segunda-feira, 21 de junho de 2010

MÉDICA SUGERE QUE PROFISSIONAIS DEVEM ALERTAR PACIENTES SOBRE CELULAR E DIREÇÃO...

FONTE: Por Roni Caryn Rabin, The New York Times (noticias.uol.com.br).

Médicos de família sempre perguntam aos seus pacientes se eles fumam, prestam atenção no que comem, se lembram de usar o cinto de segurança. Agora, num artigo publicado no “The New England Journal of Medicine”, uma médica sugere acrescentar uma pergunta à ladainha: Você dirige e envia mensagens de texto ou fala pelo celular?
A médica, a Dra. Amy N. Ship, médica e professora-assistente do Harvard Clinical and Translational Science Center, pediu que seus colegas iniciassem essas discussões, afirmando que elas merecem o tempo e o esforço.
“É uma forma tão fácil de manter as pessoas saudáveis – é prevenção, está ao nosso alcance”, disse Ship em recente entrevista. “Como médicos, temos a oportunidade de aconselhar os pacientes. É um poder enorme e devemos tirar proveito disso”.
Em seu artigo, Ship conta que muitas vezes inicia a discussão perguntando se os pacientes dirigem e enviam mensagens de texto ao mesmo tempo, usando isso como uma abertura para mencionar que falar ao telefone na verdade causa mais acidentes. Quando os pacientes perguntam por que uma conversa por celular pode ser mais perigosa que conversar com um passageiro no carro, Ship fala sobre as dificuldades de realizar várias tarefas ao mesmo tempo.
“Quando os pacientes não estão convencidos”, ela disse, “eu pergunto: Como você se sentiria se seu cirurgião falasse no telefone – através de um fone de ouvido, é claro – enquanto operasse você?’”

© 2010 New York Times News Service

Nenhum comentário:

Postar um comentário