terça-feira, 31 de janeiro de 2012

ESTELIONATÁRIOS LESAM DEVEDORES DE TÍTULOS...

FONTE: Carlos Vianna Junior REPÓRTER, TRIBUNA DA BAHIA.


Atenção devedores de títulos! Um velho golpe está sendo realizado com muita frequência por estelionatários em Salvador, e eles estão se dando bem. Entre as vítimas, as mais comuns são profissionais liberais e empresas. Os bandidos entram em contato com as vítimas se fazendo passar por funcionários dos tabelionatos de protesto e solicitam depósito da dívida em uma conta corrente.


A média de casos na capital baiana, que chegam ao conhecimento da Central de Protesto de Títulos, é de cinco lesados por mês, mas o número deve ser bem maior. Entre as empresas que já caíram no golpe este ano, uma chegou a depositar R$ 100 mil na conta dos criminosos.

Para iludir suas vítimas, os estelionatários usam dados da dívida que são expostos em jornais locais de circulação diária. Segundo a supervisora da Central de Protesto de Títulos, Marli Pinto Trindade, é inevitável que os Tabelionatos de Protestos publiquem os editais de intimação, nos quais estão os nomes do credor e do devedor e o protocolo do processo.


“De posse desses dados, eles podem, inclusive, nos ligar e pedir mais informações sobre o título, o que não podemos negar. Além disso, com o protocolo, é possível acessar mais informações pela internet”, revela.

De acordo com a supervisora, as pessoas caem no golpe pela aparente veracidade das informações e por medo. “Eles ligam, ou mandam e-mail, dando todas as informações sobre a dívida; cobram o pagamento para o mesmo dia e ameaçam protestar o título e sujar o nome da pessoa”, conta.

Ela informa ainda que os tabelionatos cobram os devedores por correspondência registrada ou pessoalmente. Os editais só são utilizados quando os devedores não são localizados ou moram em cidade diferente de onde está estabelecido o credor

As vítimas descobrem que foram lesadas quando, ao realizarem uma compra ou pedirem dinheiro emprestado, são informadas de que seus nomes apresentam restrição. “É ai que elas entram em contato conosco, para comprovar que fizeram o pagamento e descobrem que não foi realizado”, conta Trindade.

Para ela, só a divulgação da fraude pode evitar o sucesso dos bandidos, que estão agindo também no Rio de Janeiro, Curitiba e Londrina. Ela acredita que o crescimento dos números de casos nos últimos anos se deve também a uma atuação fraca da polícia em relação a este tipo de crime.


“Eles têm telefone, e-mails, contas bancárias, ou seja, são muitas pistas para serem investigadas e parece que pouco tem sido feito”, ressalta.

ORIENTAÇÕES.

- Não efetuem nenhum tipo de depósito desta natureza, pois nenhum Tabelionato de Protesto de Títulos intima os devedores por telefone, nem por e-mails. Não os retornem, pois os e-mails podem conter vírus.

- As intimações de todos os Tabelionatos de Protesto são efetuadas mediante a sua entrega no endereço do devedor, com aviso de recebimento (AR), ou mediante EDITAL publicado em jornal local de circulação diária e afixado no tabelionato, quando o devedor não é localizado no endereço fornecido, ou for residente ou domiciliado fora da competência territorial do Tabelionato.

- Para efetuarem o pagamento dos títulos, os devedores devem se dirigir ao respectivo Tabelionato de Protesto, onde receberá o boleto para pagar nas agências do banco conveniado, ou solicitar informações e orientações cabíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário