quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

QUÍMICO DE PANELA ANTIADERENTE DIMINUI EFEITO DE VACINAS EM CRIANÇAS, DIZ ESTUDO...

FONTE: DE SÃO PAULO (www1.folha.uol.com.br).


Um novo estudo mostrou que uma classe de compostos químicos, usados para revestir panelas antiaderentes, está associado a uma menor resposta imunológica de vacinas em crianças. É o que mostra um estudo publicado no periódico "Journal of the American Medical Association".

Essa é a primeira pesquisa a descrever esse efeito em humanos. Estudos anteriores já haviam demonstrado que os compostos perfluorados (PFC, na sigla em inglês) suprimiam a resposta imune em ratos, mas as informações sobre os efeitos em pessoas eram insuficientes.

Os pesquisadores analisaram dados de crianças recém-nascidas entre 1999 e 2001. Cerca de 580 participaram dos exames seguintes e fizeram testes para verificar a resposta imunológica das vacinas contra tétano e difteria quando tinham cinco e sete anos. O nível do composto químico foi medido durante a gravidez e nas crianças de cinco anos.

Os resultados mostraram que a exposição ao químico estava associada a uma menor eficácia da vacina e a um risco maior de a criança ter níveis de anticorpos menores que o necessário para oferecer proteção a longo prazo.


Uma concentração duas vezes maior de três tipos dos compostos perfluorados estava associada a uma resposta imunológica 49% menor em crianças de sete anos.

Os pesquisadores, no entanto, não avaliaram se as crianças com resposta imunológica menor de fato desenvolveram tétano ou difteria mais tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário