quinta-feira, 31 de março de 2011

ESTRESSE EMOCIONAL DÓI TANTO QUANTO DOR FÍSICA, DIZ ESTUDO...

FONTE: DA ASSOCIATED PRESS (www1.folha.uol.com.br).

Um estudo norte-americano indica que acontecimentos sociais ou psicológicos são detectados em áreas do cérebro que também correspondem à dor física.

A pesquisa tomou como base as reações de 40 voluntários que, no período anterior de seis meses, tinham passado pelo fim de um relacionamento amoroso contra a sua vontade --em outras palavras, foram rejeitados.

Os cientistas apresentaram quatro cenários para o grupo analisar. Ver a foto de um parceiro e, ao mesmo tempo, pensar no fim da relação; ver a foto de um amigo e pensar em uma situação positiva vivida com ele; sentir um toque gentil e quente provocado por um aparelho preso ao braço e, finalmente, sentir uma queimação de dor gerado pelo mesmo aparelho, mas que não fosse forte o suficiente para provocar danos físicos.

As duas situações de dor --a perda do namorado e a queimação-- provocaram uma reação nas mesmas regiões cerebrais, descobriu o estudo.

A conclusão a que chegou o professor de psicologia Ethan Kross, da Universidade de Michigan, e seus colegas, é que o estresse emocional, como a perda de uma pessoa querida, afeta as pessoas da mesma maneira se fosse um ato físico.

Segundo os pesquisadores, essa descoberta pode ser útil no auxílio de pessoas que são afetadas por sentimentos de perdas e rejeições.

CÁRIES SÃO CONTAGIOSAS, ALERTAM DENTISTAS...

FONTE: VEJA, TRIBUNA DA BAHIA.

É comum colocar no consumo de doces a culpa pelo surgimento de cáries nos dentes. Mas o que nem todo mundo sabe é que o açúcar não é o grande vilão deste problema. As cáries podem ser transmitidas de pessoa a pessoa, como ocorre com gripes e resfriados.


As cáries são causadas, principalmente, por bactérias que aderem aos dentes e se alimentam das partículas que sobraram da sua última refeição. Um dos subprodutos criados por elas é um ácido que provoca a degeneração dentária.


Assim como o vírus da gripe é contagioso, as bactérias causadoras dessas cáries também o são. E os mais vulneráveis a elas são as crianças. Estudos comprovam que é comum entre os pequenos o surgimento de cáries provocadas por bactérias que estavam no boca de pessoas próximas.


O exemplo mais comum são os casos em que as mães decidem provar a comida dos filhos para verificar se o alimento não está quente demais.


A dentista Margaret Mitchell, de Chicago, explica que a transmissão também pode ocorrer entre casais. "Uma vez, uma paciente de aproximadamente 40 anos, que nunca havia tido uma única cárie, apareceu com duas cáries de uma vez, já começando a desenvolver uma gengivite", afirma.


Foi quando Margaret descobriu que sua paciente havia começado a namorar um rapaz que não ia ao dentista havia 18 anos e sofria de gengivite.


Para diminuir o risco de contração de cáries, a especialista recomenda o uso frequente de fio dental e bastante escovação, além de chicletes isentos de açúcar, pois estimulam a salivação, limpando as placas e as bactérias.

NA CHINA, MENINO DE 4 ANOS PESA 64 KG...

FONTE: DE SÃO PAULO (www1.folha.uol.com.br).

Os pais de Lu Zhihao, 4 anos, não sabem mais o que fazer. Ele ganhou 10 kg no ano passado e agora soma 62 kg.

De acordo com o jornal inglês "Daily Mail", o menino nasceu com peso normal (2,6 kg) e começou a engordar de forma descontrolada já aos três meses de idade.


Hoje, ele costuma comer três tigelas de arroz no jantar e chora se os pais lhe negam comida. Mas, segundo a mãe, Chen Yuan, e o pai, Lu Yucheng, o menino engorda mesmo quando eles restringem sua alimentação.


Os pais, que têm peso normal, temem que ele sofra bullying quando ficar mais velho. Segundo o jornal, a família instalou uma cesta de basquete no quintal de casa para que o menino se exercite.


Mesmo enquanto está jogando, ele chupa pirulito. Os pais já levaram Lu a três hospitais. Um deles disse até que o menino tinha um tumor no cérebro, diagnóstico não confirmado pelos outros dois.


"Os médicos disseram que seus hormônios estão em níveis normais. É difícil saber por que ele está tão grande", afirmou o pai, segundo o jornal inglês.


"Nossa maior esperança é de que, um dia, Lu fique magro."

COQUETEL DE REMÉDIOS SE MOSTRA PROMISSOR CONTRA HEPATITE ‘C’...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.

Um coquetel de três medicamentos, incluindo uma nova droga, o Boceprevir, se revelou mais eficiente que as atuais terapias contra a hepatite C, aponta um estudo clínico divulgado nesta quinta-feira. Os resultados dos testes clínicos serão publicados amanhã na revista especializada New England Journal of Medicine.


"Este estudo representa um progresso notável. Potencialmente, será possível curar pessoas com hepatite C que não respondem às terapias já existentes", afirmou Stuart Gordon, um dos encarregados do serviço de hepatologia do hospital Henry Ford de Detroit (Michigan) e um dos autores do estudo.


"Em breve vamos dispor de um novo tratamento padrão para pacientes com hepatite C", disse Gordon, assinalando que o estudo abre caminho para "uma nova era de desenvolvimento de antivirais para tratar a doença".


Durante a pesquisa, os médicos analisaram mais de mil pacientes, em vários países, e compararam a nova terapia à antiga, que emprega apenas duas drogas, o Peginterferon e a Ribavirina (Rebetol).


Um grupo de controle recebeu apenas Peginterferon e Ribavirina durante 44 semanas, enquanto um segundo grupo obteve o mesmo tratamento acrescido do Boceprevir durante 32 semanas.


Um terceiro grupo foi tratado com as três drogas durante 44 semanas.Os participantes dos dois grupos tratados com Boceprevir mostraram taxas bem mais elevadas de resposta viral firme, com o desaparecimento do vírus do sangue.


A taxa foi de 59% e 66% nos grupos 2 e 3, respectivamente, contra 21% no grupo de controle.

DISFUNÇÃO ERÉTIL PODE SER SINTOMA DE DOENÇA CARDIOVASCULAR...

FONTE: DA EFE (www1.folha.uol.com.br).

A disfunção erétil, que em maior ou menor medida afeta dois milhões de espanhóis --aproximadamente 40% dos homens com mais de 40 anos-- é um importante sintoma de possíveis doenças cardiovasculares, já que pode avisar sobre uma patologia cardíaca com até três anos de antecedência.

Um total de 93% dos pacientes com alguma doença cardiovascular, principal causa de morte na Espanha, sofrem de disfunção erétil, uma patologia ainda mais frequente à medida que os homens envelhecem.

Por isso, a Fundação Espanhola do Coração (FEC), a Fundação para a pesquisa em Urologia (FIU) e a Sociedade Espanhola de Médicos de Atendimento Primário (SEMERGEN), junto aos laboratórios Lilly, realizaram uma campanha para conscientizar os homens sobre a necessidade de comparecer ao médico quando começarem a notar problemas em relação ao sexo.

Segundo os promotores da campanha, apenas dois de cada dez homens com disfunção erétil consultam um especialista.

"O restante esconde, porque sente vergonha. Normalmente, são seus parceiros que dão o primeiro passo", destacou o presidente da FEC, doutor Leandro Plaza.

"Por você, por mim, pelo sexo com coração" é o lema de uma iniciativa que busca insistir que o sexo "praticado com precaução" não é contraindicado após uma doença cardiovascular.

A partir da quarta-feira (30) e até o final de novembro, um grupo de médicos viajará por toda a Espanha em uma campanha que insistirá na importância da prevenção e de cuidar dos fatores de risco, mas antes de tudo falará com clareza sobre a disfunção erétil --a incapacidade persistente de conseguir ou de manter uma ereção suficiente que permita uma relação sexual satisfatória.

Além disso, lembrará que o risco de doenças cardiovasculares em pacientes com disfunção erétil "é o mesmo que em pessoas com casos de doenças cardiovasculares na família e em fumantes".

Segundo os dados das organizações médicas que promoveram a campanha, dois de cada três homens com hipertensão arterial têm disfunção erétil, e mais da metade dos que sofrem deste problema têm colesterol elevado, lesões coronárias --40% oclusões coronárias relevantes-- e teste de esforço alterado.

A campanha insiste na prevenção --uma dieta saudável, com pouca gordura, redução do consumo de álcool, não fumar, praticar esporte--, já que evitar os fatores de riscos cardiovasculares melhora o fluxo sanguíneo durante a ereção.

Uma pesquisa realizada por estas mesmas organizações, e da qual colaboraram cerca de 30 associações de pacientes cardíacos, evidenciou que 50% dos homens que sofreram um episódio cardiovascular sentiu medo ao manter relações sexuais.

"O paciente bem controlado e tratado não corre risco", mas deverá consultar seu cardiologista antes de retomar sua vida sexual.

"O esforço cardiovascular que requer a atividade sexual --afirma um manual para o paciente editado como instrumento de divulgação da campanha-- equivale à atividade das tarefas frequentes."

Portanto, acrescenta, "qualquer pessoa pode ter relações sexuais em circunstâncias normais".

A pesquisa mostra que a maioria dos homens que sofreu infarto, ou outro tipo de episódios cardiovasculares, acredita que "é possível" recuperar a vida sexual, e apesar de 42% afirmarem não ter nenhum problema em falar de disfunção erétil, 28% preferiram não tocar no assunto, por vergonha ou pudor, ou por desconhecimento em 17,5% dos casos.

CONGRESSO DE ENFERMAGEM NESTE FIM DE SEMANA EM SALVADOR...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.

Salvador sedia nesta sexta-feira e sábado (dias 1º e 2 de abril) o Congresso de Enfermagem Brasil+Enf, reunindo aproximadamente 1.200 profissionais e estudantes da área, no Pestana Bahia Hotel, no bairro Rio Vermelho.


“A diversidade da enfermagem no contexto atual” é um dos temas principais a serem enfocados no encontro com os participantes.


O congresso é uma realização do Centro de Estudos Atualiza, especializado no ensino de pós-graduação na área de saúde, e com 13 anos de atuação no mercado.


O regulamento do Congresso pode ser consultado no site www.brasilenf.com.br

MORTALIDADE DE ADOLESCENTES SUPERA A DE CRIANÇAS, INDICA ESTUDO...

FONTE: DA REUTERS (www1.folha.uol.com.br).

As taxas de mortalidade entre adolescentes já superaram a das crianças, segundo um estudo divulgado na terça-feira (30). O número de mortes dos jovens está aumentando por causa da violência, enquanto os esforços para reduzir a mortalidade infantil estão funcionando.

Um estudo realizado em 50 países ao longo da segunda metade do século 20 descobriu que a maioria das mortes de jovens aconteceram devido a incidentes como acidentes de carro ou comportamento imprudente. Violência e suicídio também estão entre as principais causas de morte.

Os resultados, publicados ontem na revista médica "The Lancet", mostram a reversão de uma tendência histórica e são, em parte, um reflexo do sucesso na redução das taxas de mortalidade entre crianças muito novas, disseram os pesquisadores.

O enfoque internacional em reduzir a mortalidade infantil não é acompanhado por esforços semelhantes nos grupos dos adolescentes, apesar de mais de dois quintos da população mundial estarem na faixa etária de 5 a 24 anos.

"Estas tendências devem continuar, pois a mortalidade em crianças menores de 5 anos deverá diminuir ainda mais, enquanto a mortalidade relacionada a lesões deverá aumentar nos próximos 25 anos", disse Russell Viner, do instituto de saúde infantil da Universidade College de Londres, que liderou o estudo.

ANVISA SUSPENDE FABRICAÇÃO, COMÉRCIO E USO DE PRODUTO EMAGRECEDOR...

FONTE: Da Agência Brasil, Em Brasília (noticias.uol.com.br).

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a fabricação, importação, distribuição, o comércio e uso do produto dietrine em todas as suas denominações (Dietrine Phaseolamin, Dietrine Fimbriata, entre outras).


Segundo a Anvisa, o produto é fabricado e importado por empresas desconhecidas, que não têm registro na agência.


O dietrine é um suplemento para perda de peso, que reduz a digestão de calorias, provocando o emagrecimento.


A resolução publicada no Diário Oficial da União vale a partir de hoje (31).

SISTEMA PERMITE QUE PULMÕES “RESPIREM” ANTES DE TRANSPLANTE...

FONTE: DA EFE (www1.folha.uol.com.br).

Uma equipe de médicos espanhóis projetou um sistema mecânico que permite que os pulmões extraídos para um transplante "continuem respirando" durante o período entre sua extração e sua implantação no corpo do receptor.

O sistema, apresentado na quarta-feira (30) no hospital Puerta de Hierro de Madri, consegue minimizar a deterioração sofrida pelos pulmões durante o transporte desde o centro hospitalar de origem, onde se encontra o doador, até o hospital receptor, no qual serão implantados.

A redução do risco se consegue graças a um sistema, chamado PEPP (Perfusão Exvivo Pulmonar Portátil), que consiste em uma máquina na qual se introduzem os pulmões logo após serem extraídos do corpo do doador.

Os pulmões funcionam em temperatura corporal mediante um respirador e uma bomba que impulsiona um composto de preservação misturado com sangue, o que propicia que os órgãos possam ser transferidos "respirando", em uma situação praticamente idêntica à qual teriam se estivessem já implantados.

No hospital, os médicos Andrés Varela e Javier Moradiellos, diretores do projeto, fizeram hoje uma demonstração da eficácia do sistema e mostraram pulmões (de porco) em uma máquina e "respirando".

Os presentes puderam ver assim como os pulmões se expandiam e contraíam na máquina.

Os doutores responsáveis pelo projeto citaram, entre as principais vantagens do novo sistema, o melhor aproveitamento dos doadores, já que com uma máquina é possível transportar por distâncias maiores entre a recepção e a implantação.

A experiência do hospital Puerta de Hierro, que já efetuou dois transplantes com esta técnica de transporte, será compartilhada com hospitais dos Estados Unidos e Europa a fim de tratar de captar pelo menos cem pacientes e demonstrar e verificar assim a eficácia do sistema.

ESTUDO SOBRE CHAGAS SUGERE MUDANÇA RADICAL EM TRATAMENTO...

FONTE: REINALDO JOSÉ LOPES, EDITOR DE CIÊNCIA (www1.folha.uol.com.br).

Embora pertençam a uma espécie naturalmente imune ao mal de Chagas, as galinhas criadas pela equipe de Antonio Teixeira, da UnB (Universidade de Brasília), sofrem com os mesmos problemas cardíacos de quem tem a doença. O culpado: pequenos fragmentos de DNA.

Ocorre que as aves foram inoculadas com o parasita de Chagas quando ainda eram embriões no ovo. Seu organismo eliminou os micróbios da doença, mas não antes que fragmentos do DNA dele fossem enxertados no genoma das galinhas.

Numa série de trabalhos polêmicos, um dos quais "retratado" (considerado inválido) pela revista científica de maior impacto do mundo, Teixeira e seus colegas têm mostrado que essa inserção de material genético não só ocorre como é crucial para os sintomas da doença.

"A gente sempre ficava com essa pulga atrás da orelha: será que esse DNA não era uma contaminação, vinda de parasitas que a gente não conseguia detectar no organismo do hospedeiro?", disse Teixeira à Folha.

Agora, porém, usando uma nova técnica de rastreamento de DNA, os cientistas conseguiram demonstrar onde os pedaços de material genético do parasita, o Trypanosoma cruzi, acabam se alojando no genoma.

SEM FÔLEGO.

Usar embriões de galinha é crucial justamente pela imunidade da espécie à doença. Assim que desenvolve o sistema de defesa de seu organismo, o pintinho consegue eliminar o T. cruzi. Com isso, a possibilidade de contaminação com o próprio parasita fica descartada.


Muitas das aves com o DNA de T. cruzi chegam à fase adulta, mas acabam morrendo com coração aumentado além do tamanho normal, sofrendo de arritmia e dificuldade respiratória. São basicamente os mesmos fatores que podem matar os portadores humanos de Chagas.


Aparentemente, os sintomas derivam do fato de que o DNA do parasita se enfia no meio de genes cruciais, bagunçando seu funcionamento. Vários desses genes têm a ver com a regulação do sistema de defesa do organismo.


Com isso, propõem os cientistas, o corpo deixa de "enxergar" corretamente seus próprios tecidos e os ataca, causando os danos ao coração, por exemplo. Se a ideia estiver certa, diz Teixeira, será preciso mudar totalmente o tratamento.


Em vez de remédios contra o parasita, valeria a pena pensar num transplante de medula óssea. Isso "reiniciaria" o sistema de defesa do organismo, salvando o coração. O novo trabalho está na revista científica "PLoS Neglected Tropical Diseases".

CONSUMO DE DROGAS É RESPONSÁVEL POR 102 PRISÕES EM FEIRA DE SANTANA...

FONTE: *** CORREIO DA BAHIA. Balanço registra casos de janeiro a março deste ano. Para polícia da cidade baiana, preço baixo do crack facilita compra pelos usuários. Cento e duas pessoas foram presas do início de janeiro até o dia 27 de março deste ano na cidade de Feira de Santana, na Bahia, por envolvimento com drogas. Do total, 66% delas possuíam alguma quantidade de crack.

As estatísticas da Polícia Civil mostram que o consumo da droga só cresce. Foram 26 quilos apreendidos pela Polícia Civil em 2009, 46 quilos em 2010 e, só nesses três primeiros meses de 2011, já são 2,6 quilos de crack presos pela polícia.

Uma jovem de 28 anos morreu de overdose no dia 23 de março. Josenir Santiago de Araújo consumia crack há mais de 10 anos. Um dia antes da morte de Josenir, a equipe de reportagem flagrou o momento em que o SAMU foi chamado para atender uma usuária em casa, que também acabou morrendo por overdose.

De acordo com o delegado de tóxicos e entorpecentes, Alexandre Narita, o crescimento do consumo e tráfico de crack é assustador e um dos fatores que facilita o consumo é o preço baixo da droga. *** As informações são do G1/TV Bahia.

FDA ANALISA LIGAÇÃO ENTRE CORANTES ALIMENTARES E HIPERATIVIDADE...

FONTE: DA ASSOCIATED PRESS (www1.folha.uol.com.br).

A FDA (agência que regula remédios e alimentos nos EUA) está analisando a ligação entre corantes encontrados nos alimentos do dia a dia e hiperatividade em crianças.

Em uma reunião de dois dias que começou na quarta-feira (30), um comitê consultivo da FDA irá decidir se os dados disponíveis relacionam os corantes à desordem.


O painel vai recomendar hoje, quinta-feira (31) se a agência deve regular os corantes, fazer mais estudos sobre o assunto ou exigir rótulos melhores dos aditivos.


Ainda podem recomendar que a FDA não faça nada. A agência reguladora disse que até agora não existe nenhuma relação comprovada entre corantes e hiperatividade na maioria das crianças.


Mas afirmou que em "certas crianças suscetíveis", a hiperatividade e outros problemas comportamentais podem ser exacerbados por corantes e outras substâncias nos alimentos.


Defensores da saúde pública concordam que os aditivos não parecem ser a causa principal da hiperatividade, mas dizem que os efeitos dos corantes em algumas crianças é suficiente para interdição das substâncias.


O FDA vai realizar a reunião em resposta a uma petição 2008 apresentada pelo grupo de defesa Centro de Ciência no Interesse Público para proibir oito corantes. Michael Jacobson, diretor do grupo, disse na reunião de quarta que a única razão para os corantes nos alimentos é enganar os consumidores.


Alguns fabricantes usam menos corantes nos mesmos alimentos vendidos na Europa, por causa de preocupação dos europeus com a hiperatividade.


"Corantes são geralmente usados para deixar junk food mais atraente para crianças, ou para simular a presença de uma fruta saudável ou outro ingrediente natural", disse Jacobson.


"Apenas os fabricantes de corantes sentiriam falta dos aditivos nos alimentos." Jacobson admitiu que proibir completamente as substâncias seria difícil, pedindo à FDA para pelo menos colocar advertências nos rótulos das embalagens dos alimentos.


Os cientistas e defensores públicos têm debatido o assunto por mais de 30 anos, com o crescente aumento do uso de corantes em alimentos. O painel consultivo vai peneirar uma variedade de estudos durante a reunião de dois dias, sendo que alguns apresentam mais de uma relação entre corantes e hiperatividade do que outros.


A indústria alimentar está alertando os consumidores a não apressar o julgamento. David Schmidt, presidente e CEO do International Food Information Council Foundation, um grupo da indústria alimentar, disse que os corantes ajudam os consumidores a aproveitar os alimentos por manter ou melhorar a aparência.


Sugerindo uma ligação entre os aditivos de cor e o transtorno de déficit de atenção em crianças "poderia ter consequências não intencionais, assustando desnecessariamente os consumidores sobre ingredientes seguros que são consumidos todos os dias", disse ele.

DIVÓRCIO DERRUBA ÍNDICE DE ASSASSINATOS...

FONTE: SUPER, TRIBUNA DA BAHIA.

Olha aí, o divórcio salva vidas. Pesquisadores da Universidade de Harvard e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos EUA, analisaram registros de violência doméstica, assassinatos conjugais e suicídios no país antes e depois da instituição das leis que permitem o divórcio unilateral (sem a aprovação de uma das partes do casal).


(A tendência teve início na Califórnia, em 1969, chegando aos outros estados dos EUA nos anos seguintes.)

E os dados, colhidos entre 1976 e 1985, mostram que a possibilidade de cair fora do casamento ruim derrubou os indíces de violência doméstica em cerca de 30%.


Mais sério ainda: após a instituição da lei, foram registrados 10% menos casos de esposas assassinadas pelos maridos (não houve diferença significativa nos índices de maridos mortos pelas esposas).


E entre 8 e 16% menos donas de casa cometeram suicídio. Foi, de fato, o fim do “felizes para sempre”. Mas viver é melhor, é claro.

CARTILHA DOS DIREITOS DOS AUTISTAS VAI SER LANÇADA NO SÁBADO...

FONTE: DE SÃO PAULO (www1.folha.uol.com.br).

No próximo sábado, 2 de abril, Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, a Defensoria Pública de São Paulo vai lançar a cartilha "Direitos das Pessoas com Autismo".

Além dos direitos do paciente, o material tem orientações sobre a rede de atendimento especializada e informações sobre sintomas, diagnóstico e tratamento.

O plano é distribuir 5.000 exemplares em duas caminhadas promovidas pelo Movimento Pró-Autista. Uma será no sábado, em Guarulhos (Grande São Paulo), às 14h, a partir da praça Getúlio Vargas.


A outra será no domingo, em São Paulo. Começa às 8h, na avenida Roberto Marinho com a rua Miguel Sutil.

A cartilha está no site da Defensoria Pública de SP.

VACINA CONTRA RAIVA SERÁ OFERECIDA NOS POSTOS DE SAÚDE A PARTIR DE SETEMBRO...

FONTE: Laís Vita, CORREIO DA BAHIA. A campanha do ano passado foi suspensa em todo o país pelo Ministério da Saúde depois que foram relatadas reações graves a uma nova marca. Os postos de saúde de Salvador não oferecem a vacina antirrábica para cães - também usada em gatos - há quatro meses. A campanha de vacinação do ano passado foi suspensa em todo o país pelo Ministério da Saúde depois que foram relatadas reações graves a uma nova marca da vacina, no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Na ocasião, foram registrados 637 casos de reações em cachorros - um número mais alto que o registrado na soma dos dez anos anteriores. Por isso, cães e gatos estão sem a cobertura da vacina, pelo menos até setembro deste ano, quando começa uma nova campanha de vacinação.

“O Ministério já comprou a vacina, agora é só uma questão de logística para a distribuição”, afirmou o subcoordenador do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Marcelo Medrado. Enquanto a situação não for normalizada, os 92 agentes de controle de endemias que aplicam a vacina nos 96 postos de saúde da cidade trabalharão nos mutirões de combate à dengue.

Até setembro, quem quiser a vacina vai ter que pagar pela dose em uma clínica particular. “O problema não afetou essas clínicas porque o fornecedor deles é diferente. O Ministério precisa de um preço mais barato por causa da quantidade”, explicou o subcoordenador do CCZ. Para Marcelo, o problema não deve alarmar a população, já que a doença foi erradicada em Salvador em 2004.

Desde então, apenas casos esporádicos foram registrados, o último deles em 2009. “No ano passado conseguimos vacinar 60% da população desses animais. Como não há circulação viral no momento, o risco é baixo, e a situação continua sob controle”, afirmou Medrado. As vacinas antirrábicas para humanos continuam sendo aplicadas normalmente.

O Ministério da Saúde recomenda que quem for mordido ou arranhado por algum animal lave a região com água e sabão e passe álcool. Em seguida, procure um posto de saúde imediatamente. Laís Vita.

MEGA SENA ACUMULA E PODE PAGAR R$ 21 MI NO SÁBADO...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.

A Mega-Sena vai pagar R$ 21 milhões no próximo sábado (2). O prêmio está acumulado, já que ninguém acertou as dezenas 05 – 09 – 24 – 31 – 33 - 42, sorteados na quarta-feira (30) no concurso 1.270.


Cada um dos 144 apostadores que acertaram cinco dos seis números sorteados hoje terão direito a R$ 12.262,67.


Já os outros 9.186 apostadores que acertaram quatro dezenas poderão sacar R$ 247,61.


As apostas para a Mega-Sena devem ser feitas até uma hora antes do sorteio.


A aposta simples, de seis números, custa R$ 2.

DOIS ANOS APÓS CIRURGIA, DONA DE CASA DESCOBRE TESOURA NA BARRIGA...

FONTE: *** CORRIO DA BAHIA. Instrumento pode ter sido deixado durante cirurgia para retirada de ovário. Uma dona de casa de Araraquara, no interior de São Paulo, descobriu que há dois anos tem uma tesoura cirúrgica na barriga. O instrumento foi esquecido durante uma cirurgia para a retirada de um dos ovários. Ela percebeu o problema porque começou a sofrer fortes dores abdominais.


No começo de janeiro, a mulher fez uma nova cirurgia para a retirada do instrumento cirúrgico de cerca de 18 centímetros e parte do intestino teve que ser retirado. Nesta quarta-feira (30), a vítima relatou que uma ponta da tesoura estava quebrada e circulou pelo corpo, provocando fortes dores na região do abdômen.


Um exame de raio X constatou o erro médico."Já contratei um advogado e pretendo entrar com uma ação contra os responsáveis", disse o marido da paciente, que só agora resolveu divulgar o caso. A assessoria do Hospital Beneficência Portuguesa informou que a responsabilidade de analisar a conduta do cirurgião e do médico auxiliar é do Conselho Regional de Medicina (CRM) e confirmou o encaminhamento do prontuário da paciente. O médico não quis se manifestar. *** As informações são do G1.

LICENÇA-MATERNIDADE É AMPLIADA NO ESTADO...

FONTE: Catiane Magalhães, TRIBUNA DA BAHIA.

Março, mês dedicado às mulheres, encerra com saldo positivo para as baianas. O governador Jaques Wagner assinou, ontem, no Palácio Rio Branco, o projeto de lei que amplia o período de licença-maternidade de 120 para 180 dias e criou ainda uma secretaria estadual que tratará de assuntos específicos do público feminino.


“A fruta só dá no tempo e agora chegou o tempo da mulher. Acabou a época que o nosso espaço estava limitado à arrumação da casa”, disse Mãe Stella de Oxóssi, comemorando o que, para ela, representa mais que um presente, uma conquista para todas as mulheres.


Segundo a primeira-dama do estado e presidente das Voluntárias Sociais da Bahia, Fátima Mendonça, já era mesmo tempo de chegar mais longe. “O Brasil já tem a sua primeira presidenta. A Bahia, a primeira senadora e agora também uma secretaria para as mulheres.


Nada mais justo para um estado que possui o maior número de chefes de família do sexo feminino”, salienta. O novo órgão, que é resultado do desmembramento da Secretaria da Promoção da Igualdade Social, vai atuar além das questões de gêneros e etnias, mas na elaboração de políticas públicas de combate a todo tipo de violência contra a mulher.


“De nada adianta construir delegacias especializadas, aprovar projetos de lei que a beneficie, se não tivermos um órgão que promova esse trabalho de conscientização dos direitos. Esse é um exercício cotidiano para acabar com qualquer tipo de preconceito e intolerância”, declarou o governador.


A Secretaria de Políticas para as Mulheres já era aguarda com ansiedade desde o primeiro mandato de Wagner. “Essa é uma luta antiga, mas a vitória chegou a tempo. Parabéns a todas as mulheres da Bahia e ao governador Jaques Wagner, que, mesmo preocupado com a saúde financeira do estado, atendeu o nosso pleito”, disse a secretária estadual da Promoção da Igualdade, Vanda Sá.


A expectativa da prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, é que o órgão contribua para a conscientização da sociedade e, principalmente, para que as mulheres se libertem da agressão, seja física ou moral.


“Quando se descobre que existe um instrumento a seu favor, elas se sentem mais confiantes”, observou, citando o exemplo de Lauro de Freitas, primeiro município do Brasil a instituir uma secretaria para mulheres e o primeiro da Bahia a aprovar a lei dos 180 dias de licença-maternidade.


Segundo Moema, mesmo com a criação da secretaria, é difícil ter uma estatística da redução da violência doméstica contra mulheres, mas o número de denúncias aumentou significativamente.

UMA PRIMAVERA PERIGOSA...

A “primavera árabe” tem sido saudada em todo o Ocidente e recebeu o apoio da União Europeia, dos Estados Unidos e da OTAN, além de, no caso específico da Líbia, um pronunciamento formal da Liga Árabe. Parece uma festa.Mas não é. É uma situação revolucionária, e uma revolução política feita por pressões e pela força pode levar a uma mescla de coisas boas e ruins ou, com exclusividade, a coisas boas ou ruins. O mais difícil é levar somente a coisas boas.


Ainda é muito cedo para prever ou avaliar a que vai levar a “primavera árabe”, assim chamada por inspiração da Primavera de Praga, quando, em 1968, o povo da então Tchecoeslováquia, com o líder de seu governo até então comunista à frente, Alexander Dubcek, decidiu implantar um socialismo democrático, apelidado por seus dirigentes como “socialismo com rosto humano” – não ousaram chamá-lo, naquele primeiro momento, de socialismo democrático.


Mesmo sem essa ousadia e apesar das juras de amizade, o governo e o povo tcheco não conseguiram evitar que o socialismo truculento e feroz da União Soviética, que tinha a Tchecoeslováquia como peça do seu império, mandasse seus soldados e tanques de guerra esmagar o movimento libertário, da mesma forma que já o fizera em 1954, na Hungria.


Mas voltemos às terras e areias árabes. A “primavera” revolucionária, ali, vai atingindo regimes e países, um após outro. Há, por parte do povo, uma demanda reprimida e agora fora de controle por modernização, liberdade, melhoria das condições de vida, somada a um inconformismo pela grande corrupção que insulta a pobreza da imensa maioria das populações.


Postas todas essas razões, não há como reconhecer que é legítima a “primavera árabe”. O que vem depois é outra história. Pode acontecer de tudo. E dificilmente o resultado será uniforme nos diversos países que estão sendo ou eventualmente ainda serão atingidos pelo movimento. O movimento em curso não é fundamentalista, mas o fundamentalismo muçulmano é uma força organizada e poderá conquistar grandes espaços antes vazios de poder. E há outros riscos, muito graves.


Tomemos dois exemplos de situações de risco. Um é o Iêmen. A ditadura, ali, colabora ou colaborava com os Estados Unidos no combate à organização terrorista Al Qaeda, que conseguiu enquistar-se no país e montar ali uma de suas principais bases, onde planeja, treina e prepara atentados para executá-los em outros países. Caindo o regime do Iêmen, qual a posição do novo governo a respeito da Al Qaeda e qual a posição desta organização terrorista na nova conjuntura iemenita? Ninguém sabe ainda.


Outro caso é o da Líbia. O Ocidente – Estados Unidos, OTAN, União Europeia – declaram imprescindível que o ditador Muammar Gaddafi deixe o poder. A Liga Árabe e a União Africana estudam como algum de seus membros, e qual, poderá dar-lhe asilo. O Ocidente aceita isso.


Então, se Gaddafi não cair nem sair, como ficam as coisas para o Ocidente e até para vários países árabes? Ficam muito mal. E ele poderá tornar-se um inimigo perigoso, aliando-se inclusive ao terrorismo (que já não somente patrocinou como praticou diretamente).


Mas, e se Gaddafi cair ou sair? Os serviços de inteligência dos Estados Unidos já detectaram que em meio à oposição que luta contra Gadaffi destacam-se duas organizações terroristas – a aparentemente onipresente Al Qaeda e o Hizbollah, grupo terrorista paramilitar com milhares de integrantes, com base no Líbano, junto à fronteira de Israel, com apoio da Síria e apoio, político, em armas e dinheiro, do Irã. O objetivo do Hizbollah é o mesmo do Irã – varrer Israel do mapa.


Numa Líbia sem Gaddafi e seu terrível regime, que perigoso espaço poderão ter a Al Qaeda e o Hizbollah? Uma pergunta de arrepiar, mas ainda sem resposta.

quarta-feira, 30 de março de 2011

RICA EM ANTIOXIDANTES, NOZES SÃO AS FRUTAS OLEAGINOSAS ‘MAIS SAUDÁVEIS’...

FONTE: DA BBC BRASIL (www1.folha.uol.com.br).

Uma pesquisa feita nos Estados Unidos revelou que, entre as frutas oleaginosas, são as nozes as mais recomendadas para uma dieta saudável por conter o mais alto nível e a melhor qualidade de antioxidantes - substâncias que ajudam a prevenir doenças.

Segundo o estudo, um punhado de nozes contém duas vezes mais antioxidantes que um punhado de castanhas, amêndoas, amendoins, pistaches, avelãs, castanhas-do-Pará, castanhas de caju, macadâmias ou nozes-pecã.


Além disso, os antioxidantes presentes nas nozes têm maior qualidade e potência do que os dos outros frutos secos analisados.


A pesquisa - conduzida por um cientista da Universidade de Scranton, na Pensilvânia (nordeste dos Estados Unidos) - também concluiu que os antioxidantes encontrados nas nozes são entre duas a 15 vezes mais poderosos do que os da vitamina E, também conhecida pelo seu benefício antioxidante.


O estudo foi divulgado em um encontro da Sociedade Química Americana, realizado na cidade de Anaheim, na Califórnia (oeste do país).


NUTRITIVOS.

Os antioxidantes impedem reações químicas que ocasionam mudanças na estrutura molecular das células do corpo. Segundo o pesquisador Joe Vinson, que liderou o estudo, todas as frutas oleaginosas têm boas qualidades nutricionais. Elas contêm proteínas de alta qualidade, muitas vitaminas, minerais e fibras.


Pesquisas anteriores demonstraram que o consumo regular de pequenas quantidades de frutas oleaginosas pode reduzir o risco de doenças cardíacas, alguns tipos de câncer, diabetes tipo 2 e outros problemas de saúde.


Mas Vinson diz que as porções dessas frutas consumidas devem ser pequenas. Sete ao dia são o suficiente para obter os benefícios para a saúde descobertos nos estudos. O pesquisador disse ainda que há outra vantagem em escolher as nozes como fonte de antioxidantes.


"O calor dos frutos torrados geralmente reduz a qualidade dos antioxidantes, mas as pessoas geralmente comem as nozes cruas. Por isso, elas são mais eficientes", explicou.

HGPV ORIENTA GESTÃO PARTICIPATIVA E COGESTÃO...

FONTE: hgpvjequie@gmail.com

Ao completar 64 anos, o Hospital Geral Prado Valadares em Jequié, através de sua direção, orienta gestores internos e trabalhadores a implantar Colegiados de Unidades de Produção com vistas à gestão participativa e cogestão, esta decisão está publicada em Diário Oficial do Estado através de Portaria.


De acordo com o diretor geral do HGPV, Gilmar Vasconcelos, busca-se descentralizar a gestão seguindo três diretrizes: Melhoria da qualidade com humanização e foco no usuário; Gestão participativa com valorização dos servidores e Eficiência e cogestão de resultados.


“Para isto foi criada a ferramenta que vai aferir o grau de responsabilização organizacional das Equipes, Unidades de Produção, de Apoio e Linhas de Cuidado no processo de gestão participativa e cogestão, que será o Contrato Interno de Gestão – CIG”, explica o diretor Gilmar Vasconcelos.


Já estão definidos e qualificados 20 indicadores de resultado para adesão pelas Unidades de Produção que firmarem o CIG, de acordo com a sua especificidade, os quais possibilitarão medir a qualidade, participação e eficiência dos serviços e unidades.


ELEIÇÕES.

Foram publicados em Diário Oficial nesta semana dois editais, os quais abrem inscrição para eleição de trabalhadores do hospital para participar da Comissão de Implantação e Acompanhamento dos Contratos Internos de Gestão e também do Colegiado de Gestão Participativa do HGPV.

----------------------------------------------------------------------

MAIORES INFOMAÇÕES ACESSAR OS LINKS ABAIXO:



Edital 001 2011 de 22 03 2011 Publica Eleição de Membros do CIA-CIG DOE nº 20.517 de 25/03/2011


Edital 002 2011 de 25 03 2011 Publica Eleição de Membros do CGP DOE nº 20.518 de 26/03/2011


Ficha de inscrição para o processo eleitoral dos trabalhadores




OBS.: MATÉRIA E FOTO ENCAMINHADA POR E-MAIL PELO SENHOR GILMAR VASCONCELOS, DIRETOR DO HOSPITAL PRADO VALADARES, JEQUIÉ – BAHIA – BRASIL, A QUEM AGRADEÇO A GENTILEZA E COLABORAÇÃO.

CAMPANHA NACIONAL DE COMBATE À FOME, OBESIDADE E DESPERDÍCIO COMEÇA DIA 31...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.

'Fome. Obesidade. Desperdício. Não alimente este problema'. Este é o slogan da campanha deste ano do Sistema CFN/CRNs (Conselho Federal de Nutricionistas/Conselhos Regionais de Nutricionistas), que será lançada oficialmente nesta quinta-feira, 31 de março, Dia da Saúde e Nutrição. Para marcar o lançamento da Campanha, o Conselho Regional de Nutricionistas (CRN-5 – Bahia e Sergipe) promoverá uma mesa redonda aberta ao público sobre o tema a partir das 19 horas no Auditório Astor Pessoa, Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), na Avenida Paralela, em Salvador, onde distribuirá panfletos de conscientização. Comporão a mesa do debate os nutricionistas Amanda Valente, Emerson Ornelas Palmeira e Jailton Ferreira Junior.


Não será necessário fazer inscrição prévia, bastando registrar nome, profissão e contatos na entrada no auditório. Interessados receberão certificado.“O Dia da Saúde e Nutrição é uma boa data para lembrar de cuidar da alimentação.


Ainda mais vivendo em um cenário onde a fome, a obesidade e o desperdício de comida crescem de forma assustadora”, aponta o conselheiro do CRN-5, Fábio Rodrigo Santana dos Santos. A campanha seguirá até 16 de outubro, com atividades em locais de grande concentração de pessoas, divulgação na mídia e em redes sociais.


Segundo Fábio, através das ferramentas de educação alimentar e nutricional, nutricionistas e outros profissionais de saúde podem colaborar no combate aos problemas focados na campanha.


“Podemos ajudar a população a aproveitar melhor os alimentos, a adquirir práticas alimentares mais saudáveis e munir as pessoas e os governos de senso crítico para que realizem e exijam ações que combatam estas questões”, declara.


“Precisamos vencer os obstáculos da transição nutricional em que vivemos, na qual a fome convive paralelamente com o desperdício e o consumo excessivo que gera doenças, como a obesidade”, pontua o nutricionista, professor da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).


Por entender que a obesidade, o desperdício e a fome são problemas que caminham juntos, o CRN-5 está incentivando não só os nutricionistas, mas também toda a sociedade a se unir para combatê-los. Segundo a conselheira do Regional, Bárbara Eduarda Panelli, “adotar hábitos alimentares mais saudáveis, planejar o consumo e evitar o desperdício de alimentos já é um bom começo.


Isso pode até não acabar com o problema, mas o que não podemos é deixar que ele cresça ainda mais”, declara. “As pessoas precisam aprender a aproveitar os alimentos de forma integral e nós, nutricionistas, precisamos passar o conhecimento que temos a este respeito para a sociedade, além, é claro, de praticar o que ensinamos na prática da produção de alimentos”, afirma.


Nos dias 31 de agosto e 16 de outubro, serão comemorados respectivamente o Dia do Nutricionista e o Dia Mundial da Alimentação e nessas datas os Conselhos Regionais de Nutricionistas (CRNs) de todo o Brasil promoverão outras ações para dar maior visibilidade ao tema da campanha.

CORPO DE ALNCAR CHEGA AO PLANALTO E É VELADO EM CERIMÔNIA ABERTA...

FONTE: *** CORREIO DA BAHIA. A área em volta do Palácio está cercada com grades que orientam a passagem dos visitantes.


O corpo do ex-vice-presidente, José Alencar, chegou às 11h03 desta quarta-feira (30) ao Palácio do Planalto. Bombeiros retiraram o caixão do carro da corporação que transportou o corpo, e seis cadetes das Forças Armadas subiram a rampa do palácio com o caixão nos ombros até o salão destinado ao velório.


Antes, houve uma salva de 21 tiros de canhão. É o primeiro velório no Palácio do Planalto desde a morte do presidente Tancredo Neves, em 1985.




No trajeto entre o aeroporto e o palácio, motoristas pararam os carros na beira da pista e centenas de pessoas se aglomeraram para acenar, muitos com bandeiras do Brasil.


O caixão vai subir a rampa do palácio carregado por dois militares da Marinha, dois da Aeronáutica e outros dois do Exército. O presidente em exercício da República, Michel Temer, e a mulher do ex-vice, Marisa Gomes da Silva, aguardavam o corpo no topo da rampa, que dá para o Salão Nobre.


Uma missa em homenagem ao ex-vice-presidente será celebrada no Planalto pelo secretário-geral da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Dimas Lara Barbosa. Apenas parentes de Alencar e autoridades poderão participar da celebração religiosa.


Assim que a missa terminar, o velório será aberto ao público. Desde as 9h desta quarta, várias coroas de flores chegaram ao palácio.


Para organizar a multidão esperada para prestar homenagem a Alencar, foram colocadas grades de contenção ao redor da sede de governo da Presidência. Banheiros químicos foram instalados no estacionamento do Planalto.


Ministros de Estado, do Supremo Tribunal Federal, do Superior Tribunal de Justiça e o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, se posicionaram na lateral do Salão Nobre para recepcionar o corpo de Alencar.


Alencar, de 79 anos, morreu às 14h41 da terça-feira (29), em razão de câncer e falência múltipla de órgãos, segundo informou o Hospital Sírio-Libânes, onde estava internado havia dois dias.Populares que desejarem dar o último adeus a Alencar precisarão estar com um documento de identidade com foto.


A visitação ao velório irá ocorrer pela rampa do Palácio do Planalto. Um cordão de isolamento será posicionado a cerca de um metro do caixão de Alencar e os participantes do velório não poderão parar durante a caminhada no interior do palácio.


*** As informações são do G1.

CADEIRINHA DE COSTAS PARA MOTORISTA DEIXA CRIANÇA MAIS SEGURA...

FONTE: MADONNA BEHEN, DO "NEW YORK TIMES" (www1.folha.uol.com.br).


Os bebês normalmente passam de cadeirinhas para automóvel voltadas para trás para as viradas para frente depois de fazer um ano, acontecimento que muitos pais comemoram como uma conquista.


Porém, em uma nova declaração de recomendações, o mais importante grupo de pediatras dos EUA diz que essa transição deveria ser feita um ano mais tarde.


A recomendação da Academia Americana de Pediatria, publicada em 21 de março, baseia-se num estudo de 2007 da Universidade da Virginia que descobriu que crianças de até 2 anos têm 75% menos chance de sofrer lesões graves ou fatais num acidente se estiverem de costas para a dianteira do automóvel.


"A cabeça do bebê é relativamente grande em proporção ao resto do corpo e os ossos do seu pescoço são estruturalmente imaturos", disse o principal autor da declaração, Dennis R. Durbin, codiretor científico do Centro de Pesquisa e Prevenção de Lesões do Children's Hospital da Filadélfia.


"Se ele estiver virado para a traseira, seu corpo inteiro será mais bem amparado pela estrutura do assento. Quando ele está de frente, seus ombros e tronco podem estar bem presos, mas numa batida violenta a cabeça e o pescoço podem ser lançados para frente".


A nova declaração também recomenda que crianças mais velhas andem num assento de elevação até ter aproximadamente 1,45 metro de altura e entre 8 e 12 anos. O assento de elevação permite que os cintos de segurança de três pontos se ajustem adequadamente, o que significa que a faixa inferior do cinto se ajuste embaixo na linha dos quadris e da pélvis e a parte do ombro passe pelo meio dos ombros e do peito.


"Nossas recomendações se destinam a ajudar os pais a abandonar conceitos tomados como verdadeiros baseados na idade da criança", esclareceu Durbin. "Queremos que eles percebam que a cada mudança feita, da cadeirinha virada de costas para a cadeirinha virada para frente e desta para o assento de elevação, há uma redução da segurança da criança.


Por isso é que estamos insistindo com os pais para adiarem essas transições o máximo possível". Defensores da segurança aplaudem a nova política, mas dizem que a passagem dos assentos virados para trás para os virados para frente é a que os pais menos querem adiar.


"As pessoas comemoram quando viram a cadeirinha do filho com um ano, mas espero que um dia eles comemorem por conseguir manter a criança virada para trás por muito tempo", disse Debbi Baer, enfermeira obstétrica de Baltimore que é defensora da segurança de crianças em automóveis há mais de 30 anos.


A política anterior da Academia, de 2002, afirmava ser mais seguro para bebês e crianças pequenas ficarem virados para a traseira e mencionava 12 meses e 9 kg como os requisitos mínimos para que a cadeirinha fosse virada para frente. Mas Baer, técnico habilitado em segurança de passageiros infantis, afirmou que os pais tendiam a adotá-la como uma regra imutável.


"Muitos pais acham que virar a cadeirinha do carro é mais um marco no desenvolvimento da criança que mostra o quanto seu filho é inteligente e avançado. Eles não percebem que isso deixa a criança menos segura", afirmou. Segundo Baer, evidências de outros países são irrefutáveis: a Suécia, por exemplo, onde as crianças andam olhando para a traseira do carro até os 4 anos, tem a menor taxa de mortalidade nas estradas para menores de 6 anos.


Há sete anos Ed Weissberg e sua mulher Edda, de Baltimore, seguiram o conselho de Baer e afirmam que salvaram a vida de sua filha, Renana. O casal e seus três filhos estavam indo em direção ao norte na rodovia Interstate 95 quando foram atingidos por um carro que teve o pneu estourado. A minivan decolou no ar, planou sobre três faixas de trânsito e aterrissou de cabeça para baixo.


"Os socorristas me disseram mais tarde, depois que viram nosso carro, que já estavam prontos para tirar nossos corpos", disse Ed Weissberg, que agora vive com a família em Israel. Ao invés disso, eles encontraram a família toda praticamente ilesa, com as três crianças penduradas de ponta-cabeça, ainda atadas seguramente a suas cadeirinhas.


"Algumas pessoas achavam que éramos loucos por deixar nossa filha de 2 anos olhando para trás, mas se ela estivesse de frente, não estaria viva hoje", disse. Alisa Baer, pediatra do Morgan Stanley Children's Hospital em Nova York (e filha de Debbi Baer), afirmou que o caso de Renana Weissberg está longe de ser o único.


"O termo é horrível, mas os socorristas chamam a cadeirinha virada para trás de 'cadeira do órfão' porque num acidente de automóvel grave, essa criança com frequência é o único sobrevivente", disse. Até recentemente, a maioria dos assentos que podiam ficar virados para a traseira do carro não comportava crianças que pesassem mais do que 9 kg.


Entretanto, hoje os limites estão mais próximos de 13,5 a 16 kg e algumas chegam a 20,5 kg. Alisa Baer acredita nisso tão firmemente a ponto de não recomendar que pais instalem um assento voltado para frente para uma criança com menos de 2 anos. "Digo para eles: 'Se você quer mesmo tomar uma decisão estúpida em relação ao seu filho, você até pode fazer isso, mas eu não vou ajudar'".


A pediatra relata que pais frequentemente lhe diziam que os filhos de 2 anos ficariam desconfortáveis com as pernas espremidas contra o encosto do banco e estariam mais propensos a quebrá-las em um acidente. Nenhuma dessas afirmações é verdade, disse.


"Eu sempre asseguro aos pais de que só porque para eles parece desconfortável não significa que seja desconfortável para a criança".

PRF APREENDE MADEIRA NATIVA NAS BRs 101 E 242...

FONTE: CORREIO DA BAHIA. Durante a noite, por volta das 20h30, mais 60m³ de lenha nativa foram apreendidos no Km 801 da BR 242, na região de Barreiras.


A Polícia Rodoviária Federal apreendeu na terça-feira (29) 79m³ de madeira nativa sem documentação. Por volta das 15h, no Km 495 da BR-101, região de Itabuna, os policiais abordaram o caminhão VW/MRR 3103/ES e, durante a revista, foi constatado que o veículo transportava 19 m³ de madeira, da espécie Massaranduba, sem documentação fiscal.


Além da irregularidade ambiental, o veículo estava com excesso de peso, cerca de cinco toneladas a mais que o permitido. A ocorrência foi encaminhada ao IBAMA de Ilhéus.


O condutor, Arilson Dias da Silva, de 36 anos, informou aos policiais que levaria a madeira do Espírito Santo para os estados de Sergipe, Alagoas e Paraíba. Durante a noite, por volta das 20h30, mais 60m³ de lenha nativa foram apreendidos no Km 801 da BR 242, na região de Barreiras.


A madeira, transportada no veículo Volvo/NL 10 340, placa KIC 5650/BA, também estava sem a documentação fiscal. A ocorrência foi encaminhada à polícia judiciária local.

FIBROSE CÍSTICA DEVERÁ SER DETECTADA PELO TESTE DO PEZINHO EM SP...

FONTE: DA AGÊNCIA BRASIL (www1.folha.uol.com.br).

Por determinação da Justiça Federal em São Paulo, o governo deverá incluir a fibrose cística como uma das doenças a serem detectadas pelo teste do pezinho, hoje oferecido gratuitamente a todos os recém-nascidos no Estado.

O poder público terá de custear também o atendimento médico, fornecer medicamentos e insumos gratuitamente, e pagar todas as despesas do tratamento das pessoas portadoras de fibrose cística em suas diferentes fases, no Estado de São Paulo. Segundo a sentença, do juiz federal João Batista Gonçalves, da 6ª Vara Federal Cível, será aplicada multa de R$ 1.000 por dia, caso as medidas não sejam implementadas.

Pela decisão, a medida terá de ser adotada de forma definitiva e imediata. A informação é da Procuradoria da República em São Paulo.

A decisão foi tomada a partir de ação movida pelo Ministério Público Federal e baseada em portaria do Ministério da Saúde, de 2001, que estabelece que os exames feitos a partir do teste do pezinho deveriam passar a incluir as doenças falciformes e a fibrose cística.

As doenças falciformes já são detectadas nos exames neonatais, mas o teste para a detecção precoce da fibrose cística é feito apenas em quatro Estados: Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná e Espírito Santo, e na rede particular.

O teste do pezinho detecta, na fase 1, a fenilcetonúria e o hipotireoidismo congênito; na fase 2, a fenilcetonúria, o hipotireoidismo congênito, doenças falciformes e outras hemoglobinopatias; e, na fase 3 (feita apenas em quatro Estados), a fenilcetonúria, o hipotireoidismo congênito, as doenças falciformes, outras hemoglobinopatias e a fibrose cística.

A fibrose cística, também conhecida como mucoviscidose, é uma doença genética causada por um distúrbio nas secreções de algumas glândulas. Nos pacientes afetados, as glândulas exócrinas produzem uma secreção muito mais espessa do que nas crianças normais.

ABERTAS INSCRIÇÕES PARA ENCONTRO DE CUIDADORES E PORTADORES DE PARKINSON...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.

O Gruparkinson Bahia realiza em 12 de abril, das 13h30 às 16h, o III Encontro de Parkinsonianos e Cuidadores da Bahia, no auditório do Centro de Atenção à Saúde (CAS), com o apoio da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), através do Centro de Referência Estadual de Atenção à Saúde do Idoso e da Área Técnica da Saúde do Idoso.


O evento é direcionado aos cuidadores, portadores de Parkinson e interessados na temática, e marca a passagem do Dia Internacional da Doença de Parkinson.


As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas na Área Técnica da Saúde do Idoso, que fica na Avenida ACM, s/n, térreo, Centro de Atenção à Saúde, Iguatemi (antigo prédio do Iapseb).


Mais informações podem ser obtidas por meio dos telefones (71) 8887-7415 e (71) 8131-6956 ou pelo e-mail sesab.idoso@gmail.com.

NORDESTINOS SÃO OS QUE MAIS TEMEM ASSASSINATO NO BRASIL, DIZ PESQUISA...

FONTE: *** CORREIO DA BAHIA. Estudo do Ipea sobre segurança pública foi divulgado nesta quarta (30). Região tem a menor média de gastos per capita no setor, aponta pesquisa. Os nordestinos são os brasileiros que mais temem assassinatos, segundo o estudo “Sistema de Indicadores de Percepção Social (SIPS) sobre Segurança Pública”, divulgado nesta quarta-feira (30), pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). De acordo com a pesquisa, 85,8% dos entrevistados na região afirmaram ter muito medo de ser assassinados.

Mesmo sem uma relação direta entre os índices, o Ipea aponta que, em 2009, os estados do Nordeste registraram, juntos, a segunda maior média das taxas de homicídio doloso por 100 mil habitantes: 29,3 homicídios dolosos/100 mil habitantes, atrás apenas da Região Norte (29,5 homicídios dolosos/100mil habitantes).

É também no Nordeste em que há a menor média de gastos per capita com segurança pública (R$ 139,60 por habitante).

O estudo do Ipea mostra como os cidadãos percebem a atuação do poder público em relação ao problema da criminalidade e da violência. As informações são apresentadas por regiões brasileiras.

Os dados para a realização do SIPS foram coletados em maio de 2010. A amostragem considerou a distribuição dos domicílios em cotas para Brasil, regiões, e variáveis como sexo, faixa etária, faixas de renda e escolaridade.

Na Região Centro-Oeste, segundo a pesquisa, a população tem alta sensação de segurança, o gasto no setor está acima da média nacional. A taxa de homicídio doloso, no entanto, está igualmente acima da média (254 por milhão de habitantes).

Na Região Norte, a sensação de segurança é baixa, com uma taxa de homicídio doloso bem acima da média nacional (295 homicídios por milhão de habitantes). O gasto com segurança pública está bem próximo da média.

No Brasil, a média de homicídios dolosos, por milhão de habitantes, é de 224. Já a média de gastos com segurança pública, per capita, é de R$ 200,07.

CONTRASTE.

A região com a menor incidência de medo de assassinato, segundo o Ipea, é o Sul, onde 69,9% dos entrevistados afirmaram ter muito medo de serem assassinados. Já a média das taxas de homicídio doloso, de 21,77 por 100 mil habitantes, é a segunda menor entre as regiões brasileiras.

Apesar da sensação de segurança, os gastos na área de segurança pública na Região Sul têm patamares próximos aos do Nordeste, com um gasto de R$ 172,75 per capita.

COMBATE À CRIMINALIDADE.

A pesquisa do Ipea aponta que os gastos com segurança pública no Sudeste ajudaram a diminuir muito a criminalidade violenta na região. O Sudeste possui o menor índice de homicídio doloso do país: 16,43 homicídios por 100 mil habitantes. É também a região brasileira com maior gasto na área de segurança pública (R$ 248,89 por habitante). *** As informações são do G1.

PESSOAS COM BAIXA AUTOESTIMA SÃO MAIS PRECONCEITUOSAS...

FONTE: SUPER, TRIBUNA DA BAHIA.

Você está na pior? Está se sentindo mal consigo mesmo? Degradar os outros pode ajudá-lo a melhorar esse humor. Não estamos fazendo apologia à discriminação, é claro, apenas contando o que cientistas da Universidade da Califórnia (EUA) constataram.


Segundo eles, o preconceito é usado como uma ferramenta de autoafirmação: as pessoas criam estereótipos e discriminam quem é diferente para melhorar a própria autoestima. Algo do tipo: “não estou muito feliz com as minhas ações; então, vou pensar que aquela pessoa ali é pior do que eu”. E pronto: teoricamente, o indivíduo fica mais satisfeito na própria pele.


Em testes, os caras colocaram voluntários brancos para associar, como bem entendessem, palavras positivas e negativas a imagens de pessoas brancas e negras que apareciam em um monitor. Isso após fazerem um teste escrito e terem a autoestima manipulada – alguns ouviram que tinham se saído bem na prova, enquanto outros receberam um feedback ruim.


Confirmando a hipótese, aqueles que estavam se sentindo mal com a performance no teste mostraram mais sinais de preconceito. Como ninguém está imune a este efeito, os pesquisadores dão a dica: fique esperto.


“Quando você se pegar pensando negativamente a respeito de um grupo, diga para si mesmo: ‘eu posso estar me sentindo assim porque fui mal num teste’ ou algo assim”, diz o líder do estudo, Jeffrey Sherman.

CASAL É FLAGRADO FAZENDO SEXO NO TELHADO DE PRÉDIO DE UNIVERSIDADE...

FONTE: *** CORREIO DA BAHIA. Homem seria integrante de um grupo estudantil da faculdade.




Uma foto que mostra um casal fazendo sexo no telhado de um prédio da Universidade do Sul da Califórnia (USC), que foi publicada no último fim de semana em sites e blogs na internet, provocou indignação na instituição, segundo reportagem do jornal "Los Angeles Times".


O site "Gawker.com" foi um dos que publicou a imagem do casal. O homem seria membro de um grupo estudantil da faculdade.


O dirigente estudantil Pat Lauer disse que o grupo estava chocado com as ações associadas a um de seus membros.


O jovem teria sido suspenso.


*** As informações são do G1.

PESSOAS COMEM MAIS QUANDO O GARÇOM É GORDINHO...

FONTE: SUPER, TRIBUNA DA BAHIA. Quem está desesperado para emagrecer, fique atento pois a resposta é simples. Esqueça as dietas e o exercícios físicos: apenas evite restaurantes onde a equipe que trabalha está acima do peso.


Um estudo descobriu que pessoas que estão querendo perder peso são mais propensas a comer em excesso se o garçom for gordinho. Porém, se os garçons forem magros, quem está fazendo regime segue a risca sua restrição alimentar – indicando que o tipo de corpo das pessoas ao nosso redor pode ser suficiente para alterar as nossas escolhas de consumo.


As conclusões são de pesquisadores das universidades americanas British Columbia, Arizona e da Business School da Universidade de Duke, que avaliaram como as escolhas alimentar dos clientes são influenciadas pelo peso de quem serve a comida.


A equipe usou estudantes voluntários e uma garçonete, que vestiu um maiô que engordava. Eles descobriram que os estudantes que queriam emagrecer pediam mais comida quando a garçonete estava usando o maiô do que quando ela estava vestida normalmente.

MEGA SENA SORTEIA PRÊMIO DE R$ 17 MILHÕES NESTA QUARTA FEIRA...

FONTE: DE SÃO PAULO (www1.folha.uol.com.br).



O concurso de número 1.270 da Mega-Sena, que será sorteado na noite desta quarta-feira, deve pagar R$ 17 milhões para a aposta que acertar as seis dezenas, segundo estimativa da Caixa Econômica Federal.


No último sábado (26), duas apostas acertaram as dezenas do concurso 1.269 e levaram, cada uma, prêmio de R$ 19.413.790,51.


Os números sorteados na ocasião, em Luziânia (GO), foram: 04 - 05 - 15 - 17 - 27 - 51. Ao todo, 200 apostas acertaram a quina e devem levar, cada uma, R$ 15.726,72.


A quadra saiu para 15.111 bilhetes e pagará R$ 297,35 para cada um. A Mega-Sena realiza sorteios duas vezes por semana, às quartas e aos sábados.


As apostas devem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio.


A aposta mínima --seis números-- custa R$ 2.

A SUCESSÃO EM FEIRA...

FONTE: Ivan de Carvalho, TRIBUNA DA BAHIA.

Ao abordar, ontem, os esforços das oposições baianas para “juntar os cacos” e preparar-se, na medida do possível, para as eleições municipais do ano que vem, uma falha de memória levou-me a citar o deputado estadual Zé Neto como candidato a prefeito de Feira de Santana nas eleições de 2008.


Na dúvida, um repórter não tem o direito a falhas de memória, ele é obrigado a conferir. O problema é que, no momento que fiz a citação, não me veio a menor sombra de dúvida. Talvez haja sido um primeiro ataque do Mal de Alzheimer. Mas o fato foi que, não tendo havido dúvida, não se fez sentir a necessidade de conferir.


Resultado: fui acordado ontem por um telefonema do deputado petista Sérgio Carneiro (ele madruga). Para me informar que minha memória me havia traído. Na verdade, acho mais provável que tenha sido eu que a traí. Mas sem dolo. E com proveito, parece-me, pois isso criou a oportunidade de fazer observações mais completas sobre o que vai de importante na política do segundo maior colégio da Bahia em relação às eleições municipais de 2012.


Sérgio Carneiro lembrou que o candidato do PT a prefeito de Feira em 2008 foi ele. Mas para isto precisou disputar dentro do partido eleições prévias em que enfrentou (e venceu bem, segundo os números que apurei graças ao Google) o deputado Zé Neto, atualmente líder do governo na Assembleia Legislativa.


Já nas eleições, Sérgio Carneiro ficou em terceiro lugar, precedido por Tarcízio Pimenta, democrata que venceu no primeiro turno – com o inestimável apoio do popularíssimo prefeito da época, José Ronaldo, também do DEM – e Colbert Martins, do PMDB. Bem atrás desses três, o candidato do PSDB, Professor Almeri.


Mas isso é passado. Bola pra frente, pois outras eleições municipais ocorrerão no ano que vem. José Ronaldo, que já obteve das urnas dois mandatos de quatro anos, pretende voltar à prefeitura pela legenda do Democratas. O prefeito Tarcízio Pimenta é candidato à reeleição, supondo-se que o fará pela nova legenda a ser criada, o PSD, liderada na Bahia pelo vice-governador Otto Alencar.


Terá que fazer coligações para não ficar praticamente sem tempo no rádio e televisão. Pimenta rompeu com José Ronaldo e o sentimento do eleitorado é mais solidário a este último, ao qual não é atribuída responsabilidade por falhas ou insuficiências do atual prefeito. Ronaldo vem se saindo bem no papel de vítima, de traído.


Já no PT, as coisas não estão como fiz parecer no artigo de ontem, ao dar a entender que é mansa e pacífica a candidatura de Zé Neto a prefeito pelo PT. Não é. Sérgio Carneiro – atualmente no exercício do mandato de deputado federal como suplente petista que assumiu com a licença de Zezéu Ribeiro para ser secretário estadual do Planejamento – também é aspirante à candidatura a prefeito pelo PT.


“Em 2008, os recursos financeiros para a campanha foram muito escassos e a candidatura de Colbert me atrapalhou muito. Vamos ver o que o meu partido decide para as eleições de 2012. Vamos ver se o PT acolhe a recomendação de Lula para que o partido repita as candidaturas, como, aliás, ele repetiu a dele quatro vezes, sem contar a da reeleição, contra Alckmin.


Em Itabuna, aliás, o deputado Geraldo Simões não será candidato a prefeito, o PT lá vai repetir a candidatura de sua mulher, Jussara Feitosa”, que foi candidata em 2008. O PT é um partido colegiado, se prevalecer essa orientação de Lula da repetição de candidaturas, eu ficarei muito honrado”.

MULHER É MORTA AO VISITAR NAMORADO NA PRISÃO EM SP...

FONTE: DE SÃO PAULO (www1.folha.uol.com.br).

Uma mulher foi morta no último fim de semana dentro de Penitenciária Vereador Frederico Giometti, em Lavínia (587 km de São Paulo), enquanto era realizada uma visita ao namorado que cumpre pena na unidade.

Segundo a SAP (Secretaria de Administração Penitenciária), o crime aconteceu na manhã de sábado (26), quando ela visitava Rodrigo Donizete Bastos, acompanhada da mãe dele e da filha do casal.

Durante a visita, por volta das 9h20, Bastos chamou funcionários da penitenciária para socorrerem a mulher que, segundo ele, tinha desmaiado no banheiro. Ela então foi encaminhada para Hospital Estadual de Mirandópolis, mas não resistiu e morreu.

A secretaria informou que, no hospital, a mãe do preso fez comentários a diretora que estava de plantão na penitenciária e que acompanhava o caso que levaram a suspeitar de que a causa da morte da jovem não tinha sido natural.

Com isso, o detento foi questionado e admitiu ter agredido a namorada. De acordo com a SAP, ele foi encaminhado para a delegacia local, onde voltou a confessar o crime. A secretaria instaurou procedimentos para apurar o crime.

ESTA NOVA VELHA SALVADOR...

FONTE: Jolivaldo Freitas, TRIBUNA DA BAHIA.

"Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, já que a Ti me confiou a piedade divina, sempre me rege, me guarda, me governa e ilumina. Amém”


***


“Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, já que a Ti nos confiou a piedade divina, que de hoje para sempre nos governe, pelos séculos sem fim. Amém”.


Senhor, como não sei rezar e muito menos saber qual a oração certa, escrevo e publico as duas versões, na esperança de ser compreendido e ouvido. Não leve a mal te dar mais este trabalho, hercúleo, sei, num momento em que o Senhor está envolvido no conflito da Líbia, nas usinas atômicas do Japão e na taxa Selic do Brasil. Mas, é assim mesmo.


Vou apelar para quem? Desculpe a brincadeira, mas se não aguenta por que veio? Quem mandou ser síndico? Perdão por mais este pecado. Mas, Senhor, esta cidade que é do Senhor e que se chama Cidade do São Salvador da Bahia de Todos os Santos está um inferno (ops! Perdão pela má palavra).


O trânsito não flui. Ontem mesmo caiu uma nadica de nada de chuva e engarrafou tudo. Levei do centro para a Paralela quase uma hora de relógio. O Senhor não acha isso um absurdo? Sei que o Senhor não anda de buzu, nem de táxi – nem mesmo estes de cooperativa que têm ar condicionado – pois Tens carruagens com cavalos brancos e um séquito de querubins assexuados, serafins, arcanjos e santos do seu ministério; aliás, só o senhor tem mais ministros que nossa presidente (que quer ser a qualquer custo presidenta, nem que torture a língua como Vos faço) Dilma.


Eu sempre soube que o problema do trânsito nesta cidade que hoje faz aniversário e para quem peço sua proteção, era por causa da sua configuração geográfica. Os engenheiros de trânsito e arquitetos nos garantem que é difícil fazer um plano para uma cidade que não é plana.


Que a cidade surgiu em cima do morro como fortificação construída pelos portugueses, que a princípio nem pensaram que ali seria bom para uma cidade e que tinha apenas o caráter motivador de ser para fins militares, protegendo nossa costa dos invasores espanhóis e franceses.


Claro que sei que foram abertas muitas avenidas, que a cidade se mudou em direção ao Norte, mas que diabos (ops! Perdoe de novo, Senhor, pela má palavra) que os caras fazem avenidas e não prestam atenção nos aclives, declives, deslizes e lombadas. Basta uma chuvinha que a cidade vira um mar de lama. Já imaginastes por aqui um tsunami. Sorte que o Senhor, claro, é brasileiro.


Falar nisso, tanto lugar para o Senhor ter escolhido para colocar no passaporte e veio logo para estas paragens – gosto não se discute e eu não vou discutir com o Senhor que besta não sou. Vá lá que me mande um raio nos cornos. Além de morrer ainda ia ficar um terrível cheiro de chifre e isso não é bom para a imagem de ninguém, se o Senhor me entende. E os buracos, Senhor. Parece que a cidade está cheia de roedores.


Tapa um buraco aqui, surge outros ali. Buraco em Salvador parece prole de coelho. Que diabo de tipo de asfalto que andam colocando? Disseram-me que é do tipo chiclete Adams; em pouco tempo fica mole e grudente, sem gosto. Parece asfalto paraguaio ou feito em Feira de Santana. Mas não podemos nos queixar da inventividade do soteropolitano.


Agora me inventaram, Senhor, de fazer túneis para baixo do chão, que chamam de descida? Desmaio? Mergulho? Isso. Todo dia cai o muro de contenção. E em diversas avenidas as obras de prédios e outras construções obstruem as pistas. Claro que sei, Senhor, que nos transformamos numa metrópole. Não me lembro do tempo dos bondes, pois ainda era novinho, muito menos das carroças puxadas a cavalo, das liteiras que conduziam os barões, nem de carruagens e sequer de escravos levando o senhorio na cacunda.


Lembro assim, assado, dos ônibus elétricos, dos lotações, dos ônibus mistos, dos Impalas, fuscas, Simcas e jipes circulando numa cidade sem trânsito, rush ou estresse, onde ninguém buzinava em porta de hospital, dava passagem aos antigos e pisava no freio na porta das escolas. Está bem Senhor, está certo! Hoje somos uma megalópole, com mais de três milhões de habitantes e todo mundo querendo seu carrinho para namorar, trabalhar, ir às compras ou shopear.


Mas, Senhor, sem querer ser mais chato, não dá para dar um adjutório. Dar inteligência para o pessoal que pensa o trânsito? Por favor, salve Salvador. Olhe bem, não é para mandar uma onda grande lá do mar para limpar a cidade.


Hoje é dia de festa. E esta cidade é do seu filho, O Salvador. Olha que mando um email para a mãe dele ou para nossa santinha Irmã Dulce me queixando, portanto não demore. Ah! E pulverize, empastele, carbonize os chupa-cabras, os pardais, os sensores eletrônicos traiçoeiros. Coisa do Cão (ops! Perdoe mais uma vez.

terça-feira, 29 de março de 2011

DIA DE CONSCIENTIZAÇÃO ALERTA PARA NECESSIDADE E IDENTIFICAÇÃO PRECOCE DO AUTISTA...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.

Estudos do Centro de Otimização da Reabilitação do Autista (Cora), do Rio de Janeiro, revelam que o autismo é uma síndrome que atinge cerca de 2 milhões de brasileiros. Estatísticas publicadas pela Revista Época, de 11 de junho de 2007, apontaram que 1 em cada 150 crianças nascidas no Brasil seja autista.


No Mundo, existem mais de 70 milhões de portadores do autismo, conforme estimativas da ONU.Neste contexto, aponta a presidente da Associação de Amigos do Autista, AMA, Rita Brasil.


Estes e outros assuntos - como inclusão em escolas regulares, legislação nacional em defesa dos autistas, pesquisas e treinamento/formação de profissional especializado - estarão em destaque em diversos eventos, devido a passagem do Dia Mundial de Conscientização do Autismo (2 de abril), data estabelecida pelas Nações Unidas.


Serão atos simbólicos,de sensibilização da sociedade, ou de debates visando a discussão e proposição de soluções acerca dos principais desafios enfrentados por familiares, amigos e portadores da síndrome.


Há avanços, como por exemplo uma pesquisa desenvolvida por três cientistas brasileiros que buscam um remédio que pode trazer a cura desta síndrome e um cientista britânico que visa diagnóstica a doença por meio de uma ressonância magnética..


Na Bahia, o principal ato programado é um abraço simbólico ao Farol da Barra, no dia 2, às 10 horas.Na véspera, em mesmo horário, ocorre a sessão especial na Câmara Municipal, proposta pelo vereador Dr.Pitangueiras. Entidades como a Associação de Defesados Direitos da Pessoa Autista (Abraça) e Associação de Familiares e Amigos da Gente Autista (Afaga) realizam um encontro de mães no dia 4, no Instituto Pestalozzi.


No dia 1º, aproveitam a sessão na Câmara para promover um ato de conscientização/sensibilização na Praça Municipal.Com mais frequência, o autismo é diagnosticado por volta dos 3 anos de idade, mas os sintomas podem ser observados mais cedo. A AMA acompanha pacientes com 18 meses.


"Os sintomas podem ser observados até na fase bebê, na amamentação", frisa Rita Brasil. Segundo ela, quanto mais precoce a identificação, mais facilitada fica a matricula do paciente na escola regular, uma das mais importantes metas na inclusão do autista.


Tal atendimento fica mais difícil quando o paciente já está mais crescido, principalmente após os 17 anos. "O diagnóstico precoce do autismo pode significar o início de uma atenção especializada mais cedo, traduzida por uma integração social maior no futuro dessas crianças", atesta o Cora.


TGD.

A programação da semana de conscientização do autismo deve incluir a defesa do projeto elaborado pela Comissão de Direitos Humanos do Senado estabelecendo normas de atenção e proteção ao autista.Para a psicopedagoga e mãe de um autista, Mariene Martins Maciel dois fatos merecem ser comemorados: o fortalecimento do grupo de trabalho desenvolvido com os governos do estado e prefeitura e o atendimento especializado em Transtornos Globais do Desenvolvimentov (TGD), função assumida pelo Instituto Pestalozzi.


"Agora a gente pode formar profissionais com um olhar voltado para as especifidades dos TGD, incluindo o autismo. Antes era muito generalista", explicou. Mariene contou que em 2008 havia no Pestalozzi apenas sete casos diagnósticados como TGD.


Hoje, são mais de 140. O local trata inclusive pacientes com autismo associados a outras dificuldades, como portadores de deficiência visual e o mal de Prader Willy (cujo sintoma principal é a obesidade morbida). Já o grupo de trabalho, iniciado com órgãos da área de Saúde, conta atualmente com as secretarias de Educação e Assistência Social dos dois governos e, desde 2010, é integrado pelas universidades do Estado da Bahia (Uneb) e Federal da Bahia (Ufba).


"O GT debate as políticas públicas de assistência ao autista, principalmente treinamento e divulgação", conta. Outro importante avanço, principalmente para quem procura informações sobre a assistência ao autista, é a Revista Autismo, a primeira do gênero na América Latina e única no idioma português. A publicação é disponível na internet, pelo endereço www.revistaautismo.com.br.


DESMISTIFICAÇÃO.

De diagnóstico complexo, o autismo é definido como uma disfunção que afeta a capacidade motora, de comunicação e de relacionamento do ser humano. Cientistas brasileiros instalados em San Diego, na Califórnia (EUA), partiram dessa premissa para desenvolver um remédio que pode levar à cura da síndrome. Não no curto prazo, porque a droga testada por Allyson Muotri, Cassiano Carromeu e Carol Marcheto, se revelou muito tóxica.


Chefe do estudo, Allyson Muotri, desmistificou um dos estigmas que atrapalham a assistência ao autista: a crença de que ela acontece por algum erro no relacionamento emocional dos pais. "O estigma não deve existir mais. Não é culpa dos pais. Isso é um problema genético e a gente tem que trabalhar em cima disso".


A partir de células da pele de crianças autistas e sem o distúrbio, os pesquisadores descobriram que os núcleos celulares no primeiro grupoi eram maiores e as ramificações dos neurônios eram mais curtas.


Os pesquisadores recorreram a diversos remédios tentar equacionar este problema. Um deles funcionou, deixou o neurônio normal. "Se foi possível alterar uma célula, é possível alterar todos os neurônios do cérebro, dizem os pesquisadores".