segunda-feira, 28 de março de 2011

INSS REFORÇA SISTEMA PARA EVITAR FRAUDES...

FONTE: Maria Rocha, TRIBUNA DA BAHIA.

Os beneficiários do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) terão de provar que estão vivos. As instituições bancárias desde o dia 1° de março estão convocando os aposentados e pensionistas a fazerem o recadastramento e alteração de senha. Mas não precisa se apressar, só deve se dirigir a agência bancária para atualizar os dados quem realmente for convocado pelos bancos onde recebem o benefício.


O processo é anual e tem como objetivo principal impedir fraudes, pois conforme levantamento do Tribunal de Contas da União (TCU) foi identificado em 2010 o pagamento de R$ 1,7 bilhão de aposentadorias e pensões a pessoas já falecidas.


O recadastramento substitui o censo previdenciário e a resolução de n° 141 do INSS transfere para os bancos a responsabilidade de atualizar o cadastro dos segurados da Previdência, que há algum tempo vem trabalhando para tornar o processo de pagamento mais seguro.


Quem não tiver condições de comparecer aos bancos por questões de saúde, pode fazer a atualização dos dados através de um representante legal ou procurador, desde que este seja cadastrado no INSS.


Embora o processo seja uma medida de segurança, pois como já foi dito, a ideia é barrar ações fraudulentas, tem muito aposentado achando que o procedimento prova a incompetência de quem administra o sistema.


De acordo com eles, na era da Cibernética, o mais inteligente seria fazer o cruzamento de dados entre cartórios de Registro Civil, onde há o registro de nascimento, casamento e óbito e pode ainda promover o imediato cancelamento do benefício.


“Acho incômodo uma pessoa de 90 anos se deslocar até um banco pegar uma fila, mesmo que seja a preferencial, ela existe, para fazer o recadastramento”, reclama a aposentada Maria das Graças Santos.


De acordo com a Assessoria de Comunicação do INSS, não há um prazo específico para o término do recadastramento, portanto, poderá se estender até o final do semestre. A finalidade é que todos sejam atendidos.


Para realizar o recadastramento, o beneficiário deve se dirigir ao banco, munidos de cartão, documento com foto e comprovante de residência.


Todas as agências bancárias credenciadas junto ao INSS estão aptas a realizar o serviço de recadastramento. Os aposentados devem respeitar o calendário de pagamento para realizar a atualização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário