sábado, 5 de junho de 2010

MODOS DO BRASILEIRO GUIAR NO TRÂNSITO É TEMA DE CONGRESSO...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.

"Trânsito e Comportamento: o caso do Brasil". Esse será o tema da palestra do antropólogo e escritor Roberto DaMatta, que vai apresentar dados e debater as particularidades do modo de dirigir dos brasileiros. Essa será a principal apresentação no primeiro dia do III Congresso Brasileiro de Centros de Formação de Condutores e Educação para o Trânsito. O evento acontece nos dias 7 e 8 de junho no Fiesta Bahia Hotel, em Salvador, com a temática Educação para o trânsito frente às novas tecnologias.
Fruto do Projeto CFC de Qualidade, idealizado pelo Sebrae em parceria com o Sindicato das Auto-Escolas e Centros de Formação de Condutores da Bahia (Sindauto/BA), o congresso é dirigido a diretores e instrutores de Centros de Formação de Condutores (CFC’s), além de educadores e profissionais dos órgãos do sistema nacional de trânsito. A expectativa dos organizadores é atrair mais de 1300 participantes.
Além da apresentação de DaMatta, o consultor César Urnahni, piloto de testes, pesquisa e desenvolvimento da Pirelli e do programa Auto Esporte, da TV Globo, também vai ministrar palestra no dia de abertura do congresso, com o tema é Direção Segura. O congresso vai abordar também outras questões relacionadas ao trânsito, como saúde, urbanismo, qualificação profissional, e número de acidentes, inclusive envolvendo motociclistas.
De acordo com o consultor do Sebrae, Márcio Maia, o Projeto CFC de Qualidade proporcionou resultados positivos para os Centros de Formação de Condutores das regiões metropolitanas de Salvador e Feira de Santana. “O Sebrae atuou como um agente integrador entre as instituições que antes trabalhavam a questão do trânsito separadamente. O resultado disso é inovador e deve servir de exemplo a todos os segmentos”, disse. O congresso tem apoio institucional do Detran, Fenasdetran, Transalvador, Feneauto, Sest/Senat e Ufba.
SEGUNDA-FEIRA, 07/06

10h50 – Perspectiva da Educação Tecnológica na Universidade (Naomar Monteiro de Almeida – Reitor da Ufba)

11h40 – Trânsito e Comportamento: o caso do Brasil (Roberto DaMatta - Professor titular da PUC do RJ, Ph.D em Antropologia pela Universidade de Harvard)
14h – Como Será o Amanhã? (José Hamilton Sampaio – Mestre em Marketing e Consultor do Sebrae)

16h – Direção Segura (César Urnhani - Piloto de Testes da Pirelli e Consultor do Programa Auto Esporte da TV Globo)

16h50 –
A importância dos CFC’s para a sociedade (Osmar Serraglio – Deputado Federal, advogado e professor universitário, mestre em Direito do Estado)

17h40 – Qualificação técnica e profissional do CFC e Educadores de Trânsito (José Leles De Souza - Doutorando em Engenharia de Transportes pela USP, presidente do Instituto de Certificação e Estudos de Trânsito e Transportes – Icetran)
TERÇA FEIRA, 08/06

8h – Motociclista: O Que fazer para Evitar os Acidentes depois de Tudo o Que Você já Sabe? (Major Antônio Fernando Azevedo – Comandante do Esquadrão de Motociclista Águia da PM/BA)
9h40 – Projeto político pedagógico para CFC’s e escolas (Maria Ricardina Sobrinho de Almeida - Doutora em Science Politique Université Paris I Panthéon-Sorbonne)

10h50 –
Seu Carro, sua casa sobre rodas, que tipo de motorista você é? (Neuza Corassa – psicóloga e autora do livro “Vença o Medo de Dirigir – como superar-se e conduzir o volante da própria vida”)
11h40 – Mobilidade Urbana e Suas Saídas (Franscisco Ulisses Santos Rocha – Mestre em arquitetura e urbanismo - Chefe de Gabinete da Transalvador)
16h – Tudo o que você precisa saber sobre as infrações de trânsito” (Ricardo Alves da Silva - Pós Graduado em Gestão e Segurança no Trânsito, Professor da Cadeira de Municipalização do Trânsito e Legislação de Trânsito, no Curso Superior de Administração no Trânsito, na UNOESC)
16h50 – A Saúde do Motorista Profissional (Dr. Dirceu Rodrigues Alves Junior – médico com pós-graduação em Medicina Aeroespacial, Medicina do Trabalho e Medicina de Tráfego, Diretor de Comunicação e do Departamento de Medicina Ocupacional da ABRAMET)
17h40 – Dilemas e desafios do empreendedor na segunda década do século XXI (Paulo Manso Cabral - Diretor de Operações do Sebrae, membro do Conselho de Responsabilidade Social Empresarial da Federação das Indústrias do Estado da Bahia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário