segunda-feira, 21 de junho de 2010

ESTADO INVESTE NA MODERNIZAÇÃO DA SEGURANÇA PÚBLICA...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.

Para combater o crime organizado, um fenômeno mundial que está desafiando fronteiras e limites institucionais, o Governo do Estado da Bahia vem trabalhando em várias frentes, nos últimos três anos e meio, para dotar as polícias Civil, Militar e Técnica de recursos que as coloque no mesmo patamar dos melhores aparelhos de segurança do Brasil e de outros países. A meta está sendo buscada com a ação contínua da Secretaria de Segurança Pública (SSP).
Os exemplos estão na modernização e atualização da estrutura física de delegacias e quartéis, incluindo tecnologia da informação (rede de dados, internet etc.); na renovação da frota de viaturas, motocicletas e aeronaves; na aquisição de armas, munição e equipamentos de proteção, como coletes à prova de bala; na contratação e treinamento de pessoal para as três forças; e na implantação de programas de patrulhamento ostensivo, como, por exemplo, o Ronda no Bairro, já presente nas regiões de Tancredo Neves, Subúrbio Ferroviário, Pau da Lima, na capital, e Feira de Santana.
Mas, em meio aos mais de seis mil novos policiais que começam a ir às ruas e os mais de 1.800 novos carros a reforçar as rondas no estado, um novo elemento promete mudar definitivamente o perfil da polícia baiana: o investimento em recursos científicos e tecnológicos. Para tanto, foram investidos R$ 11 milhões para a aquisição do Sistema Tetra de Telecomunicação Digital, uma nova ferramenta de segurança criada na Europa, que se tornou fundamental nas principais polícias do mundo.
O Sistema é dotado de 15 sites, ou estações de rádio, que tornam perfeita a comunicação das polícias em qualquer ou de qualquer ponto da capital e da Região Metropolitana de Salvador. O rádio de comunicação padrão tetra é digital e dispõe de sistema de localização GPS, possibilitando que a Central de Polícia direcione as viaturas para o local desejado com mais rapidez.
Além da Bahia, só o Rio de Janeiro e a Força Nacional de Segurança Pública possuem um sistema semelhante no país. Vale a pena lembrar, que, além das viaturas da polícia, os veículos que servem ao Corpo de Bombeiros também estão equipados com os novos rádios de comunicação. Depois de comprovada a sua eficiência em Salvador e RMS, o Sistema está em processo final de implantação em outros 22 centros regionais de comunicação no interior. Esses recursos tornam mais ágil e mais eficaz o atendimento ao cidadão do serviço de emergência policial.
DELEGACIA DIGITAL – Instalada em 2008, a Delegacia Digital inovou, conciliando comodidade e segurança para a população baiana. Pela internet, os usuários podem comunicar ocorrências não-delituosas, como desaparecimento de pessoas, perda e extravio de documentos, além de ocorrências delituosas, a exemplo de furto de objetos e documentos e furto de veículos.
A Delegacia Digital funciona 24 horas, dispondo de cinco equipes, cada uma com um delegado e quatro agentes. Depois de feita a ocorrência, a pessoa recebe um correio eletrônico confirmando o registro, permitindo a impressão da Certidão de Registro de Ocorrência. O queixoso pode, inclusive, obter a segunda via do documento, caso seja necessário.
A queixa pode ser realizada pelo site da Delegacia Digital, (www.delegaciadigital.ssp. ba.gov), ou por meio do link da unidade virtual, disponibilizado no site da SSP (www.ssp.ba.gov.br). A Delegacia Digital, aliás, cumpriu importante papel durante o período de 19 de maio a 8 de junho, tempo em que durou a greve nacional da Polícia Civil, recebendo o registro de ocorrências.
ESTRUTURA.
Aproximadamente 1,8 mil viaturas, entre carros, caminhões de combate a incêndio, caminhonetes, veículos de transporte de cadáveres e motos, foram adquiridas como parte do processo de reaparelhamento das polícias, todas já equipadas com GPS. Além disso, 326 motocicletas e cinco carros elétricos foram adquiridos para reforçar o patrulhamento ostensivo. Foram comprados também 1.205 armamentos e 5.284 coletes, equipamentos de proteção individual indispensáveis para a atividade policial.
Outro importante investimento foi a compra do helicóptero modelo Esquilo AS350, prefixo PR-HPM, equipado com sistema VMD (equipamentos e leitura do painel todo digitalizado), câmera, farol de busca e capacidade de conduzir seis policiais durante as operações. O novo helicóptero soma-se às outras duas aeronaves e a mais dois aviões que compõem a frota do Grupamento Aéreo da PM, ampliando a sua capacidade operacional. Os equipamentos são utilizados no policiamento ostensivo, patrulhamento, repressão ao crime organizado, salvamento, resgate, ações de combate a incêndio florestal, ações de repressão a crimes ambientais, dentre outras iniciativas.
Sete delegacias foram implantadas: cinco Deams (delegacias especiais de atendimento à mulher) – Porto Seguro, Paulo Afonso, Alagoinhas, Jequié e Salvador (Periperi) – e duas delegacias de polícia territorial – Portão (Lauro de Freitas) e Monte Gordo (Camaçari); além de uma Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Corpin), em Santa Maria da Vitória.
Setenta e nove delegacias e uma unidade do Departamento de Polícia Técnica (DPT) foram informatizadas na capital e no interior, com aquisição de 3.870 equipamentos, além de infraestrutura de rede de dados, acesso à internet e a modernos sistemas de investigação e inteligência policial. O Sistema de Identificação Civil (Siida) foi outra novidade da SSP. Através dele podem ser feitas pesquisas das impressões digitais, em consulta de banco de dados nacional, integrado ao DPT.
O sistema já está em funcionamento no SAC RMS e do interior, nos municípios de Lauro de Freitas, Candeias e Camaçari, e de Jequié, Senhor do Bonfim, Teixeira de Freitas, Ilhéus, Itabuna, Vitória da Conquista, Santo Antônio de Jesus, Eunápolis, Feira de Santana, Barreiras, Porto Seguro, Alagoinhas, Jacobina e Juazeiro.
POLICIAMENTO REFORÇADO.
Já estão nas ruas 3.325 novos soldados incorporados à PM, atuando no policiamento ostensivo. Mais 3,2 mil PMs foram convocados para o início do curso de formação em 29 de dezembro de 2009, com conclusão em dezembro deste ano. Durante esse período, foram também nomeados para a Polícia Civil 44 delegados, 147 investigadores (agentes) e 111 escrivães, alguns remanescentes de concursos antigos, como o de 1997.
Outros 17.781 policiais foram capacitados (14.536 da Polícia Militar, 2.212 da Polícia Civil e 1.033 do DPT) em cursos nas áreas de direitos humanos, gestão organizacional, tecnologia da informação, técnicas e táticas policiais, capacitação de corregedores, capacitação em inteligência policial, formação em policiamento comunitário, investigação policial, perícia, administração legal do uso da força policial, defesa pessoal e tiro. Para os setores administrativos, visando liberar os policiais que realizavam esses serviços para o reforço do policiamento nas ruas, foi realizado um processo de seleção que aprovou 650 jovens, de 18 a 23 anos, que os substituíram nessas funções.
Além das contratações, a SSP intensificou as ações da Corregedoria, fortalecendo a punição a atos de abuso de poder e violência. Entre 2007 e 2009, foram exonerados 229 policiais e cinco comissões permanentes foram criadas, sendo quatro em Salvador e uma no interior, para apuração de processos administrativos disciplinares.
RONDA NO BAIRRO – O programa Ronda no Bairro tem como objetivo diminuir o tempo de resposta da polícia em situações de violência. Instalado em 2008 nas regiões de Tancredo Neves e subúrbio ferroviário de Salvador, apresenta redução dos índices de criminalidade. Hoje, o programa já beneficia também a população da região de Pau da Lima e de 25% da cidade de Feira de Santana.
As áreas de atuação são divididas e patrulhadas 24 horas por duas viaturas (automóvel e motocicleta), que podem ser acionadas através de ligação telefônica. Cada equipe trabalha com o número correspondente daquela área, e assim que é acionada chega de imediato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário