sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

MEC CORTA MAIS VAGAS EM 12 INSTITUIÇÕES...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.


Cursos de biomedicina e nutrição de 12 centros universitários e faculdades da Bahia tiveram 282 vagas canceladas. A determinação do Ministério da Educação (MEC) foi publicada ontem no Diário Oficial da União e diz respeito aos cursos que obtiveram resultados insatisfatórios no Conceito Preliminar de Curso (CPC) de 2010.

Esse é o segundo corte promovido pelo MEC esta semana em todo o país pelo baixo desempenho na mesma avaliação. Na última terça-feira, quatorze instituições de ensino superior baianas tiveram 365 vagas canceladas em cursos de enfermagem e farmácia.

Na determinação de ontem, a redução foi maior nos cursos de nutrição, em que seis instituições, sendo dois centros universitários e quatro faculdades, tiveram 171 vagas canceladas. Já nos cursos de biomedicina, seis faculdades sofreram redução de 111 vagas. Ao todo, 2.794 vagas foram canceladas em 153 cursos superiores de biomedicina, fisioterapia e nutrição.

Até o final do ano, serão cortadas outras 50 mil vagas em graduações nas áreas de administração, ciências contábeis e saúde que tiveram resultado insatisfatório nas avaliações de 2009 ou 2010. As instituições terão um ano para melhorar os cursos e cumprir o termo de saneamento de deficiências. Depois do prazo, haverá uma nova avaliação para comprovar a melhora. No ano passado, dos 4.143 cursos avaliados, 594 tiveram CPC 1 ou 2.

Na tarde de ontem, a Estácio/FIB enviou uma nota com o posicionamento da instituição sobre o novo corte: “A Instituição de Ensino Superior esclarece que o resultado do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) é sempre objeto importante de análise, mas não se pode perder de vista que nem sempre esse resultado reflete a situação mais atual de um curso.

Prova disso é o retrospecto das mais recentes avaliações in loco feitos pelo MEC aos cursos desta instituição. Do segundo semestre de 2010 até o presente momento, foram 22 avaliações, sendo 1 curso agraciado com nota 5 (avaliação máxima), 11 cursos com nota 4 e 10 cursos com nota 3.

Estes resultados mostram que as importantes mudanças e melhorias nas dimensões didático-pedagógica, de corpo docente e de infraestrutura já surtem o efeito desejado e serão reafirmadas nos próximos ciclos do Enade.”

ENTRE AS INSTITUIÇÕES QUE SOFRERAM CORTES NA BAHIA ESTÃO:

BIOMEDICINA:
Faculdade Adventista da Bahia
Faculdade de Guanambi
Faculdade do Sul
Faculdade Maria Milza
Faculdade Nobre de Feira de Santana
Faculdade Santo Antonio

NUTRIÇÃO:
Centro Universitário Estácio da Bahia (FIB)
Centro universitário Jorge Amado
Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC)
Faculdade Nobre de Feira de Santana
Faculdade de Tecnologia e Ciências de Itabuna
Faculdade de Tecnologia e Ciências de Vitória da Conquista

Nenhum comentário:

Postar um comentário