FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.
A Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) prorrogou avigência do convênio que assegura a manutenção das atividades do Centro deAtendimento a Vítimas de Violência (CEAV). O termo aditivo foi publicadona terça-feira (19) no Diário Oficial do Estado e vai vigorar até dezembrodeste ano.
O CEAV é um programa que integra o Sistema Nacional de Proteção a PessoasAmeaçadas e oferece acompanhamento psicossocial e jurídico à vítima deviolência, bem como aos seus familiares e dependentes. Inaugurado em 2009, o Centro é coordenado pela SJCDH e o Grupo Tortura Nunca Mais (GTNM) edesde sua instalação, na Rua General Labatut, nº. 26, Barris (próximo à Biblioteca Pública dos Barris), já atendeu a quase 200 pessoas, a maioriavítima de agressão – direta ou indiretamente – praticada por algumconhecido.
Um relatório divulgado pela SJCDH e o GTNM indica que em um ano e meio defuncionamento, o CEAV atendeu principalmente mulheres, negras ou pardas,com idade entre 20 e 65 anos. Nos 107 atendimentos prestados pelo Centroem 2010, os familiares são apontados como os principais agressores, representando 37,9% dos casos registrados. Entre os tipos de agressões, sedestacaram lesão corporal (37,7%), ameaça de morte (32,1%) e homicídio dealgum familiar (28,3%).
Nenhum comentário:
Postar um comentário