terça-feira, 26 de março de 2013

SAIBA COMO DIMINUIR 70% DE GORDURA DOS PRATOS TÍPICOS DA SEMANA SANTA...


FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.

     

Caruru, feijão fradinho, vatapá, moqueca de vários tipos, são delícias de dar água na boca, especialmente quando se trata de Semana Santa na Bahia.

Mas essas comidas também são consideradas vilões da saúde por conter alto teor de gordura. A substituição ou o simples fato de diminuir a quantidade de alguns itens utilizados no preparo podem fazer a diferença na qualidade do prato sem perder o sabor. A combinação dos pratos, seleção dos ingredientes e a forma de preparo são dicas algumas dos nutricionistas.

A coordenadora de nutrição do Hospital São Rafael, Rita Guiomar, afirma que é possível ter um prato tão saboroso quanto saudável.

“Só em diminuir o dendê, colocar menos castanha e retirar o amendoim. Para encorpar mais sabor, basta aumentar a quantidade de temperos como gengibre, alho, tempero verde e cebola”, recomenda a especialista.

Guiomar reforça ainda que o problema não está nos ingredientes, mas no consumo de todos os pratos em uma só refeição. É o excesso que deixa a comida não ideal para o consumo, principalmente para quem já tem problemas de saúde como as dislipidemias.

O cardápio pode ainda ser mais variado e não prejudicial à saúde, de acordo com a nutricionista. “Salada de quiabo com camarões frescos grelhados e azeitonas, substituindo o caruru. Ou mesmo o caruru sem excesso de dendê, castanha, amendoim e condimentos. Bacalhau, peixe ao forno ou ensopado, em vez de moqueca. Feijão fradinho sem acréscimo de condimentos. Usar pão em vez de farinha de trigo para fazer o vatapá. Usar azeite de oliva e urucum para dar cor na moqueca, em vez de dendê”, sugere a nutricionista.

Guiomar garante que com essas adaptações é possível reduzir, de forma significante, a gordura sem deixar a tradição gastronômica de lado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário