sexta-feira, 22 de março de 2013

TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA A PARTIR DE R$ 1.000 VAI CAIR NA CONTA NO MESMO DIA…


FONTE: Do UOL, em São Paulo (economia.uol.com.br).

Os clientes de bancos poderão fazer transferências de dinheiro mais rapidamente a partir desta sexta-feira (22). Depósitos a partir de R$ 1.000 serão transferidos no mesmo dia. Antes, era preciso depositar pelo menos R$ 2.000.

Isso será possível porque a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) reduziu o valor mínimo para a Transferência Eletrônica Disponível (TED) de R$ 2.000 para R$ 1.000.

A TED é mais rápida e faz com que o crédito entre na conta do destinatário no mesmo dia em que a transferência é solicitada. Em outras formas de movimentação financeira, como o Doc (Documento de Crédito), é preciso aguardar pelo menos um dia para a conclusão da operação.

Segundo a Febraban, os bancos estabelecem um valor mínimo para esse tipo de transferência para evitar que a TED gere uma demanda em excesso e sobrecarregue os sistemas de pagamento e de compensação das transações financeiras.

De acordo com a federação, investimentos em tecnologia na rede de comunicações entre os bancos permitiram a redução sucessiva desses limites nos últimos anos: de R$ 5.000 para R$ 3.000 em 2010, para R$ 2.000 em novembro de 2012 e, agora, para R$ 1.000.

Para transferências interbancárias abaixo de R$ 1.000, os clientes podem recorrer aos Docs, que têm valor limitado a R$ 5.000 por transação.

A Febraban informou ainda que as tarifas cobradas para a realização de TED variam de banco para banco, conforme a política comercial de cada um. Pela internet, a tarifa fica em torno de R$ 7. Na agência, um TED custa cerca de R$ 13.

Os preços das tarifas podem ser consultados no Sistema de Divulgação de Tarifas de Serviços Financeiros da Febraban.

SEIS DICAS PARA LIDAR COM GERENTES DE BANCOS:

01 - OS INTERESSES DO BANCO E DOS CLIENTES. O gerente de banco pode enfrentar um conflito de interesses. Ele deve atender as necessidades do cliente da melhor maneira possível, mas precisa cumprir as metas exigidas pelo banco em que trabalha.

02 - . A COBRANÇA DE METAS PELOS BANCOS. Os bancos lucram com produtos financeiros que não necessariamente vão satisfazer os desejos do cliente em um determinado momento ou são os mais adequados a seu perfil. A empresa também cobra de seus funcionários que vendam esses produtos.

03 - A OFERTA LIMITADA DE PRODUTOS. Em suas recomendações de investimentos, o funcionário do banco necessariamente está limitado aos produtos oferecidos pelo banco em que trabalha. O investidor também precisa ter essa limitação em mente ao conversar com o seu gerente de confiança.

04 - O NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO EM INVESTIMENTOS. O funcionário do banco pode ter um amplo conhecimento dos produtos financeiros oferecidos pelo banco, mas dificilmente é especializado em algum deles. Aplicar em ações, por exemplo, exige conhecimento especializado.

05 - PESQUISAR PARA PODER COMPARAR AS APLICAÇÕES. O cliente do banco pode levar em conta as recomendações do seu gerente de confiança, mas especialistas recomendam que faça a lição de casa em matéria de investimentos: pesquisar o custo dos produtos financeiros (as taxas cobradas pelos bancos) é uma das providências.

06 - A TECNOLOGIA PODE AJUDAR O CLIENTE DE BANCO. A Internet pode ser uma fonte de informações preciosa para o investidor, antes de uma conversa com seu gerente. Os bancos expõem em seus sites as taxas cobradas em várias aplicações financeiras, permitindo a comparação.

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