sexta-feira, 25 de março de 2011

ESCURINHO NOS FAZ AGIR DESONESTAMENTE...

FONTE: Super, TRIBUNA DA BAHIA.

No escuro, todo mundo é malandro? É o que mostra o estudo Uma Boa Lâmpada é a Melhor Policial (!), feito por três pesquisadores das universidades de Toronto (Canadá) e da Carolina do Norte (EUA). Eles fizeram uma série de testes e constataram que ambientes com pouca luz nos incentivam a agir de forma desonesta, egoísta e interesseira. Por quê?
É que a penumbra deixa a gente com uma sensação psicológica de anonimato, de que estamos meio escondidos. Bem do tipo “ninguém está me vendo, então posso fazer o que quiser”.
E é escurinho de verdade, não precisa ser um breu total. Os caras identificaram esse quê de malandragem em dois cenários: quando os voluntários foram colocados em salas com algumas lâmpadas convenientemente “queimadas” (ou seja, ambientes só um pouco mais escuros do que o normal) e até quando, pasmem, usaram óculos escuros.
Em ambos, os participantes do “escuro” trapacearam, aumentaram a verdade e puxaram o tapete dos colegas em testes escritos e jogos em grupo (tudo em benefício próprio) mais do que os bem iluminados.
“A diminuição da luz não teve qualquer influência real sobre o anonimato. Mesmo assim, abriu caminho para comportamentos moralmente questionáveis”, afirma o estudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário