FONTE: DO "NEW YORK TIMES" (www1.folha.uol.com.br).
É sempre um desafio se lembrar de uma nova senha para o computador quando a antiga expirou ou memorizar um novo número de telefone.
Isso ocorre porque o cérebro cria uma "competição" entre recordar os dados antigos e os novos que estão vinculados à mesma coisa, relatam pesquisadores de Yale e Stanford na última edição da revista "PNAS" ("Proceedings of the National Academy of Sciences").
Brice Kuhl, psicólogo da Universidade Yale, e colegas descobriram que, quando o cérebro está cheio de eventos similares, a dificuldade de se lembrar de apenas um deles é visível por meio de uma tecnologia de mapeamento cerebral --conhecida como imagem funcional por ressonância magnética.
No estudo, os pesquisadores distribuíram aos participantes palavras que podiam ser associadas, ao mesmo tempo, por rosto e por cena.
Quando executaram o mapeamento e pediram aos participantes que se lembrassem da associação que haviam visto mais recentemente, o sangue fluiu nas partes do cérebro que são acostumadas a recordar rostos e cenas.
"Estaciono na garagem do trabalho diariamente e a cada dia paro numa vaga diferente, dependendo da disponibilidade", diz Kuhl. "Muitas vezes, caminho para a vaga onde havia estacionado no dia anterior.
Não é como se eu tivesse esquecido completamente onde estacionei hoje; acontece que eu ainda me lembro da vaga de ontem."
Nenhum comentário:
Postar um comentário