FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.
Durante o mês de outubro, mais de 6 mil mulheres que moram em Salvador poderão fazer mamografias gratuitas. Os atendimentos serão realizados a partir dessa segunda-feira (1º).
A iniciativa faz parte do Outubro Rosa, movimento internacional que estimula empresas, entidades e a população a trabalhar na prevenção e tratamento do câncer de mama.
Para a realização das mamografias, 3 unidades móveis do Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama disponibilizadas pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) estarão:
-- na Universidade do Estado da Bahia (Uneb), no Cabula;
-- no Hospital João Batista Caribé, no subúrbio ferroviário;
-- e no Hospital Especializado Dom Rodrigo de Menezes, em Cajazeiras.
Cada unidade móvel tem capacidade para fazer até 140 exames por dia, que serão realizados por técnicos da Clínica Delfin Imagem.
Para serem atendidas, as interessadas devem levar um documento oficial com foto e o cartão do SUS.
Se o câncer de mama for detectado, as mulheres terão tratamento garantido em unidades de alta complexidade em oncologia, com cobertura total de procedimentos cirúrgicos, quimioterapia e radioterapia.
Segundo o secretário da Saúde, Jorge Solla, a Bahia começou a fazer o rastreamento do câncer de mama no Outubro Rosa de 2011. Ele afirmou que já foram atendidas mais de 50 mil mulheres em 63 municípios.
De acordo com Vitor Rocha, presidente da Philips Health Care, empresa que participa do Outubro Rosa, a previsão do Instituto Nacional do Câncer (Inca) é de que 3 mil casos sejam detectados na Bahia neste ano, mil deles apenas em Salvador.
“A doença atinge principalmente o sexo feminino, que responde por 22% dos casos novos a cada ano. No Brasil, a estimativa do Inca, este ano, é o registro de mais 52.680 casos”, disse ele.
Prevenção no interior do estado - A secretária de Políticas para as Mulheres, Vera Lúcia Barbosa, falou que os resultados apresentados desde o ano passado pelo Programa de Rastreamento do Câncer de Mama mostram a importância da prevenção.
“Muitas mulheres procuram as unidades móveis no interior do estado, onde é mais difícil que as pessoas façam o exame preventivo”, afirma. Segundo ela, o rastreamento itinerante evita mortes e sequelas.
Outubro Rosa - Como parte do Outubro Rosa, o Elevador Lacerda será iluminado de rosa. O movimento surgiu na Califórnia (EUA), em 1997, e ganhou o mundo ao iluminar com holofotes cor-de-rosa monumentos como a Torre de Pisa, na Itália, e o Arco do Triunfo, em Paris, na França.
Nenhum comentário:
Postar um comentário