segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

FONTE: Super, TRIBUNA DA BAHIA.
Nesse verão sem dó, vale, além de não esquecer o protetor solar (olha aí o CIÊNCIA MALUCA brincando de ser politicamente correto), tomar muito cuidado com o bolso. A dica é de pesquisadores das universidades de Alberta e de Winnipeg, no Canadá. Sim, o sol faz a gente gastar mais.
Eles analisaram um bocado de dados para chegar a esta conclusão. Primeiro, cruzaram seis anos de registros das vendas diárias de uma loja varejista com o clima de cada dia (e, nos dias de sol, o faturamento era maior). Depois, observaram os hábitos de consumo de 33 participantes por cerca de um mês, sob diferentes condições climáticas (e eles gastavam mais nos dias ensolarados).
Por fim, testaram se voluntários eram mais propensos ao consumismo sob a luz artificial de uma lâmpada, que simulava a do sol (e sim, eles eram). Não ficou dúvida. “Conforme a exposição à luz solar aumenta, (…) os gastos do consumidor tendem a aumentar”, aponta o estudo.
A explicação está na influência imensa que o tempo exerce sobre o nosso humor. Quando está frio, chovendo, nevando, tendemos a ficar mais quietos e saímos menos de casa. Mas quando o sol sai, a gente sai também.
E, batendo perna e vendo o dia bonito por aí, se empolga mais facilmente com as coisas. E abre mais a mão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário