segunda-feira, 28 de março de 2011

DISCAR 5683 NO TELEFONE DEIXA VOCÊ MAIS AMOROSO...

FONTE: SUPER, TRIBUNA DA BAHIA.

Vai lá, faz o teste. Pega o telefone, tecla 5683 e espera um pouquinho. (…) E aí, deu vontade de abraçar a mamãe?Bem, se não, deveria ter dado.


A sacada é de cientistas da Universidade de Würzburg, na Alemanha, que resolveram aproveitar o duplo significado das teclas do telefone (elas estão associadas tanto a numerais quanto a letras, né?) para testar o quanto discar uma sequência de números pode, sem que a gente se dê conta, estimular emoções e nos fazer agir de alguma forma específica.


Durante o estudo, pressionar a sequência 5683 (que forma LOVE, “amor”) deixou mesmo os voluntários se sentindo mais amorosos – efeito que foi medido e comprovado em testes posteriores.


E isso mesmo sem as letras estarem escritas no teclado e sem os participantes estarem cientes da correspondência das teclas. Em outro momento, eles demonstraram preferência por números relacionados a palavras positivas (37326, DREAM, “sonho”, por exemplo), em comparação a números relacionados a palavras negativas (75463, SLIME, “lodo”, por exemplo).


Confirmando ainda mais o efeito, declararam mais simpatia por empresas cujos números de telefone formavam palavras relacionadas ao seu ramo de atuação (LOVE, “amor”, para uma agência de namoro; CORPSE, “defunto”, para uma funerária).


O princípio é aquele: tudo o que fazemos, qualquer ação, ativa alguma resposta do cérebro – resposta essa que, muitas vezes, não é aparente.


É o caso das emoções. E alguns de nós estão tão acostumados a usar as teclas numéricas para escrever mensagens que as palavras se formam naturalmente na cabeça enquanto discamos. E, aham, mexem com a gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário