terça-feira, 8 de junho de 2010

HGPV INOVA COM LINHA DO CUIDADO À MAMA...

FONTE: HGPV (hgpvjequie@gmail.com).
O Hospital Geral Prado Valadares dá mais um passo à frente do seu tempo com a implantação da Linha do Cuidado à Mama, único serviço em instituição pública do SUS na cidade de Jequié, com abrangência microrregional.
A linha do cuidado completou dois meses em atividade em 31 de maio, e já realizou 128 primeiras consultas em mastologia, 57 consultas de retorno, 12 punções aspirativas com agulha fina, 5 biópsias de fragmento [CORE BIOPSY], 9 cirurgias de mama, 82 mamografias, 4 compressões localizadas por mamografia, 1 magnificação por mamografia e 5 retiradas de pontos.Neste período já foram confirmados 3 carcinomas e aguarda 11 resultados de procedimentos cirúrgicos e 12 de punções.De acordo coma médica mastologista Drª. Jackeline Guidoux, já existem 14 cirurgias marcadas para este mês de junho: 10 exéreses de nódulos, 1 setorectomia, 1 exérese de glândula mamária axilar acessória, 1 mastectomia radical modificada e 1 quadrantectomia com dissecção axilar. “O levantamento de patologias benignas e malignas de acordo com o número de atendimento já está sendo realizado, assim como a estatística dos resultados mamográficos”, completa a médica.De acordo com Drª. Jackeline Guidoux este serviço é de fundamental importância, uma vez que visa a realização de diagnóstico precoce, em fase inicial do câncer mais freqüente em mulheres, que é o de mama, permitindo tratamentos cada vez mais conservadores e eficientes, o que aumenta a sobrevida das pacientes; além disso, estamos fazendo prevenção do CA de mama e tratando patologias benignas, o que era carência em nosso município e em nossa região.“Já foram diagnosticados alguns casos de CA de mama, desses; 4 pacientes já foram operadas, algumas delas já estão em tratamento oncológico adjuvante, outras em neoadjuvante, 128 mulheres foram avaliadas pelo especialista, a maioria com patologias benignas, o que até então só era possível em outras localidades. Nossas pacientes têm acesso aos exames necessários para sua melhor avaliação, como mamografia e ultrassonografia, exame anátomo patológico, além de Raio-x, exames laboratoriais, entre outros”, informa a Drª. Jackline.“Aquelas que têm patologias cirúrgicas, estão fazendo todos os exames pré-operatórios em nosso serviço, assim como o risco cirúrgico com o cardiologista; além disso, contamos com a parceria com o serviço de Internação Domiciliar do HGPV, o qual acompanha nossas pacientes nos cuidados pós-operatórios quando necessário. Tudo isso só está sendo possível porque contamos com uma equipe multiprofissional, focada no nosso principal objetivo, que é oferecer atendimento de qualidade e humanizado para todos os pacientes”, completa a médica mastologista Jacklene Guidoux.De acordo com o diretor geral do HGPV, Gilmar Vasconcelos, a linha do cuidado à mama do HGPV representa um ganho sem igual para os homens e mulheres da microrregião de Jequié, graça à decisão da equipe do HGPV, disponibilidade da médica mastologista e demais profissionais envolvidos, e ao apoio da Secretaria Estadual de Saúde da Bahia.
OBS.: MATÉRIA E FOTO ENCAMINHADAS POR E-MAIL PELO SENHOR GILMAR VASCONCELOS, DIRETOR DO HOSPITAL PRADO VALADARES,. JEQUIÉ – BAHIA – BRASIL, A QUEM AGRADEÇO A GENTILEZA E COLABORAÇÃO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário