sexta-feira, 1 de outubro de 2010

HEMORRÓIDA (PARTE DOIS)...

QUAIS OS TIPOS DE HEMORRÓIDAS?
Há dois tipos de hemorróidas, as internas e as externas.
Hemorróidas internas representam os mamilos hemorroidários que têm origem no interior do reto e podem ou não se exteriorizar através do ânus. Os principais sintomas das hemorróidas internas são dor e prolapso (exteriorização dos mamilos ao esforço evacuatório).
Hemorróidas externas são os mamilos recobertos por pele do ânus e são visíveis à simples inspeção do ânus. A trombose hemorroidária é mais frequentemente uma complicação da doença hemorroidária externa e se manifesta por intensa dor e inchaço dos mamilos trombosados.
QUAIS OS SINTOMAS?
Os sintomas mais freqüentes são:
• Sangramento indolor às evacuações;
• Prolapso (sensação dos mamilos hemorroidários se exteriorizando após a evacuação ou após qualquer esforço abdominal do tipo correr, levantar peso ou, nos casos mais graves, até mesmo andar!);
• Coceira e secreção nas vestes resultantes de mamilos volumosos exteriorizados;
• Dor anal. A ocorrência de dor no ânus em pacientes com hemorróidas não é comum. Pode ser indicativa de associação com outras doenças, como a fissura anal ou o abscesso anal (este último requer drenagem cirúrgica imediata do pus). Ou ainda pode significar a ocorrência de trombose.
A maioria dos pacientes se assusta demasiadamente quando se emprega o termo trombose. Isso decorre da associação que se faz com os quadros de trombose venosa das pernas, que nada têm a ver com trombose hemorroidária. A trombose hemorroidária resulta da interrupção do fluxo de sangue no interior das hemorróidas. A causa é mais freqüentemente uma evacuação endurecida ou, ao contrário, uma evacuação diarréica. A maioria dos casos de trombose é tratada com sucesso, sem necessidade de cirurgia.

A suspeita levantada a partir desses sintomas deve ser comprovada pelo exame proctológico.
O exame proctológico é o exame do ânus e da porção final do intestino grosso.
É realizado no consultório do médico especialista em Proctologia.
As hemorróidas são identificadas ao simples exame da região anal e pela anuscopia (a anuscopia proporciona a visualização direta do interior do ânus e do reto por meio da passagem de um equipamento especialmente lubrificado através do ânus, sem necessidade de qualquer preparo ou sedação).
Em tempo: o exame proctológico pode ser um pouco constrangedor, mas é indolor!
HÁ PREVENÇÃO?
A forma mais eficaz de prevenir o aparecimento de hemorróidas é combater a constipação intestinal.
Favoreça a alimentação que inclua grandes quantidades diárias de fibra alimentar (presente em legumes, verduras e cereais) e tome muita água.
QUAL É O TRATAMENTO?
Sintomas pouco intensos podem ser eficazmente atenuados por modificações dietéticas (aumento da ingesta de líquidos e de fibras, tais como as presentes nos legumes, verduras, cereais e frutas).
Essas medidas são mais eficazes para pacientes que são constipados ou realizam esforço acentuado durante a evacuação.
Para os pacientes que experimentam pequeno alívio após a correção do hábito intestinal ou para aqueles portadores de sintomas recorrentes, os tratamentos ditos conservadores (intervenções realizadas mais freqüentemente em consultório) ou mesmo o tratamento cirúrgico se impõem.
Os tratamentos ditos “conservadores” ou não-cirúrgicos são intervenções praticadas pelo médico especialista mais freqüentemente em consultório. Ambos os tratamentos são realizados mediante algum desconforto, mas podem ser aplicados em consultório, dispensando a necessidade de anestesia.
Só podem ser utilizados exclusivamente em hemorróidas internas.
O tempo e a prática ética da Medicina consagraram duas modalidades principais:
1. Ligadura elástica: através do anuscópio, uma pequena banda elástica é aplicada sobre o mamilo hemorroidário de forma a estrangulá-lo. O elástico e o mamilo caem após alguns dias;
2. Fotocoagulação com raios infravermelhos: com o emprego de uma pistola que conduz luz infravermelha, a energia é dirigida sobre os mamilos hemorroidários, selando os vasos que constituem as hemorróidas e levando à necrose e à regressão do mamilo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário