho Federal de Medicina.Explique ao médico, objetivamente, que resultados você almeja com a cirurgia plástica e fique atento às observações feitas pelo profissional. Informe-se sobre os detalhes do procedimento cirúrgico, técnica empregada, possíveis complicações, resultados e cuidados pós-operatórios.
De preferência, converse com alguém que tenha sido operado pelo profissional escolhido por você, sobre os resultados alcançados. Informe-se sobre o local onde a cirurgia será realizada, avaliando a infraestrutura física e os equipamentos, além da equipe de enfermagem e anestesia. Se possível, antes da cirurgia, faça uma visita para conhecer as instalações.
ATENÇÃO AOS EXAGEROS. Conforme ele, a orientação e o consenso entre médico e paciente têm sido fundamental para a maioria dos resultados positivos. “Tem gente que chega ao meu consultório com a fotografia de uma artista e quer ficar igual, principalmente quando se trata de seio. Mas em muitos casos não é possível, pela estrutura corpórea de cada pessoa, que é diferente.
Quando isso acontece temos que conversar com a paciente e explicar os prós e os contras”, alertou o profissional.Ainda segundo o médico, é de fundamental importância que o paciente seja consciente em relação ao resultado que se pode alcançar. “Muitas vezes, ele (o paciente) exagera na sua expectativa, imaginando que o cirurgião possa realizar algo que não é possível. Em hipótese alguma, a plástica de uma mama, por exemplo, deve ser utilizada como garantia para que ocorra a reconciliação de um casamento”, exemplificou o especialista.
Novas técnicas – Como num passo de mágica, surgem, a cada dia, teorias e tratamentos médicos revolucionários, novas drogas e equipamentos, além de técnicas cirúrgicas que prometem verdadeiros “milagres”. A partir dessa nova realidade o especialista alerta ainda para falsas promessas na busca desenfreada pela beleza e pela juventude. “Temos que procurar a naturalidade. O mais importante é que a intervenção prestigie e valorize o local”, acrescentou Nonato Fontes.
De acordo com ele, um ponto que atormenta a quem pretende se submeter a uma cirurgia plástica é com relação aos cuidados a serem adotados para que a sua cirurgia ocorra com a máxima segurança, uma vez que todo procedimento cirúrgico apresenta algum grau de risco, devendo ser acompanhado de cuidados antes, durante e após a sua realização.
“Inicialmente, o paciente deve escolher criteriosamente o profissional e o local onde irá realizar a sua cirurgia, certificando-se de que estará em boas mãos e cercado de todos os cuidados. Mesmo sendo um paciente saudável, deve se submeter a uma consulta de avaliação e realizar os exames solicitados pelo cirurgião”, afirmou. Segundo ele, essas medidas são fundamentais.
“Pode-se operar até quem já passou dos 70 anos, desde que a pessoa não tenha doenças pregressas que contra-indique a intervenção. Sempre respeitando os limites do corpo”, concluiu ele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário