sábado, 26 de novembro de 2011

A DOENÇA DO SÉCULO...

FONTE: Lucy Andrade, TRIBUNA DA BAHIA.


Mais de meio milhão de pessoas no Brasil poderão ser acometidas pelo câncer em 2012. As previsões são assustadoras e demonstram que a doença, a cada ano, avança ainda mais, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), 518 mil pessoas serão diagnosticadas no país com tumores malignos — 10% a mais, se comparado com a incidência de 2011.


A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que em 2030 sejam registrados 27 milhões de casos de câncer, com 17 milhões de mortes causadas pela doença. E a maior incidência será em países de baixa e média rendas. Neste domingo (27), Dia Nacional de Combate ao Câncer, serão realizadas na cidade algumas ações de conscientização.


Além da estimativa de novas vítimas da doença, o Inca divulgou sete novas localizações que devem entrar no ranking, são as neoplasias na bexiga, ovário, tireoide, sistema nervoso central, corpo do útero, laringe e linfoma não Hodgkin. Esses dois últimos acometeram o ex-presidente Lula e a atual dirigente do país, Dilma Rousseff, respectivamente. O ator Giannechini luta atualmente contra um linfoma não Hodgkin.


O instituto também divulgou uma lista com 18 tipos de cânceres de maior incidência na população brasileira no período 2012/2013 e eles correspondem a 85% dos 518.510 novos casos.


As mulheres deverão sofrer mais com o de mama, colo de útero, cólon e reto e o da glândula tireoide, que pela primeira vez aparece entre os cinco tipos de câncer mais comuns entre o sexo feminino. Outros tipos que mais atingirão as mulheres serão os de pulmão, estômago e ovário.


O câncer de mama é o tipo de câncer feminino mais comum nas regiões Sudeste, Sul, Centro-Oeste e Nordeste. Na região Norte, o câncer de mama é o segundo mais incidente, ficando atrás do de colo de útero. “Uma das justificativas para alta incidência desses tipos de câncer, é que as meninas estão iniciando a vida sexual mais cedo.


Então, elas devem começar a fazer os exames quando começar a ter relações. Antes, a idade média para o câncer de mama era a partir dos 40 anos, agora, há casos de adolescentes de 18 anos acometidos com a doença. Então, a prevenção é a única forma de a população diminuir os riscos da doença”, disse a ginecologista Márcia Prado.


O tumor na mama é o que mais aflige as mulheres. Estimativa do Inca para 2011 previu 49.240 brasileiras com a doença. Em 2012, a marca deverá chegar a 52.680 casos, ou 27,9% dos casos no mundo. O câncer no colo do útero acometerá 17.540 mulheres e o do cólon e reto 15.960.


Para a prevenção do câncer de colo do útero, causado pelo papilomavírus humano (HPV), o Ministério da Saúde recomenda que as mulheres de 25 anos aos 64 anos façam o exame preventivo (o Papanicolau) anualmente. Se no intervalo de dois exames seguidos o resultado for normal, o preventivo pode ser feito a cada três anos. Hoje já existem as vacinas que protegem contra o HPV.


As mulheres devem ficar atentas a problemas na tireoide, pois o câncer já ocupa o quinto lugar, com 10.590 nos próximos dois anos. Como com qualquer tipo de câncer, é importante ficarmos atentos para os sinais iniciais apresentados pelas doenças. No caso da tireoide ficar atento ao aparecimento de um ou de mais nódulos indolores no pescoço com crescimento lento e gradativo.


Assim como relatar ao médico caso sinta dificuldades na deglutição, isto é, dificuldade para engolir alimentos; dificuldade respiratória; rouquidão; ou voz rouca com duas tonalidades distintas; dilatação das veias do pescoço.


Vale ressaltar que a tireoide, essa glândula que fica no pescoço, logo abaixo daquela saliência que você conhece como “pomo-de-adão” desenvolve outros problemas mais comuns como o hipotireoidismo e o hipertireoidismo, que são desencadeados por alterações hormonais. Enquanto um acelera todas as funções do corpo, o outro deixa tudo mais lento.


No entanto, muitos casos ficam sem diagnóstico e é aí que está o perigo: sem tratamento adequado, as doenças da tireoide afetam o coração, os ossos, alteram as gorduras no sangue e causam muitos danos.Em caso de suspeita de qualquer uma dessas doenças, o médico irá solicitar alguns exames de sangue para verificar o funcionamento da tireoide, tais como: dosagens de hormônios tireoideanos, T3 (radioimunoensaio de T3, triiodotironina), T4 (teste de tiroxina), exame de supressão da dexametasona (teste de supressão de cortisol), Calcitonina sérica e ACE (antígeno carcino-embrionário).

TUMOR DE PRÓSTATA CONTINUARÁ O MAIS COMUM.
No sexo masculino, além do câncer de pele não melanoma (o mais letal em pele), o tumor de próstata continuará sendo o mais comum, com 60.190 novos casos em 2012 e 2013, seguido por pulmão, traqueia e brônquios (17.210), cólon (parte do intestino) e reto (14.180).


Entre os tumores masculinos, o de próstata é o mais comum em todas as regiões brasileiras. No Sudeste, o segundo tipo mais comum é o de cólon e reto. No Norte e no Nordeste, é o de estômago que apresenta o segundo maior número de casos. Segundo o oncologista do Inca, Cláudio Noronha, de 85% a 90% dos casos de câncer estão relacionados ao estilo de vida das pessoas, o que significa que mudanças de hábitos pessoais podem reduzir bastante o risco de desenvolver a doença.


“O principal fator de risco ambiental é o tabagismo, que, por si só, é responsável por quase um terço dos casos de câncer, principalmente os de pulmão, de boca, de laringe, esôfago, estômago e bexiga”, disse Noronha.


Os fatores ambientais e hábitos são citados pelo Inca como agravantes no desenvolvimento de câncer. O tumor maligno de pulmão, por exemplo, aumenta 2% ao ano em todo o mundo. Segundo pesquisadores, cerca de 90% dos casos estão associados ao hábito de fumar. Isso significa que pelo menos 24 mil novos poderiam ser evitados, com o fim do tabagismo.


No Brasil, esse tipo de tumor é o segundo mais frequente na região Sul: 37 casos para cada 100 mil habitantes; área que concentra a maior parte da produção de fumo do país. No Sudeste, serão registrados 20 casos de câncer de pulmão para cada 100 mil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário