terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

PRIMEIRA CIRURGIA POR VÍDEOARTROSCOPIA NO HGPV...

FONTE: HGPV (hgpvjequie@gmail.com).
O Hospital Geral Prado Valadares em Jequié realizou na última sexta-feira 18, a primeira cirurgia ortopédica de joelho por vídeoartroscópio.O procedimento de reconstituição cirúrgica de ligamento de joelho foi realizado no paciente JRC, 21 anos, pelo médico ortopedista e traumatologista especialista em joelho, Arlyson Antonio Lordelo Almeida, pertencente ao Serviço de Ortopedia e Traumatologia do HGPV.
De acordo com o médico Arlyson Almeida a lesão sofrida pelo paciente JRC é das mais graves e raras por atingir também o ligamento cruzado posterior, “esta primeira cirurgia foi preparatória para mais duas subseqüentes, que serão realizadas aqui no HGPV”, informa.

“Acredito que ficarei bom e retomarei minha vida normal, depois da cirurgia Dr. Alyson já me visitou duas vezes, sei que ainda não terminou, mas acredito que tudo vai dar certo”, disse o paciente JRC.

“A cirurgia artroscópica possibilita ao paciente muito mais rápida recuperação que as cirurgias abertas”, refere Jorge Abdo, diretor do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do HGPV.“Avanços como este coloca o Prado Valadares no lugar que precisa estar: a frente do seu tempo”, disse o diretor do HGPV, Gilmar Vasconcelos.

ASTROSCOPIA.
Artroscopia é um procedimento cirúrgico que o ortopedista utiliza para visualizar, diagnosticar e tratar problemas dentro de uma articulação.No procedimento artroscópico, o cirurgião ortopedista faz pequena incisão na pele do paciente para inserir instrumentos semelhantes a canetas que contém pequenas lentes e um sistema de iluminação das estruturas do interior da articulação.
A luz é transmitida através de fibras ópticas até a ponta do artroscópio inserido na articulação. A conexão do artroscópio a uma mini-câmera de televisão permite ao cirurgião visualizar o interior da articulação.
A mini-câmera conectada ao artroscópio transmite a imagem para uma tela de televisão, auxiliando o cirurgião a visualizar as estruturas, a exemplo da cartilagem articular e ligamentos do interior da articulação.
As cirurgias corretivas são realizadas com a introdução de instrumentos especialmente desenhados através de incisões acessórias. Inicialmente, a artroscopia era uma simples ferramenta diagnóstica para o planejamento das cirurgias “abertas” convencionais.
Com o desenvolvimento de melhores instrumentos e técnicas cirúrgicas, muitas patologias podem atualmente ser tratadas pela artroscopia.

OBS.: MATÉRIA E FOTOS ENCAMINHADAS PRO E-MAIL PELO SENHOR GILMAR VASCONCELOS, DIRETOR DO HOSPITAL PRADO VALADARES, JEQUIÉ – BAHIA – BRASIL, A QUEM AGRADEÇO A GENTILEZA E COLABORAÇÃO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário