terça-feira, 31 de janeiro de 2012

CONFIRA AS MANIAS QUE DESTROEM A BELEZA...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.


Você gasta uma fortuna no salão e na esteticista. Mesmo assim, não falta do que reclamar: o cabelo poderia deixar de cair e seria ótimo se as unhas crescessem de uma vez, sem quebrar tanto. Mas será que, em vez de vítima, você é a culpada de tudo isso? Muitos hábitos são o terror da beleza, e a gente cultiva todos eles sem nem perceber. Duvida?

Então confira abaixo as dicas do dermatologista Ademir Jr. Ao site Minha Vida. Com olhar atento, ele aponta e comenta as dez manias que mais sabotam sua imagem no espelho. Faça uma lista daquelas que, realmente, atrapalham sua autoestima e comece já um programa de recuperação.

CRAVOS E ESPINHAS – PREJUÍZOS: normalmente, você faz isso a qualquer hora e lugar, sem se preocupar com a higienização prévia da pele e muito menos das mãos e das unhas. Com isso, você contamina a pele com microorganismos que, em seguida, vão se transformar em novos cravos e espinhas, além de produzir marcas e manchas no rosto.

COMO cuidar: o ideal é fazer uma limpeza de pele por mês, removendo cravos e espinhas com um bom profissional e fazer uso diário de produtos de higienização específicos para cada tipo de pele. As marcas já existentes podem ser tratadas com cremes clareadores ou com aplicações de laser.

DORMIR COM MAQUIAGEM – PREJUÍZOS: somada à poluição, a maquiagem tampa os poros e impede a eliminação da oleosidade natural (que escapa pelos poros). Com isso, vão se formando rolhas de sebo, que dão origem a cravos e espinhas. Além disso, o mau hábito causa o envelhecimento precoce pela falta de oxigenação.

COMO CUIDAR: faça sempre uso de demaquilante, além de esfoliar a pele a cada 15 dias. Isso remove as células mortas e incentiva a renovação dos tecidos. Também aplique loções ou cremes de hidratação para o seu tipo de pele diariamente. E nunca se esqueça: passe o filtro solar antes da maquiagem ou prefira produtos que já contenham protetor na fórmula.

ESQUECER O FILTRO SOLAR – PREJUÍZOS: o envelhecimento precoce é o efeito mais sutil provocado pelo esquecimento do uso diário de proteção solar. O descaso ainda rende manchas da pele, acentua as marcas de expressão e deixa você exposto aos riscos de câncer de pele.

COMO CUIDAR: faça hidratações com esfoliação para remover as células mortas. Contra o envelhecimento, a solução está nas aplicações de laser e nos cremes antiidade, além de peelings voltados à renovação celular. Mas nada disso adianta caso você continue deixando o protetor empoeirar no armário. Aplique sempre no rosto, no colo e nas mãos (áreas que ficam expostas diariamente aos raios ultravioletas).

ROER AS UNHAS – PREJUÍZOS: o hábito de roer as unhas é chamado de onicofagia e, além do desastre estético, expõe você a uma série de riscos. Isso porque, levando os dedos à boca, os microorganismos que se acumulam sob as unhas têm acesso ao seu organismo e podem provocar uma série de doenças, desde infecções até verminoses. Você ainda desgasta o esmalte dos dentes, deforma as unhas e, ao retirar a pele em volta delas, machuca os dedos e favorece infecções na região

COMO CUIDAR: você pode prestar atenção e descobrir em que situações sente necessidade de roer as unhas, começando a se policiar. Algumas vezes, a ajuda de um psicólogo é necessária (em uma ou duas sessões, ele já consegue identificar a origem do problema e, se for só isso o que incomoda, você está de alta). Para proteger as unhas, use cremes específicos e tente ir à manicure semanalmente ou sempre que os esmaltes começarem a descascar: dá dó de roer as unhas feitas.

ESPREMER OS PELOS ENCRAVADOS.

PREJUÍZOS: manchas, marcas e inflamações na pele são os resultados da mania em espremer os pelos que dão trabalhar para romper os poros e nascer.

COMO CUIDAR: a primeira medida é trocar seu método de depilação. Se você usa a cera egípcia, experimente o método com roll-on. Lâminas e aparelhos elétricos também devem ser intercalados. Além disso, uma semana depois da depilação, esfolie a pele com um creme específico e uma esponja natural. Faça movimentos suaves sobre toda a pele, desentupindo os poros. Contra as manchas antigas, você pode pedir ao dermatologista sugestões de cremes clareadores. Mas o uso deles não é indicado no verão.

TOMAR BANHO – PREJUÍZOS: a água muito quente remove a oleosidade natural da sua pele, causando ressecamento, acelerando envelhecimento e provocando alergias em quem tem tendência para o problema. Mesmo nos dias muito frios, regule a temperatura do chuveiro no morno.

COMO CUIDAR: o uso de um bom hidratante depois do banho é fundamental. Ele ajuda a repor a oleosidade natural da sua pele, protegendo contra o ressecamento, a descamação e as rachaduras.

DESCASAR O ESMALTE – PREJUÍZOS: quando você raspa o esmalte, em vez de retirá-lo com removedor, acaba lixando a parte de cima das unhas, que enfraquecem. A camada de queratina eliminada faz com que elas se quebrem à toa e tenham mais dificuldade para crescer. Além disso, dependendo da força que você usa para raspar, as unhas passam a crescer com defeito (podem ser ranhuras ou uma espécie de baixo relevo, como se você tivesse prendido o dedo na porta) Como cuidar: sempre que for à manicure, peça para aplicar base fortalecedora nas unhas. Se possível, vá ao dermatologista e peça indicação de uma fórmula manipulada, específica para você

ESQUECER DE CORTAR O CABELO.

PREJUÍZOS: o descuido não impede seu cabelo de crescer, como muita gente pensa. Acontece que, sem a manutenção, as pontas acabam muito ressecadas ou tornam-se duplas. Com isso, os fios quebram com mais facilidade e você fica com a impressão de que seu cabelo não cresce.

COMO CUIDAR: faça hidratações em casa ou no salão de beleza a cada quinze dias, usando vitaminas e cremes específicos para o seu tipo de cabelo. Nunca espalhe os produtos na raiz, apenas do meio até as pontas. Permaneça com uma touca metalizada por meia hora e, na sequência, enxágue com água morna. E não deixe de ir ao cabeleireiro para cortar as pontas a cada três meses.

PASSAR CHAPINHA – PREJUÍZOS: pranchar fios molhados acaba com a força deles. O cabelo começa a quebrar facilmente e ainda perde o brilho. O cheiro de queimado que sobe quando você faz isso já denuncia que algo está errado.


COMO CUIDAR: o estrago é um dos mais difíceis de consertar. Faça máscaras de hidratação, no mínimo, uma vez por semana e vá ao cabeleireiro para eliminar as pontas queimadas. Se possível, também evite o uso do secador por uns quinze dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário