quinta-feira, 9 de junho de 2011

UM EM CADA CINCO AMERICANOS JOVENS SOFRE DE PRESSÃO ALTA...

FONTE: RONY CARYN RABIN, DO "NEW YORK TIMES" (www1.folha.uol.com.br).

Um novo estudo revelou o alarmante número de que cerca de um em cada cinco jovens em idade adulta sofre de hipertensão nos EUA, estimativa muito maior do que os dados divulgados até agora.

Pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte, na cidade de Chapel Hill, analisaram dados de mais de 14 mil pessoas adultas, com idade entre 24 e 32 anos. Desde 2005, essas pessoas vêm sendo acompanhadas pelo National Longitudinal Study of Adolescent Health, conhecido nos Estados Unidos como Add Health.

A leitura de pressão sanguínea de 19% dos jovens pesquisados foi de 140/90 ml de mercúrio ou maior, definida como pressão alta. Somente um quarto deles havia sido avisado sobre a doença.

Estimativas anteriores da pesquisa americana em nível nacional, de proporções bem menores, sugeriram que um número bem inferior de jovens em idade adulta --apenas 4%-- sofre de hipertensão.

"Esse resultado nos surpreendeu e achamos que a epidemia da obesidade está por trás disso", afirma Kathleen Mullan Harris, cientista-chefe da Add Health e diretora interina do Carolina Population Center da UNC.


A cientista é coautora do artigo, publicado na internet em 26 de maio, na revista "Epidemiology".

Embora esse número possa ser bem inferior do que os 19% revelados em outras pesquisas, afirmou Harris, "devemos passar a mensagem aos jovens para que examinem sua pressão arterial".

Nenhum comentário:

Postar um comentário