segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

RISCO DO FORMOL É IGNORADO...

FONTE: Catiane Magalhães Repórter, TRIBUNA DA BAHIA.


Um dia depois de a principal revista eletrônica do país, o Fantástico, denunciar os riscos que rodam os tratamentos químicos para alisar cabelo, nada mudou na cabeça das mulheres que recorrem à técnica para ficar de bem com o espelho. Apesar de, ao longo de toda a semana, as chamadas para a matéria deste domingo terem sido veiculadas em tom de alerta, a procura por esse tipo de serviço ainda é grande.

A mulherada e muitos cabeleireiros ignoram o perigo e continuam a fazer uso de produtos com amônia e até formol para entrar na ditadura do cabelo liso à custa da própria saúde. Estes produtos podem causar sérios danos para quem usa e para quem aplica, pois especialistas afirmam que não só o contato com o couro cabeludo pode ser prejudicial, mas a própria inalação do componente.

Entre os problemas mais comuns aparecem as reações alérgicas, causadas pela irritação da pele, perda progressiva do cabelo, por enfraquecimento do fio ou corte químico, sensibilidade cutânea e até câncer.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a mistura de substância tóxica utilizadas no alisamento tem forte potencial cancerígeno, como é o caso do formaldeído, também conhecido como formol. Para o órgão, a concentração deste componente é um mistério para o consumidor, o que pode ser fatal quando em alta dosagem.

“Fiz a primeira vez e o resultado foi ótimo, não tive qualquer problema, mas, passado os seis meses, eu fui retocar a raiz meu cabelo caiu de forma assustadora. Além disso, tive irritação na pele e nas vistas. Não entendi como isso aconteceu, pois não troquei nem de profissional nem de marca. Hoje me arrependo amargamente, pois fiquei com o cabelo todo estragado, um liso artificial e não consigo de forma nenhuma voltar aos cachos de antes”, comentou a estudante Vanessa Lopes.

Segundo ela, os custos com o cabelo aumentaram sensivelmente, pois, além da manutenção, a estudante precisou recorrer a produtos e tratamentos mais caros para hidratar e estimular o crescimento.

“Ainda bem que não tive nada mais grave com a minha saúde, mas de qualquer forma foi frustrante, pois o cabelo é muito no visual de uma pessoa. Mexeu com a minha autoestima, me causou uma doença psicológica, pois eu já não tinha mais vontade de sair. Tudo que eu fazia no cabelo ficava feio, ressecado, sem vida”, define.

Solução para cabelo liso e saudável – As mulheres já podem respirar aliviadas. É possível ficar bonita com saúde. Para tanto, é preciso pesquisar bastante antes de se desfazer dos cachos. A dica é se submeter a procedimentos seguros e saudáveis. Poucos sabem, mas existe técnica que deixa o cabelo liso e sedoso com total segurança.

Trata-se da Escova Biológica, 100% natural, que tem revolucionado as técnicas de alisamento. Sem qualquer substância química, o procedimento alisa, trata, nutre e o mais importante: não lesa a saúde da mulher nem do cabeleireiro.

O personal hair design Fernando Sozza, do Spazio di Beleza Fernando Sozza, no Itaigara, detentor da técnica em Salvador, explica o porquê a escova biológica não agride. “O princípio ativo da escova biológica é uma proteína que já existe no fio de cabelo, por isso, além do processo de alisamento, ela provoca uma sedosidade, brilho e maciez, pois ele faz a reposição proteica, com 21 aminoácidos, 19 deles existentes no fio do cabelo”, conta.

Segundo ele, a nova técnica foi desenvolvida por um dos principais laboratórios de cosméticos do Brasil e pode ser usado sem restrições em crianças e gestantes. “Não é contra-indicado porque é natural, daí o nome biológico. Inclusive pode ser associado com o uso de uma química, a exemplo de coloração, permanente, luzes e mechas, o que as demais escovas de alisamento não permitem.


Isso ocorre porque o processo é de reposição proteica e não químico, o que nos permite um cabelo natural”, garante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário